keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper é inaugurado em Balneário Camboriú

Localizado em um prédio novo de 91,25 m² no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, o Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (11). A partir da inauguração, o laboratório começa […]

Localizado em um prédio novo de 91,25 m² no Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta, o Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (11). A partir da inauguração, o laboratório começa a produzir pomadas, sabonetes e tinturas feitos com plantas medicinais.

Os produtos fitoterápicos poderão ser retirados pela população a partir de janeiro. A distribuição será gratuita. Para obtê-los, o interessado deve se cadastrar no Departamento de Fitoterapia da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), que fica também no Parque, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 18h. É preciso apresentar o CPF. Todos os produtos que estarão disponíveis à população terão código de barra, o que facilitará o controle da SEMAM sobre os fitoterápicos entregues.

“Eu acredito muito na fitoterapia. Quem estuda plantas fitoterápicas sabe o quanto elas são importantes para resolver o problema da saúde. E saúde é o bem mais valioso que temos”, disse, durante a inauguração, o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Carlos Humberto Silva.

O laboratório, a farmácia fitoterápica e o horto de plantas medicinais do Parque fazem parte do Projeto Plantas que Curam. A produção será acompanhada por uma farmacêutica responsável. Toda a matéria-prima usada na elaboração dos fitoterápicos, como calêndula, arnica e erva-baleeira, é cultivada no Parque.

Até 2013, o Município possuiu um laboratório fitoterápico, que teve de ser fechado para adequações. O prédio do atual laboratório foi construído com mão de obra e recursos adquiridos por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público Estadual de Balneário Camboriú. Os móveis que o guarnecem e os equipamentos também foram obtidos da mesma maneira. O TAC foi firmado entre o Ministério Público e empresas que causaram infrações ambientais, como forma de compensar o dano.

“O TAC não é só uma sanção ao infrator, mas também tem um aspecto pedagógico. É um retorno de forma producente à coletividade”, explicou o promotor do Meio Ambiente, Isaac Sabbá Guimarães.

O nome do laboratório é uma homenagem a Edgar Eipper, um dos idealizadores do Projeto Plantas que Curam, criado há 28 anos.

“Edgar Eipper iniciou não só o Departamento de Fitoterapia, mas também foi uma das pessoas-chave para a criação da SEMAM”, comentou o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd.

Os parentes do paisagista e ambientalista Eipper participaram da cerimônia. Vindo de Corupá, Eipper estabeleceu-se em Balneário Camboriú em 1981. Apaixonado por plantas, o paisagista gostava de descobrir espécies. Uma de suas descobertas foi uma bromélia, batizada com o nome dele: Vriesa caudata eipperii. O paisagista morreu em 2008, aos 78 anos.

“Nos sentimos muito honrados por terem lembrado do meu pai. Isso foi a vida dele. Desde pequeno, ele andava atrás de plantas nativas. Ele sempre quis resgatar a cultura popular do uso de plantas para curar pessoas”, contou o filho de Eipper, Eddy Edgard Eipper.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos

Infraestrutura

SC terá primeira térmica a gás natural atendida pela SCGás

Santa Catarina dá um importante passo no setor energético com a construção da primeira usina térmica a gás natural no estado, a ETE Trombudo II, localizada no município de Trombudo Central, no Alto Vale do […]