keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Novo reitor da Univali será empossado nesta terça-feira

Valdir Cechinel Filho substitui o professor e advogado Mário Cesar dos Santos, que comandava a Instituição desde 2010

Na terça-feira, 27, às 19 horas, no Teatro Adelaide Konder, no Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí, será realizada a cerimônia de posse do professor Valdir Cechinel Filho, para o cargo de presidente da Fundação e reitor da Univali para o quadriênio 2018-2022. Ele substitui o professor e advogado Mário Cesar dos Santos, que comanda a Instituição desde 2010. A cerimônia será transmitida, ao vivo, pela TV Univali e pelo www.youtube.com/univalivideos.

Valdir Cechinel Filho é natural de Urussanga, no Sul de Santa Catarina, casado com Lenita Ceccone Cechinel e é pai de duas filhas: Camile e Milene. Ele é mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Univali durante 12 anos e, desde, 2014 ocupa o cargo de vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura na Instituição, além de ser pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamericana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiadas pelo CYTED e CNPq, envolvendo 16 países e 40 Grupos de Pesquisa.

Atua como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados e é autor de 35 livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de 11 depósitos de patentes nacionais e internacionais.

Participa, ainda, ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas. Sua intensa atuação na ciência e tecnologia permitiu que recebesse da Fapesc, em 2012, o Prêmio Caspar Stemmer de Inovação, na categoria Protagonista de Inovação.

Também foi indicado, em 2013, como finalista do Prêmio Santander-Guia do estudante, pelo projeto desenvolvido em parceria com a Indústria Farmacêutica Eurofarma e, em 2015, foi indicado como finalista na categoria Ciência e Inovação, com o projeto intitulado “Busca de novos e efetivos agentes anticâncer a partir da biodiversidade brasileira”.

Com a posse, Cechinel assume o comando da 37ª maior organização do Estado e 3ª melhor grande empresa para trabalhar em SC, segundo a Revista Amanhã. A instituição de ensino é, também, apontada como a mais sustentável da região Sul, segundo o UI GreenMetric World University Ranking 2017, e melhor universidade não-estatal de Santa Catarina segundo o Ministério da Educação (MEC), Ranking Universitário da Folha de S. Paulo (RUF) e Guia do Estudante da Editora Abril, que classifica 44 de seus cursos de graduação entre os melhores do País.

Cidades

Porto Belo realiza mutirão de ultrassonografias

Mais de 50 pacientes participaram deste mutirão, que teve como objetivo diminuir a fila de espera para estes tipos de exames

Cidades

Sobem os preços da Cesta Básica em Itajaí

Procon sugere aos consumidores pesquisar os preços antes da compra dos produtos essenciais

Cidades

Vídeo: Trabalhadores fazem protesto contra lockdown em Balneário Camboriú

Na tarde desta quarta-feira (03), trabalhadores de bares, restaurantes e casas noturnas fizeram uma manifestação na marginal da BR-101 na cidade de Balneário Camboriú. O grupo usou palavras de ordem contra o lockdown decretado pelo […]

Cidades

Guias do IPTU 2021 parcelado já estão disponíveis em Itapema

O vencimento da primeira parcela é no dia 22 de março

Cidades

Porto Belo apresenta projeto da pavimentação do Morro de Zimbros

O Governo Municipal já está com o valor necessário para a execução da obra em caixa e o projeto foi desenvolvido através da Amfri

Mais notícias

Geral

Desenvolvimento Social entrega seis câmaras frias para agricultura familiar no Oeste

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social entregou seis câmaras frias para a agricultura familiar para Chapecó, Pinhalzinho, Bom Retiro, Lages, Canelinha e Xanxerê – uma para cada município. Os equipamentos são para modernizar as […]

Geral

Brasil é o país com maior número de vítimas de roubo de dados na internet

O percentual de usuários brasileiros que tentou abrir pelo menos uma vez links enviados para roubar dados representa 19,9%