keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Ministério Público aponta inconstitucionalidade em projeto que regulamenta mineração em terras indígenas

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasíslia

Vinícius Mendonça/Ibama

Alertas ignorados

O presidente da Câmara, Athur Lira (PP-AL), e deputados governistas ignoram os alertas do Ministério Público que apontam inconstitucionalidade do projeto (PL 191/2020) que regulamenta a mineração em terras indígenas. Logo após a proposta ter sido enviada ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2020, chegou ao gabinete de Lira uma nota técnica da Câmara de Populações Indígenas do MPF recomendando rejeição do texto. Lira e Bolsonaro articulam a aprovação do projeto sob alegação de possível escassez de fertilizantes causada pela guerra na Ucrânia.

Princípio  

“O projeto apresentado pelo governo federal é ‘flagrantemente inconstitucional’, uma vez que viola o princípio da hierarquia das normas jurídicas”, sublinha o MP.

Interesses 

Em outra manifestação encaminhada a Lira e aos deputados, também ignorada, procuradores dizem que o projeto atende aos interesses de grandes grupos econômicos.

Renúncia anunciada 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirma nos próximos dias que não disputará a presidência da República. Só está em dúvida sobre a forma do anúncio. Avalia uma coletiva de imprensa no Senado ou declaração em evento em Minas Gerais.

Destituído

Em mais um capítulo da autofagia do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), a 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) destituiu o presidente e fundador do partido, Eurípedes Júnior.

Unânime

Eurípedes enfrenta uma série de denúncias e processos na Justiça, suspeito de corrupção e lavagem de dinheiro O novo presidente, Marcus Vinícius de Holanda, foi reconhecido por decisão unânime pelos desembargadores Diaulas Ribeiro, Robson Teixeira e Arquibaldo Carneiro.

Ficha Limpa

Um dos idealizadores da Lei Ficha Limpa, o advogado Márlon Reis condena a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal (STF) flexibilizar o período que um condenado pela Justiça deve ficar inelegível.

Agressão  

À Coluna, o ex-juiz afirma que “o desconto do prazo, tal como está sendo defendido pelo PDT, é uma agressão a essa importante conquista da sociedade brasileira”. O STF analisa hoje ação do PDT que defende que o prazo de inelegibilidade não pode superar oito anos, contados a partir do trânsito em julgado ou de decisão colegiada.

Apagão logístico 

Enquanto os projetos ferroviários da região Centro-Oeste avançam via iniciativas estaduais e autorizações federais, Bahia e Minas Gerais caminham para um “apagão” na infraestrutura. Tudo porque a VLI, que tem a Vale como principal acionista, está em processo de renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) sem dar sinais de que possa vir a haver planos de investimentos nesses dois estados.

Vistas grossas

Em ano de eleição, o Governo Federal vem fazendo vistas grossas a essa questão, preferindo favorecer colégios eleitorais ligados à bancada ruralista. Não à toa, políticos mineiros e baianos andam indignados com a destinação da outorga da renovação, que deveria ser investido nos estados cortados pela ferrovia. Outro ponto contra é o custo alto do modal ferroviário, que deveria ser mais competitivo.

Queda 

A produção de veículos teve queda de 15,8% em fevereiro na comparação com o mesmo mês de 2021. As vendas de veículos novos também sofreram retração de 22,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os dados são da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Caetanear

O cantor e compositor Caetano Veloso lidera hoje, em Brasília, o Ato pela Terra contra o Pacote da Destruição, em frente ao Congresso Nacional. Além dele, confirmaram presença Emicida, Criolo, Maria Gadú, Seu Jorge, Bela Gil, Malu Mader, Lázaro Ramos, Nando Reis, Bruno Gagliasso e outros artistas.

Fonte: Visor Notícias

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Jorginho Mello participa de evento de filiação em Itapema e faz entrega de emenda em Navegantes

Jorginho conversou com apoiadores e destinou uma emenda de R$ 400 mil para auxílio a assistência social do município de Navegantes

Política

Vereador quer que FAACI inclua pagamento de ração para animais como forma de compensação ambiental

O Projeto de Lei já foi lido na Sessão e agora segue o trâmite pelas comissões legislativas

Política

Lula deve visitar Santa Catarina nos próximo dias para longa agenda

Ainda não há data definida para a agenda, que pode ocorrer no final de semana de 21 de maio ou na semana seguinte

Mais notícias

Geral

Explosão faz chuva de pedras atingir carros na BR-101 – veja o vídeo

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas e diversos carros foram atingidos por uma chuva de pedras sobre a BR-101.

Geral

Estado já registrou ventos de 75km/h: Defesa Civil monitora tempestade Yakecan

De acordo com a Defesa Civil, até a noite de quarta-feira, 18, o sistema pode se intensificar e ganhar características de Tempestade Tropical, trazendo ventos sustentados, que são contínuos, de 75 km/h.