keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Em dias quentes, índice de calor no Vivapark Porto Belo chegou a ser 16°C mais baixo do que em cidade vizinha

No calor de janeiro, o primeiro bairro-parque do Brasil demonstrou a importância das áreas verdes

design horizontal 36 Visor Notícias
Foto: Divulgação/Vivapark Porto Belo

O início de janeiro trouxe temperaturas extremamente altas no litoral de Santa Catarina, com índices de calor superando os 45°C em algumas regiões. No entanto, o bairro Vivapark, na cidade de Porto Belo, apresentou um clima significativamente mais ameno, destacando a influência do planejamento urbanístico na moderação das temperaturas.

Segundo o Epagri/Ciram, Tijucas e Camboriú enfrentaram temperaturas máximas de até 37,80°C e índices de calor que alcançaram os 50°C em 9 de janeiro. Em contraste, o bairro Vivapark Porto Belo registrou temperaturas mais baixas, com máximas não ultrapassando os 30,4°C e índices de calor na casa dos 34°C, demonstrando uma diferença de até 16°C comparado a Tijucas. O índice de calor (IH) combina a temperatura do ar e a umidade relativa.

Os dados reforçam a importância do urbanismo na qualidade de vida das cidades, com áreas verdes proporcionando bem-estar e saúde aos habitantes. Monica Volaco, vice-presidente da Vokkan, empresa responsável pelo Vivapark Porto Belo, enfatiza que o conforto térmico é essencial para viver bem, sendo diretamente influenciado pela presença de espaços verdes.

O projeto, idealizado pelo renomado arquiteto Jaime Lerner, prevê uma densa cobertura verde, com 17 m² de área verde por habitante, superando as recomendações da ONU. Juliana Castro, da JA8 Arquitetura Viva, detalha que a combinação de amplas áreas verdes, parques, canteiros e arborização intensa contribui para a manutenção de temperaturas agradáveis no bairro.

Além de proporcionar um ambiente mais fresco atualmente, o planejamento do Vivapark busca garantir que as temperaturas permaneçam confortáveis mesmo após a conclusão total do bairro. A iniciativa reflete um movimento global em direção a cidades mais sustentáveis e adaptadas às mudanças climáticas, com foco em soluções como cidades esponjas e florestas urbanas.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Celesc anuncia investimento de R$ 5,5 milhões para converter frotas públicas em carros elétricos

Foi assinada a ordem de serviço para o início da segunda fase do projeto que irá envolver a conversão de três tipos de veículos

Meio Ambiente

Especialista alerta para os impactos do aquecimento global em SC e dá dicas

Desastres naturais e prejuízo blionário exigem mudança para reduzir os efeitos do aquecimento global

Meio Ambiente

Cidade de SC recebe 100 carros elétricos e terá a maior frota pública elétrica do país

Os 110 carros a combustão da frota serão substituídos pelos modelos 100% elétricos da JAC

Meio Ambiente

Relatórios semanais de praias próprias para banho passarão a ser mensais segundo o IMA

O último relatório semanal da temporada realizado nos dias 25 e 26 mostra que 70% das praias de SC são próprias para banho

Mais notícias

Segurança

Alagamento interdita faixa da BR-101 e causa congestionamento no Sul de SC

Concessionária está monitorando a situação e a previsão é de que a faixa seja liberada assim que o nível da água diminuir

Geral

Chuva forte deixa comunidades ilhadas no Sul de SC após rompimento de cabeceira de ponte

Secretaria de Educação de Praia Grande suspendeu as aulas na rede municipal nesta segunda-feira (13)