keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Obra do reservatório de água de Balneário Piçarras está mais de 75% concluída

Construção que irá abastecer bairro Itacolomi está dentro do prazo para finalização

A região norte de Balneário Piçarras já está próxima de receber seu reservatório de água. A construção já passa dos 75% do andamento e após a conclusão, 500 mil litros de água ficarão reservados no Bairro Itacolomi, amenizando os efeitos da escassez durante a temporada de verão em todo o município.

A construção se encontra com 77% das obras concluídas, segundo a Secretária de Planejamento, “a obra está em andamento e houve medição recente, dando o parecer que o nível de trabalho está de acordo com o tempo de entrega do reservatório”, frisou a Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Deisy Cristine da Silva Martins.

A obra se iniciou com a execução de um reservatório para dois milhões de litros de água semienterrado, localizado anexo à Estação de Tratamento de Água (ETA), passando pela implantação de adutora de ferro fundido de aproximadamente 3,3 quilômetros. A tubulação e a construção de subestação de energia elétrica na ETA foram necessárias para o bombeamento da água até o reservatório. A obra é fiscalizada por um profissional da engenharia civil.

“O reservatório atual está no extremo sul (em Penha), abastecendo de montante para jusante, ou seja, Balneário Piçarras que produz a água, recebe por último e, com o reservatório elevado construído ao norte (Bairro Itacolomi), você pressuriza a rede de traz para frente (jusante para montante) e equilibra o sistema”, explicou o responsável pelo gerenciamento e fiscalização da obra, Josué Dagoberto Ferreira.

O recurso para a construção é de R$ 5.326.881,90, provenientes da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). “O desenvolvimento da nossa cidade passa por melhorias nos serviços básicos. O reservatório garante que a população do Bairro Itacolomi e de toda Balneário Piçarras seja melhor atendida no abastecimento de água, principalmente, em época de alta temporada, que é quando o consumo aumenta significativamente”, enfatizou o prefeito, Leonel Martins.

Entraves administrativos

O projeto é de 2012, porém entraves administrativos causaram a morosidade do processo, mas que já estão solucionados, segundo o responsável pela fiscalização. “A obra está com todas as pendências equacionadas. As obras foram retomadas e com previsão de conclusão até o fim desse ano. Vai ser interligada ao sistema existente”, frisou Josué.

“Houve uma morosidade na questão administrativa do processo em decorrência de exigências da Celesc para que se fosse feito uma subestação única. A Celesc não aceita mais que tenham duas entradas de energia elétrica para o mesmo usuário. Tivemos que fazer uma subestação transformadora para atender a capacidade total da ETA e do reservatório. Essa alteração demandou uma tramitação morosa dentro da Celesc e dentro da Funasa”, explanou.

Entretanto, para o Engenheiro Josué, a solicitação da Celesc foi pertinente “Por outro lado, o sistema atual estava obsoleto, e o fato de a Celesc exigir uma nova estação foi uma medida de segurança, garantia e vida útil ao sistema, então, o sistema saiu beneficiado e a cidade beneficiada com a alteração”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)