keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Médicos reimplantam mão de morador de SC que foi decepada durante briga

A equipe médica do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, conseguiu reimplantar a mão em um homem de 39 anos. A cirurgia durou mais de seis horas. A vítima procurou a unidade após ter a mão […]

X
Foto: Hospital Santo Antonio/Divulgação

A equipe médica do Hospital Santo Antônio, em Blumenau, conseguiu reimplantar a mão em um homem de 39 anos. A cirurgia durou mais de seis horas. A vítima procurou a unidade após ter a mão decepada em uma briga no dia 16 de outubro, em uma tentativa de homicídio, registrada no bairro Itoupava Central.

Entre o primeiro atendimento e o procedimento médico no centro cirúrgico foram apenas duas horas. Os cirurgiões especialistas em mãos Filipe Pimont Berndt e Gustavo Schweigert, acompanhados por uma equipe formada por anestesista, cirurgião, residentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem trabalharam para reimplantar a mão do paciente.

O cirurgião Filipe Pimont Berndt explica que a cirurgia foi altamente complexa. Precisaram ser recuperadas duas artérias, cinco veias, 24 tendões, três nervos e os ossos. “A agilidade de como ocorreu o atendimento até o paciente ser levado ao centro cirúrgico foi imprescindível para a mão ser reimplantada com ótima perfusão”, avalia. O paciente, que teve a identidade preservada, falou da importância de saber como proceder nesses casos para garantir que o membro amputado pudesse ser reimplantado.

“Sempre gostei de ver séries sobre hospitais e quando ocorreu eu tive muita cautela, não entrei em desespero. Literalmente, posso dizer que eu salvei meu próprio membro para fazer o reimplante, pois quando todos da minha família estavam desesperados, eu consegui ter discernimento para colocar em uma sacola e depois colocar no gelo. É importante que a população saiba como agir caso ocorra com alguém próximo a você”, diz.

O caso segue em investigação na Polícia Civil, que até já conseguiu identificar os autores dos golpes. No dia 19 de outubro, o homem apontado como um dos autores se apresentou na DIC (Divisão de Investigação Criminal).

Segundo a polícia, o suspeito confessou o crime e apontou como os fatos ocorreram. Segundo a versão do autor, ele cometeu o crime em um momento de raiva por conta de ciúmes de situações do passado entre sua esposa e a vítima.

O homem informou ainda que não tinha a intenção de tirar a vida da vítima, porém estava fora de si no momento das agressões. O autor é um homem de 30 anos, também mora no bairro Itoupava Central e não possui passagens anteriores pela polícia.

Informação e experiência garantem recuperação

De acordo com o Hospital Santo Antônio, este caso já é o quinto reimplante de mão a partir do punho realizado na unidade de saúde. Os outros procedimentos foram feitos em 2019, 2017, 2014 e 2011. “Um reimplante deste tipo é considerado raro, pois são diversos fatores que levam a ter uma possibilidade de reimplante bem-sucedido.” complementa o cirurgião Filipe Pimont Berndt. O médico também destaca a importância de saber como proceder em um caso de amputação acidental de membros. Ele explica que é necessário conservar o órgão atingido para garantir o sucesso do reimplante.

 “Se você testemunhar esse tipo de acidente, em que uma pessoa sofre a amputação de um membro, o primeiro passo é tentar acalmar a vítima. Depois pegue o membro amputado e enrole em um pano úmido, de preferência com soro fisiológico, e coloque dentro de um saco plástico. Após esse procedimento, colocar em um recipiente (isopor ou caixa térmica) com gelo. Importante ressaltar que não se deve deixar o membro em contato direto com o gelo, pois caso isso ocorra, poderá haver queimadura térmica, ocasionando a impossibilidade de reimplante”, esclarece.

Fonte: ND+

Geral

Tragédia: Cadeirante não consegue sair de casa e morre carbonizado em SC

Durante o processo de rescaldo do incêndio, o corpo da vítima foi localizado totalmente carbonizado

Geral

Atenção motoristas: Trecho da BR-470 em SC será interditado totalmente neste domingo

Bloqueio da pista está programado para às 5h, com reabertura estimada às 15h

Geral

Havan é três vezes premiada como marca mais lembrada pelos catarinenses em 2021

É a 13ª vez que a reade varejista é finalista do Top Of Mind em Santa Catarina

Geral

Relatório do IMA aponta que 78,8% dos pontos analisados no Litoral estão próprios para banho

De novembro a março, considerado alta temporada, os resultados das amostras são divulgados toda semana

Geral

Paulinha homenageia Hospitais filantrópicos em sessão especial da Alesc

Paulinha afirmou que a homenagem foi a forma encontrada para trazer luz ao trabalho edificado pelas mãos dos profissionais e dirigentes das unidades de saúde

Mais notícias

Coronavírus

Matriz de Avaliação de Risco Covid-19 aponta 13 regiões no nível moderado

Houve melhora nos indicadores das regiões Alto Vale do Itajaí, Nordeste e Oeste

Segurança

Mãe que abandonou bebê em geladeira é presa pela Polícia Militar

Suposta mãe da criança entregou um embrulho para vizinha, há um ano atrás, dizendo que era um pedaço de carne

Atendente Virtual Visor

Estou disponível, posso ajudar?

openPopup