keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Governo zera imposto de importação para compras online até US$ 50

A medida, válida a partir de 1º de agosto, será aplicável às empresas que se inscreverem em um programa da Receita Federal

Imagem mostra a mão de uma mulher segurando o celular e fazendo compras online em um site internacional
Foto: Ilustrativa/ Pexels

O governo federal anunciou que vai isentar o Imposto de Importação para compras online de até 50 dólares, conforme portaria publicada nesta sexta-feira (30). A medida, válida a partir de 1º de agosto, será aplicável às empresas que se inscreverem em um programa da Receita para coletar tributos estaduais.

Anteriormente, todas as compras importadas eram tributadas, independentemente do valor. No entanto, com a nova mudança, as compras online de até 50 dólares realizadas em empresas que não se enquadram nas novas regras governamentais continuarão sendo taxadas.

O programa ao qual as empresas terão que aderir foi estabelecido através de uma Instrução Normativa da Secretaria Especial da Receita Federal. A medida impõe uma série de critérios para empresas de comércio eletrônico.

Entre os critérios estão: repassar os impostos cobrados, fornecer ao consumidor detalhes sobre os valores de impostos, tarifas postais e outras despesas, identificar o pacote enviado ao consumidor com a marca e o nome da empresa de forma visível no campo do remetente, e atuar na prevenção ao descaminho e contrabando.

O Ministério da Fazenda também determinou que as empresas recolham o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), permitindo que compras de até 50 dólares fiquem isentas do Imposto de Importação.

A medida visa facilitar as compras online de pequeno valor, incentivando o comércio eletrônico e proporcionando uma economia para os consumidores. No entanto, para se beneficiar desta isenção, os consumidores precisarão comprar de empresas que estejam em conformidade com as novas regras.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Gigante têxtil de SC divulga novo posicionamento de marca e presenteia colaboradores

Com 141 anos de história, a empresa visa renovar a conexão com os lares dos consumidores

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Mais notícias

Geral

Bebê nasce a caminho do hospital no Planalto Norte

Equipe precisou fazer parto da bebê dentro da ambulância

Segurança

Motorista é flagrado sem habilitação em Gravatal

O caso ocorreu no quilômetro 164 da SC-370