keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Lei de Diretrizes Orçamentária 2024 passa por 1ª votação na Câmara de Itapema nesta terça-feira

Segunda votação acontece na Sessão da próxima terça (17)

801ac70a 65ec 4170 838e b8f101fbd3fa Visor Notícias
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Itapema

Os vereadores de Itapema realizam nesta terça-feira (10 a votação em primeiro turno da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2024. A matéria tramita no Legislativo como o Projeto de Lei 104/2023, e tranca a pauta para votação de outros Projetos durante a 34ª Sessão Ordinária. A segunda votação acontece na Sessão da próxima terça (17/10).

A LDO recebe emendas da Comissão de Finanças, que seu reuniu com o contador da Prefeitura de Itapema, Ademevaldo Serrão (Vavá), na tarde desta segunda (09/10), a fim de tirar dúvidas relacionadas ao orçamento. A presidente da Comissão, vereadora Zulma Souza (Progressistas), registrou a preocupação dos vereadores quanto ao cumprimento efetivo das Emendas Impositivas dos parlamentares ao orçamento do município, em vigor há dois anos.

A emenda apresentada ao PL 104/2023 vem incluir na LDO as mudanças promovidas pelo Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) nº 01/2023, que alterou o percentual das verbas de Emendas Impositivas de Itapema, seguindo determinação federal. Para isso, altera o Artigo 42, assim como os §§ 1º e 2º desse dispositivo, com o objetivo de trazer nova redação, que segue:

“Art. 42. As emendas parlamentares impositivas ao projeto da LOA 2024 de que trata o art. 59-A da Lei Orgânica do Município de Itapema serão aprovadas no limite de 2,00% (dois por cento) da receita corrente líquida do exercício anterior ao do encaminhamento do projeto”.

A Emenda da Comissão de Finanças promove alterações na redação do PL original, que colocavam entraves no cumprimento das Emendas Impositivas pela Prefeitura Municipal. Exemplo para o Artigo 47, que também terá o § 2º suprimido, se a emenda da Comissão de Finanças for aprovada hoje em plenário.

Sessão extraordinária!

O presidente da Câmara de Itapema, vereador Jean do Dimar (MDB), convocou Sessão Extraordinária para votação da Medida Provisória nº 55/2023, que instituiu o Refis 2023. O PL estava pautado para votação na semana passada, mas foi retirado de pauta diante de emendas verbais apresentadas pelo vereador Léo Cordeiro (MDB). Para que as emendas pudessem ser amplamente analisadas pelos parlamentares, a matéria saiu da Ordem do Dia 03/10.

Desta forma, na 1ª Sessão Extraordinária de 2023, os vereadores votam, também, três Emendas à MP 55/23, todas de autoria do vereador Léo. A primeira delas, quer estender o prazo do Refis de 30/11 para 15/12. A segunda, adita elementos que criam condições específicas para a adesão de Microempresas – ME, os Microempreendedores Individuais – MEI e as Empresas de Pequeno Porte – EPP ao Refis. Segundo Léo, por força da Lei Complementar Federal nº 123/2006, elas possuem tratamento tributário diferenciado.

“As demais mudanças visam oportunizar aqueles, seja pessoa jurídica ou pessoa física, com dívidas iguais ou superiores a R$ 50.000,00 ou R$ 15.000,00 respectivamente, que possam parcelar seus débitos, com desconto de 90% de juros e multa em até 12 parcelas”, detalha o vereador de Itapema.

A terceira e última Emenda, “adita o parágrafo único ao art. 6º da Medida Provisória 55/2023, com a seguinte redação:
“Art. 6º – Parágrafo único – Poderão ser distribuídas novas ações judiciais com o desígnio de evitar a incidência da prescrição ou decadência dos débitos tributários.

As Emendas passam por votação de todos vereadores, assim como a Medida Provisória, que já está em vigor desde a data de sua publicação pela Prefeitura, mas precisa posteriormente passar pela votação do Poder Legislativo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Deputado Emerson Stein (MDB) faz primeiro pronunciamento após ser alvo da Operação Mensageiro

Na ação foram apreendidos documentos, um celular pessoal e um de trabalho e um notebook

Política

André de Oliveira será o primeiro Itapemense a assumir cadeira na ALESC em maio

Oliveira, que é suplente do deputado estadual Matheus Cadorin, assumirá o cargo durante o afastamento temporário de Cadorin, que se ausentará por um período de 30 dias

Política

Porto Belo está entre cidades alvos da nova fase da operação Mensageiro

Ordens de prisão e de busca e apreensão foram executadas em cidades localizadas no Norte do Estado e na região da Foz do Rio Itajaí

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Mais notícias

Tempo

Cidade do Meio-Oeste de SC sofre com chuvas fortes e inundações

Nas últimas 12 horas, a cidade registrou 165,8 milímetros de chuva

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza