keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura de Camboriú promove exposição sobre a evolução do som e da imagem

Peças raras poderão ser visitadas gratuitamente a partir dessa quarta-feira, dia 10, e até o dia 31 de janeiro no auditório do Paço Municipal

A partir dessa quarta-feira, dia 10, o auditório Ulisses Guimarães – no prédio da Prefeitura de Camboriú – irá sediar a exposição “História do som e da imagem”. Organizada pela Fundação Cultural do município, a exposição reúne mais de cem peças que traçam a evolução do som e da imagem nos últimos séculos, como discos de carvão e metal, vitrolas, câmeras fotográficas, fonográficas e audiovisuais variadas. O horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, até o dia 31 de janeiro. 
 
O prefeito Elcio Rogério Kuhnen acredita que, além de valorizar o acervo do musicista que está emprestando as peças para a exposição, a mostra gratuita e aberta ao público torna acessível o conhecimento sobre a evolução da história do som e da imagem. Segundo ele, por serem raras, as peças dificilmente poderiam ser conferidas pessoalmente pela maior parte da população.
 
“É uma satisfação poder mostrar para a população, numa época também de turismo, a evolução dessa história. Nosso município ainda não possui museus, mas é muito rico em cultura. Essa exposição é uma iniciativa para compartilhar a história do som e da imagem e proporcionar novas experiências de aprendizado para os visitantes, que esperamos que sejam muitos. O acervo é muito bem preservado, e quem aproveitar essa oportunidade poderá se emocionar com o conteúdo da exposição”, comenta Elcio.
 
Dentre os itens que fazem parte da exposição, está um fonógrafo, inventado por Thomas Edison, de 1888; um gramofone de 1900; uma câmera fotográfica de grande formato com negativos de vidro de mais de 150 anos; a menor câmera fotográfica com filme de rolo do mundo, usada durante a segunda guerra mundial nas décadas de 30 e 40; caixa de som mecânico com disco de metal com mais de 200 anos; filmadoras de corda; filmadoras automáticas de rolo de filme; fotografias, móveis e outros objetos variados. 

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Trânsito

Jogo Avaí x Santos congestiona trânsito no Sul da Ilha de SC

Via Expressa Sul teve congestionamentos na noite desta sexta-feira (26)

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos