keyboard_backspace

Página Inicial

Meio Ambiente

Caravelas-portuguesas são vistas em dois pontos diferentes na orla da praia de Itapema

A presença desses animais liga um alerta para os banhistas, devido ao perigo apresentado pelas toxinas liberadas em caso de contato físico

design horizontal 34 1 Visor Notícias
Caravelas-portuguesas encontradas no Estreito e na Meia Praia. (Fotos: Ricardo André Brandão/Seguidor do Visor Notícias)

Caravelas-portuguesas foram vistas na areia da orla de Itapema, na manhã deste sábado (10). Os animais foram flagrados em dois pontos diferentes, uma na Meia Praia e outra no trecho da praia do Estreito, área que fica entre a Meia Praia e a Praia do Centro. A presença desses animais liga um alerta para os banhistas, devido ao perigo apresentado pelas toxinas liberadas em caso de contato físico.

Os tentáculos das caravelas-portuguesas podem crescer até 50 metros, embora a média seja de aproximadamente 10 metros. As caravelas não atacam humanos com os tentáculos, mas em caso de contato físico, as toxinas causam queimaduras que podem ser até de terceiro grau. Em casos extremamente raros, a exposição à toxina tem o potencial de levar à morte.

WhatsApp Image 2024 02 10 at 12.50.05 2 Visor Notícias
Caravela-portuguesa encontra na praia do estreito, em Itapema. (Foto: Ricardo André Brandão / Seguidor do Visor Notícias)

Diante do perigo, especialistas oferecem recomendações específicas para o tratamento de queimaduras causadas por essas caravelas. Deve-se evitar o uso de água doce no ferimento, pois isso pode intensificar a ação do veneno. Em vez disso, a remoção cuidadosa dos tentáculos, o uso de soro fisiológico, ácido acético (vinagre) ou álcool isopropílico a 70% para tirar o efeito do veneno e compressas frias são as medidas recomendadas para alívio da dor.

Para aqueles que não têm acesso imediato a estes tratamentos, lavar a área com água do mar pode ser uma alternativa provisória, mas nunca com água doce. Em casos de sintomas mais graves, a orientação é procurar assistência médica.

Veja as caravelas-portuguesas flagradas na areia de Itapema hoje:

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Meio Ambiente

Balneário Camboriú busca licença para obra de reforço ao alargamento na Praia Central

A obra tem como objetivo combater a erosão que ameaça a região da Barra Sul

Meio Ambiente

Em dias quentes, índice de calor no Vivapark Porto Belo chegou a ser 16°C mais baixo do que em cidade vizinha

No calor de janeiro, o primeiro bairro-parque do Brasil demonstrou a importância das áreas verdes

Meio Ambiente

Prefeitura e Companhia Águas de Joinville reativam ETA Cubatão

A água voltou a ser captada; no entanto, ainda é necessário que ela passe por tratamento e testes antes que o abastecimento seja restabelecido

Meio Ambiente

Campanha ‘Heróis do Verão’ conclui ações bem sucedidas nas praias de Itapema

A campanha mobilizou mais de 900 pessoas nas praias Central e Meia Praia

Mais notícias

Cidades

IMA divulga relatório de balneabilidade referente à semana de 26 de fevereiro a 1º de março

Nos 238 pontos monitorados pelo Instituto no litoral catarinense, 170 estão próprios para banho

Saúde

Força-tarefa contra dengue mobiliza mais de 900 pessoas e vistoria cerca de 300 ruas

Aproximadamente 400 toneladas de lixo e entulho foram recolhidas pela Secretaria Municipal de Obras