keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Cãominhada agitou o sábado de Balneário Camboriú

No total, 180 cães participaram do evento, entre eles os cães K-9 da Guarda Municipal e da Polícia Militar, os cães do projeto Cão Terapeuta da Secretaria da Pessoa Idosa e cães socializadores da Escola de Cães Guias Helen Keller.

X

Os cães tomaram conta das ruas de Balneário Camboriú na manhã deste sábado (14). A 9ª Cãominhada teve início às 9h na Praça Higino Pio e por volta das 10h os cães e seus donos partiram para a Praça Almirante Tamandaré. No total, 180 cães participaram do evento, entre eles os cães K-9 da Guarda Municipal e da Polícia Militar, os cães do projeto Cão Terapeuta da Secretaria da Pessoa Idosa e cães socializadores da Escola de Cães Guias Helen Keller.

Neste ano, a Cãominhada teve como tema a conscientização voltada aos cães-guias. Com a frase “Aos seus olhos, um cão-guia. Aos meus, um mundo mais acessível”, o evento conscientizou a população da importância de respeitar os cães-guias quando os encontrar nas ruas e valorizar o papel desses animais na sociedade. “A Lei 11.126/05 dá aos animais direito de acompanhar seus donos em quaisquer lugares, estabelecimentos e transportes. É preciso que a população conheça e respeite essa lei”, contou a administrativa da Escola de Cães-Guia Helen Keller, Jhennifer Ferreira.

Cães de todos os tamanhos e raças, com as histórias mais diversas, participaram da Cãominhada. Dentre eles o Frank, um cão paraplégico, que foi adotado por Estela Maris. Ambos fazem parte do projeto Cão Terapeuta, que visita pacientes do Hospital Municipal Ruth Cardoso, o lar de idosos Associação São Vicente de Paula e a Casa das Anas. Estela conta que Frank é um cão muito carinhoso e demonstra gostar de fazer parte dessas ações. “Frank é um cachorro muito carente e carinhoso, talvez por ele ter vivido muito tempo nas ruas. Quando chegamos no hospital, é incrível como ele se transforma. Parece que ele entende que as pessoas precisam de carinho”, conta Estela.

Para a coordenadora do Cão Terapeuta, Vitória Cristina Ferreira, a Cãominhada se tornou uma forma de divulgar ainda mais o projeto. “É bom para que as pessoas vejam que o cão terapeuta não é aquele cão regrado. Qualquer cão dócil pode ser um cão terapeuta”, conta Vitória. A coordenadora ressalta a importância da visibilidade causada pelo evento e conta que neste sábado, novos seus pets foram inscritos no projeto.

Na Praça Almirante Tamandaré, os participantes inscritos puderam participar de sorteios de brindes oferecidos pelos parceiros do evento: a Escola de Cães-Guias Helen Keller, Pet SC, Dalpet, ONG Viva Bicho, I Pet, Instituto Faça Mais, Conselho Municipal de Proteção Animal, Rádio Mix, La Pet, Grupo Riviera, Clínica Veterinária Guapeka, Mata Cura.

Liege Pedroso é publicitária e moradora de Balneário Camboriú há cinco anos. É a segunda vez que ela e seu cão, Foster, participam da Cãominhada. “Acho muito importante essas caminhadas para que haja uma socialização entre os cães e os donos, além de uma interação de quem tem o cão e quem não tem. O número de pets está aumentando cada vez mais e é importante que nós aprendamos a viver melhor no dia a dia com eles. Fica uma harmonia melhor pra todos”, diz Liege.

A 9ª Cãominhada faz parte do calendário de comemorações de 54 anos de Balneário Camboriú. “Os cães fazem parte das famílias. Então, nada mais justo do que ter atividades para eles e para nós durante a programação do aniversário de Balneário Camboriú. Achei a proposta muito legal”, falou a agente de alimentação Priscila Facin, que foi com a família e três cachorrinhos participar da ação.

A Organização Não Governamental (ONG) Viva Bicho e o Movimento Faça Mais juntaram o evento “Caminhar é o Bicho” à Cãominhada. O aumento de participantes dessa edição se deve também a essa parceria. A ONG Viva Bicho vendeu 200 camisetas durante o evento. Toda a verba será revertida para a ONG.

A Cãominhada atende à Lei Municipal 2975/2009 e é realizada pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Todos os anos é lançado edital para que empresas interessadas possam se credenciar e fazer parte do evento. 

Cidades

Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano

A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano

Cidades

FAACI vai realizar oficinas do Plano de Manejo do Refúgio da Vida Silvestre

Inscrições devem ser feitas por telefone com Matheus Morganti Baldim (048) 99123-3132

Cidades

Funcionário que recusar vacina contra o coronavírus pode ser demitido por justa causa, diz especialista

Num cenário em que o Poder Público imponha medidas restritivas para incentivar a vacinação contra a Covid-19, caso uma empresa adquira doses para proteger a equipe e um funcionário recuse a imunização, a situação pode […]

Cidades

Leão-marinho faz visita à praia da Tainha, em Bombinhas

Um leão-marinho fez uma visita à praia da Tainha, em Bombinhas, neste final de semana. O animal descansava nas pedras no costão.  O projeto de Monitoramento das Praias da Univali explicou que o animal é […]

Cidades

Porto Belo decide proibir festa em escuna, no Caixa D’aço, que era anunciada nas redes sociais

A prefeitura de Porto Belo anunciou que proibiu a Seaparty 2ª Edição, que estava prevista para o próximo dia 23, em uma escuna na praia do Caixa D’aço. Os ingressos estavam sendo vendidos a R$ […]

Mais notícias