keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Projeto Escolha Certa orienta estudantes da rede estadual a terem uma alimentação saudável

Durante o segundo semestre deste ano, nutricionistas das empresas que fornecem as refeições escolares farão atividades no período de recreio para explicar a diferença dos vários grupos de alimentos e como os alunos podem equilibrar a alimentação incluindo opções mais saudáveis no cardápio.

Para que os estudantes da rede pública estadual de Santa Catarina possam fazer escolhas certas na hora de se alimentar, a Secretaria de Estado da Educação (SED), em parceria com as empresas Nutriplus e Risotolândia, desenvolve o projeto Escolha Certa, que orienta sobre a produção de diversos alimentos e ensina a diferenciar produtos in natura, processados e ultraprocessados. 

Para o diretor de Articulação com os Municípios da SED, Osmar Matiola, a ideia dos projetos é levar os hábitos para além da escola. “A cada ação voltada à alimentação buscamos incentivar o consumo de alimentos naturais e menos industrializados e que os estudantes levem os costumes para a família também”, enfatiza. 

Durante o segundo semestre deste ano, nutricionistas das empresas que fornecem as refeições escolares farão atividades no período de recreio para explicar a diferença dos vários grupos de alimentos e como os alunos podem equilibrar a alimentação incluindo opções mais saudáveis no cardápio.

“Nós entendemos que essa iniciativa é fundamental para as crianças e adolescentes em idade escolar, pois nessa fase de desenvolvimento eles precisam estar bem nutridos para brincar e estudar”, afirma a nutricionista Renata Maluly da Risotolândia, que atende 429 escolas do Estado. “Estudos comprovam que a alimentação interfere diretamente no processo cognitivo dos jovens, isso significa que ingerir mais vegetais, frutas, peixes, grãos e cereais proporciona melhor capacidade de aprendizagem”.

Geral

Semana começa com calor acima dos 40°C, mas frente fria deve amenizar temperaturas nos próximos dias

Uma nova onda de calor atinge Santa Catarina nesta semana. A Defesa Civil emitiu alerta neste domingo (23). As temperaturas que atingem marcas histórias há dias semanas podem ultrapassar os 40°C na quarta-feira (26). A […]

Geral

Musa das estradas pede orações após grave acidente

A catarinense Aline Fuchter, de 31 anos, sofreu um grave acidente no último dia 13

Geral

Média anual de raios deve subir de 77,8 para 100 milhões no Brasil

Em 2021, caíram 154 milhões de raios em território brasileiro. Em 2020 foram 126 milhões.

Geral

Cantora de SC que morreu em acidente no rio Grande do Sul é sepultada

O carro onde Karine estava foi atingido por um caminhão no Km 10 da ERS-407, em Xangri-lá

Geral

Ministra da Agricultura visitará Santa Catarina para avaliar os impactos da estiagem no meio rural

Na próxima semana, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o governador Carlos Moisés estarão em Chapecó para encontro com prefeitos e lideranças do agronegócio catarinense. A intenção é apresentar medidas de […]

Mais notícias

Mundo

Nova temporada de série da HBO tem nu masculino frontal e cena com beijo grego

Cena é fake segundo ator, mas imagem deu o que falar na internet

Animal

Família encontra cobra em cima de cadeira na sala de jantar

Uma cobra assustou uma família na cidade de Witmarsum, no Alto Vale do Itajaí. A serpente enorme apareceu na mesa de jantar da família e foi capturada pelo Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles. O animal […]