keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Covid-19: Santa Catarina é o primeiro estado do Brasil a realizar rastreamento de sintomas nas comunidades

Levantamentos são feitos em toda extensão do território estadual

Santa Catarina é o primeiro estado do país a buscar a vigilância ativa e realizar inquérito autorreferido de síndrome gripal nas comunidades, com auxílio direto da atenção básica municipal. Um estudo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciado no dia 20 de julho, permitiu que profissionais da atenção básica já realizassem aproximadamente 18,2 mil entrevistas. Elas servirão para monitorar o número de casos gripais nas cidades, realizar um comparativo entre áreas e permitir a análise da velocidade de contaminação e a quantidade de pessoas sintomáticas, sem a dependência exclusiva de testes.

“Hoje o país todo se orienta pela vigilância passiva. Isso significa que os serviços de saúde esperam que você os procure, que tenha sintomas mais graves e, assim, faça testes para a Covid-19. O que propomos foi uma vigilância ativa, que muda essa característica. Nós chegamos até suas casas, entrevistamos as pessoas, levantamos dados gripais e, assim, podemos avaliar a quantidade de sintomáticos. Nós podemos antecipar os alertas vermelhos das regiões, antes mesmo que eles aconteçam”, explicou a epidemiologista Maria Cristina Willemann, responsável pela iniciativa.

Os levantamentos são feitos em toda extensão do território estadual e obedecem à amostragem denominada 30 por 7. “Um cluster é uma microárea de atenção básica, nós temos 30 clusters em cada região de Santa Catarina. Nós sorteamos sete pessoas por semana em cada um desses clusters para serem inqueridas”, resume Maria Cristina.

As perguntas são baseadas no inquérito rápido de cobertura vacinal: indaga-se qual a idade e os sintomas que a pessoa pode ter, entre eles, tosse, febre, dor de garganta, perda de olfato, perda de paladar, vômito, diarreia e falta de ar. Essa primeira amostragem é uma linha de base, segundo a Vigilância Epidemiológica, e servirá como um projeto contínuo com a ajuda da atenção básica dos municípios.

A relação de Estado e municípios vem sendo consolidada desde o início do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). A secretária-executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), a enfermeira Simone de Souza, ressalta que essa parceria tem sido imprescindível para harmonizar as relações multidisciplinares e intersetoriais, além de fornecer maior capilaridade a informação. “O objetivo de todos é construir um processo que apresente resultados positivos no atendimento da ponta”, avalia Simone.

O que os números mostram

Todas as regiões evidenciam que existem outros vírus respiratórios em circulação, mas os inquéritos também denunciaram que duas áreas de Santa Catarina representam alta taxa de possíveis contaminados por coronavírus – Serra catarinense e Nordeste. As entrevistas mostraram que cerca de 12,32% das pessoas da região Nordeste apresentam quadro gripal. Na Serra, o número é de 12,12%. O Extremo Sul projeta uma taxa de 10,16%, enquanto a região de Laguna tem 9,56% e a Carbonífera tem 9,60%. São as cinco regiões com maior taxa de gripe entre os entrevistados. A Vigilância Epidemiológica destaca que esses números são apenas uma base e que só serão completamente compreendidos 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)