keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Prefeitura de Camboriú promove exposição sobre a evolução do som e da imagem

Peças raras poderão ser visitadas gratuitamente a partir dessa quarta-feira, dia 10, e até o dia 31 de janeiro no auditório do Paço Municipal

A partir dessa quarta-feira, dia 10, o auditório Ulisses Guimarães – no prédio da Prefeitura de Camboriú – irá sediar a exposição “História do som e da imagem”. Organizada pela Fundação Cultural do município, a exposição reúne mais de cem peças que traçam a evolução do som e da imagem nos últimos séculos, como discos de carvão e metal, vitrolas, câmeras fotográficas, fonográficas e audiovisuais variadas. O horário de visitação será de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas, até o dia 31 de janeiro. 
 
O prefeito Elcio Rogério Kuhnen acredita que, além de valorizar o acervo do musicista que está emprestando as peças para a exposição, a mostra gratuita e aberta ao público torna acessível o conhecimento sobre a evolução da história do som e da imagem. Segundo ele, por serem raras, as peças dificilmente poderiam ser conferidas pessoalmente pela maior parte da população.
 
“É uma satisfação poder mostrar para a população, numa época também de turismo, a evolução dessa história. Nosso município ainda não possui museus, mas é muito rico em cultura. Essa exposição é uma iniciativa para compartilhar a história do som e da imagem e proporcionar novas experiências de aprendizado para os visitantes, que esperamos que sejam muitos. O acervo é muito bem preservado, e quem aproveitar essa oportunidade poderá se emocionar com o conteúdo da exposição”, comenta Elcio.
 
Dentre os itens que fazem parte da exposição, está um fonógrafo, inventado por Thomas Edison, de 1888; um gramofone de 1900; uma câmera fotográfica de grande formato com negativos de vidro de mais de 150 anos; a menor câmera fotográfica com filme de rolo do mundo, usada durante a segunda guerra mundial nas décadas de 30 e 40; caixa de som mecânico com disco de metal com mais de 200 anos; filmadoras de corda; filmadoras automáticas de rolo de filme; fotografias, móveis e outros objetos variados. 

 

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Vigilantes de trânsito e PM realizam operação contra transporte clandestino em Navegantes

O secretário da pasta, Joziel José Pereira, explica que constantemente, chegam denúncias no setor, relatando esse tipo de situação e que por isso, a Navetran e Polícia Militar trabalham para combater o problema

Cidades

Navegantes lança revista anual de transparência dos atos públicos

O periódico será lançado uma vez ao ano, sempre com dados do ano anterior

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Cães e gatos ficam órfãos após morte de protetora em SC

Cidade está mobilizada para ajudar na adoção dos animais

Mais notícias

Cultura e Lazer

Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí

Confira a programação da 1ª Virada Afro-Cultural de Itajaí

Brasil

Presidente Bolsonaro sanciona MP que torna Auxílio Brasil de R$ 400 permanente

Desembolso anual do governo deve chegar a R$ 90 bilhões