keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Justiça impede que professores em greve sejam demitidos

A decisão do juiz Alexandre Morais da Rosa, também impede que o governo desconte os dias não trabalhados

land lg ffe21ff55ca7c2f84cd01005214b6c3a Visor Notícias
Foto: Jonatã Rocha / SECOM

A Justiça de Santa Catarina, através do juiz Alexandre Morais da Rosa, emitiu uma decisão impedindo que o Governo do Estado demita professores temporários ou desconte os dias não trabalhados por conta da greve. Essa medida permanecerá em vigor enquanto a legalidade da greve não for definida de forma definitiva. A decisão foi divulgada na noite desta terça-feira (7) e o Estado planeja recorrer.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) solicitou essa medida judicial, argumentando contra a pressão sofrida pelos professores, especialmente os temporários, que foram ameaçados de dispensa por “falta injustificada” devido à paralisação.

Antes dessa decisão judicial, o Governo do Estado havia proposto ao Sinte a antecipação de alguns benefícios para os professores, contanto que eles encerrassem a greve. Essa oferta inclui a antecipação do aumento do vale alimentação para R$ 25 por dia em novembro de 2024, a implementação de um terço da hora-atividade a partir de 2025, e o lançamento de um edital de concurso público em junho de 2024, com convocação dos aprovados a partir de 2025.

O sindicato ainda decidirá nesta quarta-feira se aceita a proposta. A secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, destacou os prejuízos da greve para estudantes, profissionais da educação e toda a população catarinense, mesmo com a adesão de apenas 4,6% dos profissionais.

Um dos principais pontos de controvérsia é a descompactação da tabela salarial da carreira docente, que atualmente não reflete as qualificações e experiência dos professores. O governo propôs a realização de estudos para avaliar o impacto financeiro dessa reivindicação, mas enfatizou a falta de recursos financeiros para atender a essa demanda.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: 4oito

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Município catarinense tem 99% da população alfabetizada

Cidade já se destacava com taxa de escolarização de 100% entre crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em 2010

Educação

SC tem a menor taxa de analfabetismo do Brasil, segundo IBGE

Além disso, o município com a menor taxa de analfabetismo do país fica em Santa Catarina

Educação

Entradas da UFSC são bloqueadas por grevistas nesta quinta-feira

Os envolvidos usaram móveis, madeiras e faixas para formar piquetes e barricadas, impedindo o acesso ao campus da capital

Educação

Colégio Bom Jesus recebe cadastros de alunos interessados em estudar na unidade do Vivapark Porto Belo

Bairro parque recebeu cerca de 60 gestores da instituição para uma visita técnica, na última semana

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local