keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Comércio de Santa Catarina tem crescimento de 3,6% em agosto, o maior da região Sul

A retomada econômica aparece em todos os setores de Santa Catarina. Em agosto, o volume de vendas do comércio varejista ampliado no estado cresceu 3,6% em relação a julho. O resultado é o melhor da […]

comercio economia venda 20201008 1875932855 Visor Notícias
Foto: Secom/Divulgação

A retomada econômica aparece em todos os setores de Santa Catarina. Em agosto, o volume de vendas do comércio varejista ampliado no estado cresceu 3,6% em relação a julho. O resultado é o melhor da região Sul do país e representa o quarto mês consecutivo de alta. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira, 08, pelo IBGE.

Em relação a agosto de 2019, o crescimento do comércio catarinense foi de 7,1%, bem acima da média nacional (3,9%). 

“Estamos evidenciando crescimento em todos os setores da economia catarinense. Isso é fruto das iniciativas do Governo do Estado, que impulsionou o empreendedorismo e a inovação em Santa Catarina. Agora, mesmo em período de pandemia, estamos crescendo acima da média nacional e iremos vencer essa crise com muito trabalho e apoio dos catarinenses”, ressalta o governador Carlos Moisés.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, os resultados positivos já refletem nos indicadores econômicos do estado. “Mostram que Santa Catarina está no caminho certo, numa espiral de prosperidade, esperança e confiança. A retomada econômica catarinense já é uma realidade. Resposta de um trabalho estratégico, com propósitos, e de uma aproximação sólida com o setor produtivo”, destaca.

Atividades em alta

Entre as atividades que puxaram o crescimento no comércio ampliado no estado em agosto, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, estão: materiais de construção (25,2%), móveis e eletrodomésticos (21,3%), hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (17,2%), tecidos, vestuário e calçados (9,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,2%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,9%).

“O comércio catarinense, assim como a indústria, apresentou o quarto mês consecutivo de crescimento. Quando se trata do varejo ampliado, cresceu apenas 1% abaixo da média nacional. Mas quando observamos os resultados no acumulado do ano e, também, dos últimos 12 meses, verificamos que Santa Catarina vem se destacando bastante no cenário nacional. Esperamos que nos resultados de setembro já tenhamos um crescimento acumulado para o setor no estado”, pontua o economista da SDE, Paulo Zoldan.

Mesmo com queda de 0,1%, no acumulado do ano, o varejo ampliado catarinense é o que teve o melhor desempenho no Centro Sul do pais, ou seja, superando o crescimento das maiores economias brasileiras. No acúmulo de vendas dos últimos 12 meses, o Estado apontou crescimento de 4,1%, enquanto no Brasil foi registrada queda de 1,7%. 

Industria em recuperação

Também nesta quinta-feira o IBGE divulgou a pesquisa de produção industrial. Os dados mostraram crescimento de 6% no setor catarinense, a segunda maior alta do país.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Gigante têxtil de SC divulga novo posicionamento de marca e presenteia colaboradores

Com 141 anos de história, a empresa visa renovar a conexão com os lares dos consumidores

Economia

Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes em um ano

Movimentação em 2023 chegou a 16,8 milhões de toneladas

Economia

Abertura do mercado livre para o Grupo B pode gerar economia de R$ 35 bi

Pesquisa revela que famílias e pequenas empresas podem se beneficiar da abertura do mercado para rede de baixa tensão

Economia

Banco Central destaca a importância da digitalização da moeda na redução do crime financeiro

A digitalização da moeda refere-se ao processo de converter o dinheiro físico, como cédulas e moedas, em uma forma eletrônica ou digital

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)