keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Fusões de empresas garantem inovações e batem recorde de operações no Brasil em 2020

Levantamento da Exame Academy aponta os rumos do setor de tecnologia para este ano

X
Divulgação

Estudar a sociedade e prever as tendências de consumo é o que diferencia os empresários visionários que lideram as transformações daqueles que são sacrificados em tempos de crise. A Exame Academy, em conjunto com o Ace Startups, divulgou recentemente o relatório “12 tendências para 2021”, no qual, entre outras coisas, aponta o crescimento de operações de M&A (Fusões e Aquisições) no Brasil.

Josney Lara, diretor de negócios da Infoworker, analisa que as operações de M&A são um demonstrativo de como as empresas têm valorizado as inovações por meio da integração de esforços coletivos externos as suas equipes, com parcerias em outras corporações. O relatório mostra que existe uma propensão para iniciativas de parcerias e fusões entre empresas e também companhias e startups.

Uma pesquisa da CB Insights, empresa de análise de dados em inovação, apontou que 2020 foi o ano com maior número de registros de operações de fusão. Logo no início de janeiro, acionistas das empresas PSA e Fiat Chrysler (FCA) aprovaram a junção das marcas, criando o quarto maior grupo automotivo do mundo. As entidades anunciaram uma economia anual prevista de aproximadamente 5 bilhões de euros.

Outra tendência apontada pelo relatório é o “Everything as a Service” – “tudo como serviço”. Segundo Josney, esse padrão apresenta um grande desafio para os empresários, mas também uma enorme oportunidade. Ele entende que, com a mudança de comportamento de consumo das pessoas, existe uma necessidade de adaptação das empresas à nova realidade.

Como é o caso do surgimento do Disney Plus, Apple TV+, Amazon Prime e outras plataformas que resultam dessa demanda. “São empresas que estão investindo em ferramentas próprias, buscando atrair novas assinaturas com lançamentos exclusivos para não perder espaço no mercado e até conseguir expandir sua atuação”. Quando o assunto é a rede de serviços na área de tecnologia, esses dados também se confirmam.

A Microsoft, por exemplo, registrou um crescimento de 12% em 2020. Há algum tempo, a empresa passou a oferecer a licença de seus programas como produtos de consumo mensal, como é o caso do Office 365. Com isso, o resultado líquido da companhia ficou em 13,9 bilhões de dólares, uma alta de 30% em relação ao ano anterior.

IMPACTO DA PANDEMIA

Mesmo com o início da imunização da população contra o covid-19, a retomada das atividades econômicas e o fim do isolamento social, a Exame ainda prevê uma maior procura por serviços em detrimento aos produtos físicos. Josney destaca que a crise sanitária provocada pela pandemia deixou um legado a todos os setores da economia: a necessidade de transformar o negócio com as tecnologias digitais.

O empresário explica que essas mudanças também são visíveis na maneira com que as empresas conduzem o trabalho com os funcionários. Organizações já estruturadas tecnicamente tiveram uma transição muito mais simples para o home office, por exemplo. “Agora, o desafio para os empreendedores é entender quais dessas mudanças serão permanentes”, complementa Josney.

Fonte: Visor Notícias

Economia

Santa Catarina tem mais de quatro mil vagas de emprego no Sine

Há oportunidades em 55 municípios catarinenses para todos os níveis de escolaridade, com ou sem experiência.

Economia

Diesel está 11,36% mais caro que em outubro de 2020

Combustível ultrapassou R$ 4,00 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020

Economia

Produção de petróleo cresce 5,4% de dezembro para janeiro, diz ANP

Produção da camada pré-sal chegou a 2,07 milhões de barris de petróleo

Economia

Com ajuda do Sebrae, empresária de Bombinhas expande franquia de restaurante

Sistema de Franquia Tomatino já conta com interessados para franquear a marca em várias cidades do sul do Brasil

Economia

Governo reabre programa de renegociação de dívidas com a União

O período de adesão é de 15 de março até 30 de setembro pelo portal Regularize.

Mais notícias

Coronavírus

Deputada Paulinha defende a imunização em massa da população

Ela participou da reunião da Fecam que reuniu mais de 70 gestores de municípios de Santa Catarina

Política

Conselho de Ética notifica deputados Daniel Silveira e Flordelis

Parlamentares têm dez dias úteis para apresentar defesa