keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Jorge Goetten defende que o programa ‘Perse’ permaneça até 2027

Originalmente, o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos foi criado para auxiliar as empresas com as perdas durante a pandemia da Covid-19

WhatsApp Image 2024 03 27 at 2.07.20 PM Visor Notícias
Foto: Divulgação

Durante encontro de parlamentares com representantes do setor de eventos em Brasília nesta quarta-feira (27), o deputado federal catarinense Jorge Goetten (PL) defendeu a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o Perse, ao menos por mais quatro anos, até 2027.
A possibilidade do programa ser encerrado foi levantada pelo Governo Federal, que enviou uma medida provisória ao Congresso Nacional pela extinção gradual do programa até 2025. Para Goetten, a medida adotada pelo Executivo significa o não cumprimento do acordo com o Congresso. “Não deveríamos estar aqui discutindo um assunto que já estava acordado e resolvido. Acabar com o Perse é dar calote no setor e o Congresso não vai permitir”, ressaltou.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, justificou que o gradativo fim do Perse seria necessário para cortes no orçamento. Já a relatora do projeto na Câmara, deputada Renata Abreu (PODE/SP) explicou que o retorno do programa aos cofres públicos já é suficiente pela sua manutenção. “O Perse gerou 20 bilhões de reais aos cofres públicos. Ele se paga”, afirmou.

O governo federal chegou a apresentar um novo projeto de lei, remodelando o programa. Porém, o texto não agradou os parlamentares e nem o setor por prever uma significativa redução dos incentivos.

Manutenção de empregos

Originalmente, o programa foi criado para auxiliar as empresas com as perdas durante a pandemia da Covid-19. No entanto, como explica Goetten, o Perse se mostrou extremamente eficiente ao longo do tempo. “O parcelamento facilitado dos débitos e a redução de alíquotas deixou o setor respirar e sobreviver à pandemia”.
Conforme dados do IBGE e do Ministério do Trabalho, em 2023 o segmento de eventos registrou crescimento de 400%. Foram geradas 30 mil vagas de empregos. “Esses resultados mostram a importância de continuar e quem sabe tornar permanente um dos setores que mais emprega no Brasil”, finaliza Goetten.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Gigante têxtil de SC divulga novo posicionamento de marca e presenteia colaboradores

Com 141 anos de história, a empresa visa renovar a conexão com os lares dos consumidores

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)