keyboard_backspace

Página Inicial

Utilidade Pública

Falta de saneamento causa internação de mais de 270 mil pessoas por ano no Brasil

Região Sul do Brasil, um dos principais destinos turísticos do país, possui apenas 47% de coleta e tratamento de esgoto

bombinhas Visor Notícias

A região Sul do Brasil, um dos principais destinos turísticos do país, possui apenas 47% de coleta e tratamento de esgoto. Os dados foram divulgados pelo instituto Trata Brasil no novo estudo “Saneamento e Doenças de veiculação hídrica”, realizado com base no ano de 2019 (antes da pandemia). Além disso, neste mesmo ano o Brasil teve mais de 273 mil internações hospitalares decorrentes de doenças de veiculação hídrica, como diarreia, cólera, leptospirose, disenteria e hepatite, por exemplo.

Somente na região Sul, essas internações resultaram num custo de mais de R$11 milhões. Outro dado preocupante foi levantado durante o estudo: em 2019 a falta de acesso à água tratada e ao esgotamento sanitário resultaram em 2.734 óbitos, uma média de 7,4 mortes por dia.

Ainda de acordo com o instituto Trata Brasil, o estudo mostra a relevância de se acelerar a agenda do saneamento básico com mais investimentos de forma a que mais pessoas recebam os serviços.

Para Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas, o município vive hoje uma situação privilegiada diante do cenário nacional. “Temos a honra de ter um sistema próprio de coleta e tratamento de água, garantindo a procedência e qualidade da água que é distribuída à população”, lembra ela. “Além disso, recentemente o município recebeu a Licença Ambiental que autoriza a instalação do novo sistema de esgotamento sanitário, o que só vem a somar nos cuidados com a saúde e desenvolvimento da nossa região”, completa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Utilidade Pública

Site da Prefeitura de Itapema está temporariamente fora do ar após invasão

Até o momento, não foi estabelecido um prazo para que o site volte a funcionar

Utilidade Pública

Cartórios eleitorais ampliam horário de atendimento até 8 de maio

A ação visa facilitar o alistamento e a regularização do título de eleitor; confira como agendar o atendimento:

Utilidade Pública

Justiça proíbe fechamento do abrigo infantojuvenil de Florianópolis

O fechamento do atual abrigo só será permitido após a prefeitura apresentar um plano efetivo de realocação das 20 vagas de acolhimento disponíveis

Utilidade Pública

Taxa criada em Indaial é alvo de ação do Ministério Público

A ação questiona se é justo cobrar essa taxa junto ao IPTU, pois o IPTU já deveria cobrir esses serviços

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)