keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Camboriú registra mais de 200 focos do mosquito Aedes aegypti

Bairros Taboleiro e Monte Alegre apresentam maior incidência. População pode tomar cuidados básicos que ajudam a controlar o surgimento de novos focos

 

O Programa de Combate à Dengue de Camboriú identificou 207 focos do Aedes aegypti em todo o município até a quarta-feira, dia 14. Os bairros Taboleiro e Monte Alegre apresentam maior incidência e são considerados infestados. O número já corresponde a 50,74% dos focos registrados pelo setor em 2017. O mosquito é transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus.

O coordenador do programa no município, Maurício Costa, explica que o crescimento no número de focos é decorrente do clima quente das últimas semanas. “A proliferação do mosquito é maior no verão, o que justifica o aumento nos focos. Mas, atrelado à isso, também há a pouca sensibilização da comunidade. Os agentes de endemia do Programa identificaram novos depósitos de água parada e acúmulo gradativo de entulho, fatos que contribuem para esse aumento”, esclarece.

 

Trabalho de rotina

Agentes de endemia monitoram armadilhas instaladas pelo município semanalmente. Além disso, são visitadas residências diariamente e pontos estratégicos – pátios, cemitérios e depósitos de lixo, por exemplo – a cada 14 dias. O Programa promove ainda ações de sensibilização com a comunidade, palestras em escolas, entre outras ações que auxiliam no combate ao mosquito.

 

Orientações para a população

Alguns cuidados podem ser tomados pelos moradores de Camboriú dentro das próprias casas. Dentre as medidas estão manter pneus secos e guardados em locais cobertos, descartar pratos de plantas, revestir caixas d’água com tela e tapá-las de forma adequada, trocar bromélias por outras plantas em jardins e lavar vasilhames de animais domésticos com frequência.

“É necessário que a população entenda que a luta contra o Aedes aegypti é conjunta: tanto deles como do Poder Público. Só assim conseguiremos controlar o surgimento de focos e a proliferação do mosquito”, destaca o secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser do Santos.

Em casos de denúncias ou dúvidas, o contato com o Programa de Combate à Dengue deve ser feito pelo telefone (47) 3365-9400 ou na página oficial do Facebook – Dengue Camboriú.

 

Confira a listagem de bairros e números de focos identificados  

 

Taboleiro – 45

Monte Alegre – 43

Centro – 43

Lídia Duarte – 25

Areias – 17

São Francisco de Assis – 16

Santa Regina – 12

Cedro – 3

Rio Pequeno – 2

Várzea do Ranchinho – 1

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Obra bloqueia cruzamento da rua Silva com a Marcos Konder em Itajaí

Motoristas devem ficar atentos aos desvios a partir das 19h

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local