keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Pesquisa de preço dos pescados para a Semana Santa é realizada pelo Procon de Itajaí

A pesquisa analisou o preço por unidade de medida (quilo) de 12 tipos de pescados

Procon de Itajai realiza pesquisa de preco dos pescados para a Semana Santa 143829 Visor Notícias
Foto: Prefeitura de Itajaí/ Divulgação

A Procuradoria de Defesa do Consumidor de Itajaí (Procon) realizou, na segunda-feira (25), a pesquisa de preço dos pescados para a Semana Santa. Em comparação ao ano anterior, houve um aumento de 2% no somatório médio dos valores praticados.

Conforme a análise dos preços individuais na data da pesquisa, o salmão foi o pescado que apresentou maior queda no preço em relação a 2023 (-12,76%), seguido da lula (-11,88%) e da pescada (-8,34%). Já a tradicional sardinha, também conhecida como charuto, apresentou a maior alta (+30,04%) na comparação com o ano passado. Na sequência aparecem a anchova (+27,56%) e o congrio (+20,87%).

Apesar do aumento, o charuto/sardinha foi o pescado mais barato da pesquisa, seguido da corvina e da lula. Já o congrio foi o produto mais caro encontrado dentro da categoria. Em seguida, aparecem o salmão e o camarão.

A pesquisa analisou o preço por unidade de medida (quilo) de 12 tipos de pescados. Foram selecionados sempre os produtos de menor valor, sem levar em consideração a sua espécie ou a forma de apresentação (congelado, fresco, com ou sem casca, limpo ou sujo, inteiro, em posta ou filé). Os tipos de pescados pesquisados foram: charuto, corvina, salmão, congrio, anchova, linguado, camarão, lula, meca, pescada, abrótea e dourado.

Orientações do Procon

Além da pesquisa, o Procon orienta os estabelecimento acerca das normas de defesa do consumidor. O órgão ressalta a importância de informar de maneira clara e ostensiva a espécie do pescado e seu preço por quilo. Ainda reforça a necessidade de realizar a pesagem do produto na presença dos consumidores.

Diante da variedade de espécies dos produtos relacionados, o Procon ressalta a importância da pesquisa para que o consumidor obtenha o produto desejado com o melhor valor para o seu orçamento.

Dúvidas e reclamações podem ser realizadas pelos telefones 151 e (47) 3349-6147, ou ainda por meio do e-mail [email protected]. O órgão fica localizado na avenida Joca Brandão, nº 655, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Gigante têxtil de SC divulga novo posicionamento de marca e presenteia colaboradores

Com 141 anos de história, a empresa visa renovar a conexão com os lares dos consumidores

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)