keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

Governo do Estado reativa Centro Integrado de Operações da Defesa Civil

O centro tem a função de monitorar e coordenar as ações de resposta às emergências decorrentes das chuvas

WhatsApp Image 2024 05 19 at 14.24.37 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Em resposta às fortes chuvas que atingem Santa Catarina, o governador Jorginho Mello determinou a reativação do Centro Integrado de Operações (CIOP) da Defesa Civil estadual neste domingo, (19). O centro tem a função de monitorar e coordenar as ações de resposta às emergências decorrentes das chuvas que já afetaram 20 municípios no estado.

Em Rio do Sul, uma das cidades mais atingidas, foram registrados 154 milímetros de chuva em apenas 24 horas, resultando em alagamentos e deixando 467 pessoas desabrigadas. A cidade registrou níveis críticos de água, com previsões indicando que o rio poderia atingir entre 8,5 e 9 metros, afetando significativamente a população local.

WhatsApp Image 2024 05 19 at 14.24.30 Visor Notícias

O CIOP, situado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), é uma infraestrutura vital para a coordenação de esforços em situações de emergência. Equipado com bancadas de trabalho, telões e uma mesa tática, o centro permite uma visão situacional clara das ocorrências e das previsões de cenários futuros, facilitando o planejamento de envio de recursos e ações.

Segundo o coronel Laureano, diretor de Gestão de Desastre da Defesa Civil, a ativação do CIOP foi crucial para aumentar o nível de mobilização e garantir assistência adequada aos municípios afetados.

Com a frente fria se afastando em direção ao Paraná e ao oceano, a previsão é de diminuição na intensidade das chuvas, com possibilidade de chuva fraca ou garoa em áreas do Vale do Itajaí, Litoral Norte e região da Grande Florianópolis na manhã de domingo. A segunda-feira, 20 de maio, promete tempo firme e sol em todas as regiões catarinenses.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Ponte Hercílio Luz em Florianópolis ganha nova iluminação cênica

O investimento da obra é de R$ 9 milhões na histórica obra

Infraestrutura

Balneário Camboriú ganha prêmio de mobilidade urbana pelo 2º ano consecutivo

Premiação visa reconhecer as boas práticas de gestão pública em todo o Brasil

Infraestrutura

Ponte que liga São João do Sul e Praia Grande é interditada após deslocamento de pilares

Esta condição tem causado preocupações significativas sobre o tráfego na região

Infraestrutura

Santa Catarina abre seleção para transporte intermunicipal de passageiros

Editais visam selecionar empresas de transporte coletivo até concessão definitiva; cinco linhas estão ligadas a cidades da Grande Florianópolis ou do Litoral Norte

Infraestrutura

Obras do programa Minha Casa Minha Vida em Itapema estão em fase de terraplanagem

Primeiras moradias serão construídas na região da Rua 450, no Bairro Jardim Praiamar

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por ameaçar juízes e promotores em SC

Ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú

Educação

Reunião pública discute a volta das Escolas Cívico-Militares em Itapema

Projeto de lei do Executivo tramita no Legislativo e deve ser votado nas próximas sessões