keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Itajaí já tratou 110 mil pessoas com ivermectina

X

Pelo menos 110 mil pessoas já aderiram ao tratamento profilático com ivermectina em Itajaí. Até as 14h30 deste domingo (19), mais de 721 mil comprimidos tinham sido distribuídos gratuitamente à população. O Centreventos ficou aberto durante todo o fim de semana e os atendimentos seguem até as 20h para retirada do medicamento que auxilia no enfrentamento ao coronavírus. A distribuição da ivermectina continuará durante a semana, inclusive nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Apenas neste fim de semana, 7.261 pessoas compareceram ao Centreventos para aderir ao tratamento. Desse total, 2.827 retiraram a segunda e a terceira dose da ivermectina. O balanço parcial aponta que a medida preventiva já beneficiou 109.615 moradores que buscam prevenir e atenuar a infecção causada pela COVID-19.

No Centreventos, onde está a central de distribuição, são 21 guichês de cadastro, 26 para questionário, 12 para médicos, 14 para farmácia prioritário e 20 para farmácia normal, todos eles distribuídos em uma ampla área de mais de 18 mil metros quadrados, a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Idosos contam com atendimento preferencial.

Durante toda a semana, as pessoas interessadas em iniciar ou dar continuidade ao tratamento podem ir até o Centreventos, das 8h às 20h, ou na unidade básica de saúde mais próxima. Para retirar a segunda e terceira dose da ivermectina é necessário apresentar a receita médica entregue para cada um na primeira consulta. Se for a primeira vez, basta informar nome completo, CPF, data de nascimento, peso, nome da mãe e endereço de cada pessoa que fará uso do medicamento. 

Medidas de prevenção devem ser mantidas
A Secretaria de Saúde de Itajaí ressalta que o tratamento profilático é mais uma estratégia de enfrentamento à COVID-19, mas não uma cura ou medicamento com capacidade de imunização. A ivermectina, conforme observado clinicamente e em estudos em laboratório, pode prevenir e atenuar a infecção causada pelo coronavírus. Por isso, todas as demais medidas de prevenção devem ser adotadas por todos os moradores:

– Higienizar as mãos com frequência;
– Adotar como prática a etiqueta da tosse;
– Evitar viajar e realizar comemorações com a presença de pessoas que não residem em sua casa;
– Ficar em casa a maior parte do tempo;
– Ingerir bastante água e se alimentar de forma saudável;
– Manter distância de 1,5 metros de outras pessoas;
– Não participar ou frequentar locais em que possa haver aglomeração de pessoas;
– Priorizar serviços de delivery;
– Quando possível adiar consultas, exames médicos, cirurgias e outros procedimentos que possam provocar dano à saúde e a ida a locais onde há pessoas potencialmente doentes;
– Utilizar máscara em espaços públicos e espaços privados compartilhados;
– Não frequentar locais que não sigam as recomendação e adequações necessárias para minimizar a transmissão do coronavírus. 

Cidades

Governo de SC lança ‘Balanço Cidadão’ com informações das contas públicas

Contas do Governo Estadual de 2019 foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado

Cidades

Governo cria regramentos para retorno das casas noturnas no Estado

Locais também devem realizar diariamente procedimentos que garantam a higienização dos ambientes

Cidades

Motorista de carro funerário morre em acidente na BR-282

O acidente envolveu um carro funerário, uma motocicleta e um caminhão carregado com carga de frango

Cidades

Decreto que cria Lei do Mecenato prevê R$ 75 milhões para o setor cultural

Setor cultural catarinense receberá R$ 4 milhões por meio de auxílio emergencial,

Mais notícias