keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Modelo de hiperverticalização de Balneário Camboriú inspira outras cidades do país

Outorga onerosa atrai interesse nacional e redefine ocupação urbana

Rare Disease Day 2024 01 21T113604.945 Visor Notícias
Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Reprodução

A hiperverticalização de Balneário Camboriú, conhecida por abrigar alguns dos edifícios residenciais mais altos da América Latina, está servindo como modelo para o redesenho de outras cidades no Brasil. A prefeitura e o setor da construção civil têm recebido consultas de municípios interessados no sistema de outorga onerosa, que permite a construção de arranha-céus em troca de investimentos em infraestrutura urbana. A informação é da colunista Dagmara Spautz, do NSC Total.

O interesse vem de todas as regiões do país, com destaque recente para cidades do Nordeste que compartilham características com Balneário Camboriú, como terrenos altamente valorizados e a necessidade de melhorias urbanas.

O secretário de Planejamento e ex-prefeito Rubens Spernau, um engenheiro experiente, observa que cidades como São Paulo e Curitiba foram pioneiras em operações urbanas, liberando gabaritos em troca de recursos para infraestrutura. Ele afirma que a outorga onerosa tem sido essencial para o desenvolvimento urbano de Balneário Camboriú.

“Hoje, nossa infraestrutura urbana está alicerçada nas outorgas. Isso faz uma diferença enorme para encarar grandes desafios. O valor da terra é muito alto, e qualquer intervenção urbana tem um custo elevado, especialmente ligado à mobilidade. A venda de outorgas, respaldada pela legislação, é fundamental para enfrentar esses desafios,” explicou Spernau.

A engenheira civil Stephane Domeneguini, da FG Empreendimentos, destaca que o modelo de verticalização é mais eficiente e democrático no uso dos recursos públicos, mas reforça que a cidade precisa ser planejada para isso.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Dagmara Spautz/NSC Total

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Empresa apresenta grua de 32 metros e elevador que sobe 30% mais rápido na obra

Uma das novidades é o elevador de cremalheira, que tem um sistema inteligente de velocidade. Ele sobe até 30% mais rápido até o topo da obra

Mercado Imobiliário

Casas de ‘isopor’ são alternativas de obras rápidas com custo baixo em SC

Esse modelo construtivo, além de ser econômico, oferece conforto acústico e térmico

Mercado Imobiliário

Obras de infraestrutura e novos empreendimentos impulsionam mercado imobiliário de Porto Belo

Entre 2021 e 2023, o valor médio do metro quadrado da cidade valorizou mais de 70%

Mercado Imobiliário

Empreendimento em Porto Belo alcança VGV de R$ 350 milhões em 90 dias

Nos três primeiros meses de lançamento, o Lagom Perequê vendeu 81% das unidades disponíveis. Sucesso levou a antecipação da abertura de vendas de uma torre

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)