keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Museu do Louvre é fechado após ameaça de bomba

Cerca de 15 mil visitantes foram evacuados após instituição receber ameaça por escrito

Museu Visor Notícias
Foto: Divulgação/Museu Louvre

Em um cenário já conturbado pelas tensões entre Israel e o Hamas, além das desavenças entre Ucrânia e Rússia, Paris enfrentou um momento de alerta máximo neste sábado (14). O renomado Museu do Louvre foi evacuado às pressas devido a uma ameaça de ataque terrorista.

Segundo informações da imprensa local, a decisão de evacuar surgiu após a instituição receber uma mensagem escrita alertando sobre a presença de uma bomba. Esta ameaça levou à rápida evacuação de aproximadamente 15 mil visitantes. Em comunicado divulgado em suas redes sociais, o museu informou: “Por questões de segurança, o museu do Louvre fecha suas portas hoje, sábado, 14 de outubro. As pessoas que marcaram uma visita hoje serão reembolsadas”.

Famoso mundialmente, o Museu do Louvre é a casa de obras-primas inestimáveis e atraiu, somente em 2022, quase 8 milhões de turistas, consolidando-se como um dos destinos mais visitados em todo o mundo.

No mesmo dia da ameaça, a presidência francesa declarou que intensificará sua presença militar no território, deslocando até 7.000 soldados da operação Sentinelle até a próxima segunda-feira (16). Esta medida visa a aumentar a segurança, dada a sequência de ataques jihadistas no país desde 2012, que somam 272 mortes e cerca de 1.200 feridos, com ênfase nos anos de 2015 e 2016.

Esta evacuação surge em um contexto já delicado, uma vez que, na sexta-feira (13), o país ficou em choque com o assassinato de um professor por um aluno checheno, caso que está sendo investigado como um possível ataque terrorista islâmico. A polícia deteve outras oito pessoas relacionadas ao incidente, incluindo familiares e conhecidos do acusado.

Em um cenário mais amplo, o acirramento do conflito entre Israel e Palestina preocupa especialistas brasileiros. Lia Valls, economista e especialista em comércio exterior, mencionou em entrevista que o Brasil pode ser indiretamente afetado, pois as mudanças geopolíticas e possíveis sanções na região podem comprometer as exportações do país.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Estudo diz que Oceano Atlântico vai desaparecer e formar um “supercontinente”

Formado há 150 milhões de anos pela separação dos continentes África e Europa, o Atlântico está destinado a fechar novamente

Mundo

Ex-Miss Venezuela morre aos 24 anos após cirurgia na boca

Procedimento visava à remoção de um caroço no lábio superior

Mundo

VÍDEO: Ataque com faca em shopping da Austrália deixa ao menos 7 mortos

Tragédia iniciou quando um homem armado atacou frequentadores de um shopping

Mais notícias

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)