keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Justiça manda construtora indenizar cliente por atraso em entrega de imóvel

Decisão inclui compensações por lucros cessantes e danos materiais, correspondentes aos juros de obra pagos pela cliente.

pedreiros
Divulgação

Decisão da Justiça do Distrito Federal, na última semana, aponta para a criação de jurisprudência em torno da necessidade de indenização de clientes afetados por atrasos na entrega de imóveis.

A sentença do juiz Flavio Augusto Martins Leite, do 2º Juizado Especial Cível de Brasília, inclui compensações por lucros cessantes e danos materiais, correspondentes aos juros de obra pagos pela cliente.

A consumidora em questão havia assinado um contrato de reserva para adquirir uma unidade habitacional em um empreendimento planejado para ser entregue em dezembro de 2021. Após um prazo adicional de 180 dias concedido à construtora, o projeto ainda estava inacabado e as chaves só foram entregues em dezembro de 2023, sem que o documento de habite-se estivesse disponível.

Na decisão, o juiz destacou que a relação contratual é amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), imputando à construtora a responsabilidade pelos defeitos na execução do serviço. A demora na entrega de imóveis comprados na planta foi apontada como fundamento para a indenização por lucros cessantes, considerando que o imóvel possui potencial de geração de renda, seja por locação ou uso pessoal.

O cálculo dos lucros cessantes deve refletir o potencial de renda que o imóvel representaria, valor este estimável pelo aluguel de um imóvel similar ou por arbitramento judicial.

A advogada Carolina Cabral Mori, do escritório Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria, que defende a consumidora, ressaltou que a sentença foi justa ao condenar a construtora a indenizar por lucros cessantes e pela restituição dos juros de obra. Ela acrescentou que “o prazo firmado no contrato de promessa de compra e venda não substitui o prazo estabelecido no termo de reserva, conforme precedentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ)”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Ferraz e Passos Advocacia

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Empresa apresenta grua de 32 metros e elevador que sobe 30% mais rápido na obra

Uma das novidades é o elevador de cremalheira, que tem um sistema inteligente de velocidade. Ele sobe até 30% mais rápido até o topo da obra

Mercado Imobiliário

Casas de ‘isopor’ são alternativas de obras rápidas com custo baixo em SC

Esse modelo construtivo, além de ser econômico, oferece conforto acústico e térmico

Mercado Imobiliário

Obras de infraestrutura e novos empreendimentos impulsionam mercado imobiliário de Porto Belo

Entre 2021 e 2023, o valor médio do metro quadrado da cidade valorizou mais de 70%

Mercado Imobiliário

Empreendimento em Porto Belo alcança VGV de R$ 350 milhões em 90 dias

Nos três primeiros meses de lançamento, o Lagom Perequê vendeu 81% das unidades disponíveis. Sucesso levou a antecipação da abertura de vendas de uma torre

Mais notícias

Saúde

Veja como lidar com a Síndrome de Domingo antes de começar uma nova semana

O domingo é considerado o dia mais infeliz da semana, segundo um artigo da American Psychological Association

Tempo

Rio do Sul registra dia mais chuvoso em oito anos

Em apenas 24 horas, o rio subiu quase cinco metros e meio, provocando uma nova enchente na cidade