keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Médicos reimplantam mão de morador de SC que foi decepada durante briga

A equipe médica do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, conseguiu reimplantar a mão em um homem de 39 anos. A cirurgia durou mais de seis horas. A vítima procurou a unidade após ter a mão […]

reimplante mao blumenau 768x579 1 Visor Notícias
Foto: Hospital Santo Antonio/Divulgação

A equipe médica do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, conseguiu reimplantar a mão em um homem de 39 anos. A cirurgia durou mais de seis horas. A vítima procurou a unidade após ter a mão decepada em uma briga no dia 16 de outubro, em uma tentativa de homicídio, registrada no bairro Itoupava Central.

Entre o primeiro atendimento e o procedimento médico no centro cirúrgico foram apenas duas horas. Os cirurgiões especialistas em mãos Filipe Pimont Berndt e Gustavo Schweigert, acompanhados por uma equipe formada por anestesista, cirurgião, residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalharam para reimplantar a mão do paciente.

O cirurgião Filipe Pimont Berndt explica que a cirurgia foi altamente complexa. Precisaram ser recuperadas duas artérias, cinco veias, 24 tendões, três nervos e os ossos. “A agilidade de como ocorreu o atendimento até o paciente ser levado ao centro cirúrgico foi imprescindível para a mão ser reimplantada com ótima perfusão”, avalia. O paciente, que teve a identidade preservada, falou da importância de saber como proceder nesses casos para garantir que o membro amputado pudesse ser reimplantado.

“Sempre gostei de ver séries sobre hospitais e quando ocorreu eu tive muita cautela, não entrei em desespero. Literalmente, posso dizer que eu salvei meu próprio membro para fazer o reimplante, pois quando todos da minha família estavam desesperados, eu consegui ter discernimento para colocar em uma sacola e depois colocar no gelo. É importante que a população saiba como agir caso ocorra com alguém próximo a você”, diz.

O caso segue em investigação na Polícia Civil, que até já conseguiu identificar os autores dos golpes. No dia 19 de outubro, o homem apontado como um dos autores se apresentou na DIC (Divisão de Investigação Criminal).

Segundo a polícia, o suspeito confessou o crime e apontou como os fatos ocorreram. Segundo a versão do autor, ele cometeu o crime em um momento de raiva por conta de ciúmes de situações do passado entre sua esposa e a vítima.

O homem informou ainda que não tinha a intenção de tirar a vida da vítima, porém estava fora de si no momento das agressões. O autor é um homem de 30 anos, também mora no bairro Itoupava Central e não possui passagens anteriores pela polícia.

Informação e experiência garantem recuperação

De acordo com o Hospital Santo Antônio, este caso já é o quinto reimplante de mão a partir do punho realizado na unidade de saúde. Os outros procedimentos foram feitos em 2019, 2017, 2014 e 2011. “Um reimplante deste tipo é considerado raro, pois são diversos fatores que levam a ter uma possibilidade de reimplante bem-sucedido.” complementa o cirurgião Filipe Pimont Berndt. O médico também destaca a importância de saber como proceder em um caso de amputação acidental de membros. Ele explica que é necessário conservar o órgão atingido para garantir o sucesso do reimplante.

 “Se você testemunhar esse tipo de acidente, em que uma pessoa sofre a amputação de um membro, o primeiro passo é tentar acalmar a vítima. Depois pegue o membro amputado e enrole em um pano úmido, de preferência com soro fisiológico, e coloque dentro de um saco plástico. Após esse procedimento, colocar em um recipiente (isopor ou caixa térmica) com gelo. Importante ressaltar que não se deve deixar o membro em contato direto com o gelo, pois caso isso ocorra, poderá haver queimadura térmica, ocasionando a impossibilidade de reimplante”, esclarece.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País

Geral

Mãe de menina autista ameaça trabalhadora em cinema por não vender pipoca via pix

Estabelecimento fica em Tubarão, no Litoral de Santa Catarina

Geral

Caldo de tilápia de 2.500 litros será servido em festa no Sul de SC

Sopa será feita em panela de quase 12 toneladas e servida com ajuda de retroescavadeira

Geral

Caminhonete é flagrada transportando um cabrito amarrado sob um porco

De acordo com a legislação, animais desse porte devem ser transportados em Veículos de Transporte de Animais Vivos (VTAV)

Mais notícias

Segurança

Suspeito de matar jovem em conveniência de Joinville é preso com arma do crime

O homem de 23 anos, chegou no local atirando contra um grupo de jovens com o intuito de matar Josias, de 21 anos

Segurança

Carreta tomba e motorista fica preso às ferragens em Palhoça

O incidente, que aconteceu às 02h39 desta sexta-feira (26)