keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Mais de 200 castrações sociais foram realizadas nos últimos 45 dias em Camboriú

Dados são da Fundação Municipal do Meio Ambiente, responsável pelos encaminhamentos. No mesmo período, foram registradas 18 desistências  

Nos últimos 45 dias, mais de 200 castrações sociais de cães e gatos foram realizadas em Camboriú por meio da Fundação do Meio Ambiente – Fucam. Outras 18 pessoas tiveram o procedimento marcado, mas não levaram seus animais até a clínica veterinária. A castração social é oferecida para os moradores da cidade com renda familiar de até dois salários mínimos e está disponível para cães e gatos, machos ou fêmeas, que tenham um peso máximo de 12 kg.

Liara Rotta Padilha Schetinger, presidente da Fucam, destaca a importância desse serviço para o bem estar animal e a Saúde Pública. “Além de melhorar a qualidade de vida do animal castrado, deixando ele mais calmo e menos suscetível a uma série de doenças, a castração é a principal maneira de reduzir o número de cães e gatos abandonados nas ruas da cidade. São animais podem contrair e transmitir doenças – e também que sofrem com a falta de cuidados”, elenca.

O servidor da Fucam Rodrigo Snege comenta sobre a importância da verificação do peso limite do animal. Ele destaca que cães com mais de 12kg não serão castrados. “Esse limite de peso precisa ser respeitado para podermos castrar um número mais amplo de cães e gatos na cidade”, reforça.

Snege também explica que mudou o local em que é feito o exame pré-operatório para a castração, que era realizado na Secretaria de Agricultura antes do agendamento da cirurgia. “Uma adequação positiva que tivemos é de a triagem agora estar sendo realizada diretamente na clínica, no dia da cirurgia. Isso evita mais um dia de ausência no trabalho para os tutores e diminui os custos no transporte dos munícipes”, defende.

Atualmente, a Fundação do Meio Ambiente libera 25 senhas semanais para a população que deseja castrar cães ou gatos. Segundo a presidente da Fucam, Liara Rotta Padilha Schetinger, a procura da pelo serviço reduziu bastante desde que foi dado início à liberação de senhas para castração.

Como solicitar a castração social

As senhas destinadas ao agendamento da castração social são distribuídas prioritariamente na quarta-feira, diretamente na Fucam (Rua Joaquim Nunes, nº 285), das 9 às 17 horas. Para solicitar a castração, é preciso apresentar comprovante de residência, cópia da identidade e comprovante de renda dos membros da família maiores de idade. São aceitos como comprovantes de renda o holerite, cópia da carteira de trabalho ou declaração, reconhecida em cartório, no caso de trabalhador informal ou autônomo. Quem não tiver rendimentos, deve apresentar uma declaração informando ausência de renda, também reconhecida em cartório.

Para agendar a cirurgia, fêmeas de cães e gatos não podem estar no cio ou num período próximo a ele. As que tiverem filhotes, também precisam aguardar um mínimo de 45 dias para serem submetidas ao procedimento. As castrações são realizadas na clínica La Pet – Rua 916, nº 466, no centro de Balneário Camboriú.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)