keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Primavera começou com previsão de pouca chuva e temperatura acima da média

Sexta-feira, 22, foi de intenso calor. No litoral, moradores e visitantes aproveitaram para ir a praia

O inverno de 2017 foi mais seco e quente do que o normal em Santa Catarina, dominado por frequentes bloqueios atmosféricos nos oceanos Pacífico e Atlântico, responsáveis por períodos prolongados sem chuva e estiagem no estado, sobretudo nos meses de julho e setembro. As frentes frias, principais sistemas meteorológicos causadores da chuva durante a estação, foram escassas e consequentemente também as massas de ar polar, resultando em temperaturas mais altas.

A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico nesta sexta-feira, 22, às 17h02, quando ocorre o equinócio de primavera no Hemisfério Sul, quando o dia e a noite têm a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites.

Nesta sexta, o tempo fica ensolarado e as temperaturas continuam altas em Santa Catarina. A máxima pode chegar a 33ºC no Extremo-Oeste. No restante do estado, varia entre 27ºC e 32º. O vento sopra de Noroeste, passando a Sudoeste no fim do dia. A intensidade é fraca a moderada, com rajadas. Há previsão de chegada de frente fria ao Litoral de Santa Catarina no sábado, 23, provocando chuva e amenizando o calor. 

Segundo a Epagri/Ciram, haverá aumento de nuvens e chuva, começando pelo Sul do estado ainda pela manhã e estendendo-se para Oeste no período da tarde. À noite, a condição é de chuva mal distribuída nas demais regiões.

Primavera pouco chuvosa

Em 2017, a primavera deve contrariar a climatologia, tratando-se de uma das estações mais chuvosas do ano, a previsão é de chuva abaixo do esperado e temperatura acima da média climatológica, ou seja, a continuidade do padrão seco e quente já observado no inverno,  com risco de queimadas. Outubro é o mês mais provável de ter chuva próxima à média, com chance de minimizar a situação de estiagem no estado.

Na primavera, são comuns os temporais com granizo e ventania e, por vezes, acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Essa condição pode ocorrer com menor frequência nos próximos meses, mas não deve ser descartada. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Temperatura

A previsão é de temperatura acima da média climatológica em SC no próximo trimestre. Especialmente na primeira quinzena de outubro ainda pode chegar ao estado uma ou outra massa de ar frio, com diminuição de temperatura e formação de geada fraca no Planalto Sul. Também são caraterísticas de inverno/primavera os nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade. 

Risco de ressaca e alagamento no Litoral de SC

Durante este fim de semana, retorna a condição de ressaca no Litoral de SC, devido à passagem de uma frente fria. Ondas com altura entre 1,5m e 2m, vindas de Leste, associadas ao empilhamento da água na costa causado pelo vento Sul podem provocar inundações costeiras nas áreas mais baixas da costa catarinense a partir da tarde de sábado, 23, até o início de segunda-feira, 25. Recomenda-se especial atenção para os horários de maré astronômica cheia, quando o nível do mar ficará ainda mais elevado, de acordo com a tabela abaixo:

Geral

Fotos: parto raro de bebê empelicado é registrado em Santa Catarina

O registro do momento foi compartilhado nas redes sociais da clínica e chamou a atenção dos internautas

Geral

Ação de limpeza nas praias recolhe 30 quilos de resíduos em Itapema

Após a separação identificou-se que 40 % do material coletado era de resíduos que podem ser reciclados

Geral

Tribunal de Contas determina que contrato do Samu em SC não seja prorrogado

decisão do conselheiro substituto Cleber Muniz Gavi é resultado de um processo de instrução instaurado para apurar supostas irregularidades no Samu

Geral

Governo de SC anuncia mais de R$ 700 milhões em investimentos para região Oeste

O chefe do Executivo estadual rodou por 12 cidades de médio e pequeno porte e destacou que os investimentos do Governo do Estado ocorrem independentemente do tamanho ou local do município

Geral

Um a cada cinco presos de SC não tem condenação

Dados da SAP apontam que o Estado tem 4,6 mil pessoas presas de forma provisória

Mais notícias

Cidades

Trânsito no Morro de Zimbros será interrompido nesta terça-feira (27)

O Governo do Município de Porto Belo, por meio do Departamento de Trânsito da cidade, informa que nesta terça-feira (27), o trânsito no Morro de Zimbros estará interrompido para que seja realizada mais uma parte […]

Segurança

Caminhoneiro morre esmagado por carga após entrar em área de escape na BR-376

O motorista morreu no local. Antes da chegada do socorro, motoristas que passavam pela região tentaram auxiliar a vítima