As chuvas persistentes em Santa Catarina neste fim de semana levaram o município de Rio do Sul a declarar situação de emergência. Conforme relatório da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), vinte municípios catarinenses enfrentaram ocorrências significativas devido às chuvas que castigaram principalmente o Meio-Oeste, Planalto Sul, Alto e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e a Grande Florianópolis.
O município de Rio do Sul foi particularmente afetado, com o Rio Itajaí-Açu alcançando 9,06 metros nas últimas oito horas e um total de 217 milímetros de chuva nas últimas 48 horas. Como resultado, três abrigos foram abertos para acolher 467 pessoas desabrigadas.
O governador Jorginho Mello destacou a ativação do Centro Integrado de Operações da Defesa Civil estadual para monitorar a situação e coordenar as respostas necessárias. Embora a chuva tenha diminuído, a atenção continua voltada para os níveis dos rios, que ainda apresentam riscos.
Além de Rio do Sul, outras cidades reportaram desalojados e desabrigados. Presidente Getúlio, Pouso Redondo e Taió somam 117 pessoas desalojadas, enquanto Lontras, Presidente Prudente, Agronômica, São João Batista, Taió e Blumenau registram um total de 614 desabrigados.
Outras cidades, como Florianópolis, São João Batista, Tijucas, Canelinha, Blumenau, Indaial, Brusque, Apiúna, Botuverá, Rodeio, Benedito Novo, Lontras, Laurentino, Agronômica, Rio do Oeste e Dona Emma, também enfrentaram alagamentos, quedas de barreiras e outros incidentes relacionados às chuvas.
Para auxiliar na gestão da situação, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, enfatizou a necessidade de vigilância contínua, especialmente nos municípios onde o nível dos rios continua subindo e há risco de mais alagamentos.
A população é aconselhada a manter-se informada sobre as condições meteorológicas locais, evitar áreas sujeitas a alagamentos e estar preparada para qualquer eventualidade. Alertas e avisos da Defesa Civil são cruciais para manter a segurança durante esse período de instabilidade climática.
A previsão indica que a chuva diminuirá até o final do domingo, com a semana começando com tempo estável e sol em todas as regiões de Santa Catarina.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.