keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Canoinhas pode passar por nova enchente, aponta Defesa Civil

O pico da chuva está previsto para sexta-feira (17) e sábado (18)

WhatsApp Image 2023 11 16 at 13.15.43 Visor Notícias
Foto: Reprodução/Internet/ND

A Defesa Civil de Santa Catarina e o Epagri/Ciram emitiram um alerta de temporal para a região de Canoinhas na madrugada de quinta-feira (16), com previsões de acumular mais de 70 milímetros de chuva, especialmente no sábado (18).

Esta semana em Santa Catarina está sendo marcada por chuvas intensas e frequentes tempestades. Essas condições são resultado de áreas de baixa pressão e a atuação do Jato de Baixos Níveis, que transporta umidade da Amazônia para o Sul, além da passagem de um sistema frontal.

O pico da chuva está previsto entre sexta-feira (17) e sábado (18). Durante este período, o risco de alagamentos, enxurradas, danos em estruturas e na rede elétrica, além de quedas de galhos e árvores, é considerado alto.

A partir de domingo (19) até terça-feira (21), espera-se uma melhora nas condições climáticas, com redução das chuvas e aumento da presença do sol.

O estado de Santa Catarina está sob alerta devido a chuvas fortes e tempestades que podem causar elevações significativas nos rios de várias bacias hidrográficas, com expectativa de continuidade até o final de semana.

Há um alerta para as regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul devido ao risco muito alto de alagamentos, enxurradas e inundações graduais. As bacias do Planalto Norte e Litoral Norte também enfrentam alto risco.

Na quarta-feira (15), o rio Canoinhas registrou um nível de 6,76 metros, mostrando tendência de diminuição. O rio Negro, em Três Barras, com 430 pessoas já afetadas por enchentes em abrigos, estava em 7,01 metros, ambos com previsão de retornarem lentamente aos seus leitos normais.

O Instituto Nacional de Meteorologia reforça o alerta de tempestade para a região Sul do país devido ao ar quente e instável que se mantém na área. A Defesa Civil recomenda que a população inspecione as condições dos telhados e das árvores próximas às residências e faça os reparos necessários antes da chegada das chuvas.

Durante as chuvas, as orientações são para manter a segurança, desconectando aparelhos eletrônicos e garantindo que portas e janelas estejam bem fechadas.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Massa de ar quente provoca calorão em SC; temperatura pode chegar aos 36ºC neste sábado

Calor antecede uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul, que só deve começar a se manifestar na próxima semana

Tempo

Temperaturas oscilam e chuvas marcam o fim de semana em Santa Catarina

Mudança climática está prevista para domingo com queda de temperatura e chuvas intensas

Tempo

Anticiclone deve atingir o país nos próximos dias

O fenômeno deve ganhar força no final de abril e início de maio

Tempo

Temporais com granizo são previstos para Santa Catarina

Segundo informações, chove em todas as regiões do estado; confira como ficam as temperaturas:

Mais notícias

Segurança

Empresário de SC morre em acidente com moto na Argentina

Ele estava em uma moto BMW e morreu nesta sexta-feira (26)

Saúde

Vacinação contra gripe influenza é ampliada para crianças até 12 anos

A partir de segunda-feira (29), novo grupo já pode se imunizar nas unidades de saúde de Itajaí