keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mutirão de cirurgias no Hospital Marieta visa reduzir filas no Sistema Único de Saúde

Mobilização contempla diversas áreas da saúde, entre cirurgia geral, ginecologia e urologia

 

 

Para atender cerca de 250 pessoas que esperam na fila de procedimentos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Marieta está realizando um mutirão de cirurgias de diferentes especialidades. As operações vão até o dia 15 de dezembro e contemplam pacientes de cirurgia geral, oftalmologia, ginecologia, ortopedia, urologia e cirurgia de cabeça e pescoço. A mobilização é de extrema importância para a comunidade e agilizará processos de pacientes que já aguardam na fila de espera do SUS.

“Esta é uma verba do Governo Federal para desafogar as filas. São geralmente procedimentos de rápida recuperação, que são agendados depois de o paciente passar por avaliações, consultas e exames pré-operatórios e anestesia. Tudo agendado pela Secretaria de Saúde de Itajaí”, explica a diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mercia Lemes. A intenção é desafogar o tempo de espera do paciente pela cirurgia, evitando mais transtornos à população.

Passados todos estes processos, os atendimentos aos pacientes se concentram em um único dia, geralmente finais de semana ou à noite, que é quando as salas de cirurgia têm maior tempo desocupado. “Chegamos a fazer 60 cirurgias por dia de mutirão, nesta logística específica para estes casos de grande escala”, explica o diretor administrativo, Nivaldo Cunha.

Cada especialidade médica tem sua própria particularidade de atendimento e tudo é coordenado pela Secretaria de Saúde, cabendo ao Hospital Marieta apenas o recebimento dos pacientes para as cirurgias. Em sua maioria são procedimentos simples e de rápida recuperação.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itajaí se mobiliza para enfrentar semana de frio intenso

Ativação de abrigo de inverno nesta terça-feira (17) e intensificação de abordagens sociais são algumas das ações planejadas para acolher população vulnerável

Cidades

Balneário Piçarras ativa abrigo de inverno para moradores em situação de rua

Secretaria de Assistência Social realizará trabalho de campo para localizar os moradores de rua

Cidades

Cães e gatos ficam órfãos após morte de protetora em SC

Cidade está mobilizada para ajudar na adoção dos animais

Cidades

São José promove Semana da Enfermagem na próxima segunda-feira

Dia Mundial do Enfermeiro e da Enfermagem é celebrado nesta quinta (12) e município tem a prática de investir na capacitação aos profissionais da área

Cidades

Concurso vai eleger melhores projetos ambientais da rede municipal de ensino de São José

Secretaria de Educação de São José lançou o Concurso Dia do Desafio do Meio Ambiente para motivar a comunidade escolar

Mais notícias

Segurança

Malandro rouba portão de creche e é preso pela polícia em Itajaí

O rapaz disse para a policia que tinha onde vender o produto do furto. Veja o vídeo do Visor Manhã

Segurança

Operação da Polícia Civil apreende drogas, armas e realiza prisões em SC

A ação contou com o apoio do Núcleo de Operações com Cães (NOC/PCSC) de Itajaí. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão