keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Juros do cartão de crédito caem para 412,5% ao ano

Taxa atinge menor valor desde dezembro de 2022, diz Banco Central; ainda assim, os juros se mantêm acima da regra dos 100%

design horizontal 24 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

O Banco Central do Brasil divulgou que os juros do cartão de crédito rotativo sofreram uma queda significativa, alcançando 412,5% ao ano em fevereiro. Esta redução de 6,8 pontos percentuais em relação ao mês anterior marca o segundo recuo consecutivo, sinalizando uma tendência de alívio nas taxas cobradas pelas instituições financeiras. Em janeiro, a taxa estava em 419,3% ao ano, o que destaca fevereiro como o mês com a menor taxa desde dezembro de 2022, quando foi registrada uma taxa de 411,9% ao ano, conforme aponta a série histórica do Banco Central iniciada em 2011.

Contudo, juros ainda se mantêm acima dos 100%

Apesar desta queda, os juros ainda se mantêm acima da regra que limita os juros da fatura no rotativo do cartão de crédito a 100%, medida que começou a vigorar no início de janeiro deste ano. O rotativo do cartão de crédito funciona como uma espécie de empréstimo de curto prazo, acionado quando o cliente não realiza o pagamento integral da fatura, deixando um saldo devedor para o mês seguinte.

Além da queda nos juros do cartão de crédito rotativo, o Banco Central também reportou uma redução nos juros médios cobrados tanto a pessoas físicas quanto a empresas. Para as pessoas físicas, a taxa média em fevereiro foi de 40,2% ao ano, apresentando uma diminuição de 0,3 ponto percentual no mês e de 3,8 pontos em doze meses. Já as operações com empresas registraram uma taxa média de 21,4% ao ano, com um recuo mensal de 0,9 ponto percentual e de 2,4 pontos em relação ao ano anterior.

O relatório do Banco Central também destacou que, em fevereiro, os juros das novas contratações caíram 0,4 ponto percentual, atingindo 27,8% ao ano, o que representa uma redução de 3,3 pontos percentuais em comparação ao mesmo período do ano passado. O spread bancário, diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa cobrada ao consumidor final, igualmente mostrou uma diminuição, alcançando 19,2 pontos percentuais.

Índice de inadimplência permanece estável

No que diz respeito à inadimplência, o Banco Central informou que o índice se manteve estável em fevereiro, fixado em 3,3%. Este indicador, que mede o percentual de créditos com pagamento atrasado no sistema financeiro, permaneceu inalterado tanto na análise geral quanto nos segmentos de pessoas jurídicas e físicas, que registraram, respectivamente, taxas de inadimplência de 2,6% e 3,7%.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: CNN

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Mega-Sena está acumulada em R$ 50 milhões

O sorteio será realizado às 20h desta quinta-feira (11); interessados tem até as 19h pra registrar as apostas

Economia

Procon divulga pesquisa de preços da cesta básica para o mês de abril

Levantamento mostra um aumento de 3,54% em relação aos valores praticados no mês anterior

Economia

Petrobras recolheu R$ 5,1 bilhões de ICMS em Santa Catarina em 2023

Petrobras é responsável por mais de 14% do ICMS arrecadado no Estado

Economia

Porto Itapoá recebe navio com 51 metros de largura

A manobra serviu como base experimental para a homologação, pela Marinha do Brasil, para esse parâmetro de navegação na Baía Babitonga

Mais notícias

Segurança

Homem de 33 anos morre após capotar veículo em Itajaí

Vítima, um homem de 33 anos, conduzia um Renault Clio com placas de Balneário Camboriú, quando capotou o automóvel

Segurança

Empresária de 29 anos sofre mal súbito e morre dentro da própria loja

“Achamos que era somente uma queda de pressão, demos os primeiros socorros, chamamos o Samu", diz a publicação no Instagram