keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Câmara de Balneário Camboriú inicia implantação de Agenda Ambiental

Agenda Ambiental começa a ser implantada na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú

d60164fed4b379fcc9637af38df2d1ef Visor Notícias

A Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú começou a implantar a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa que visa a eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente, com a incorporação de critérios socioambientais no dia a dia dos órgãos que aderem à iniciativa.

A Comissão Gestora da A3P na Câmara foi empossada durante a sessão ordinária desta terça-feira (04), e é composta por seis servidores que trabalharão voluntariamente.

A coordenadora do grupo é a assessora parlamentar Kelli Cristina Dacol, que tem 12 anos de experiência profissional e acadêmica com políticas públicas ambientais. Os demais integrantes são: Angelita Sorgatto Amancio, Daniele Sisnandes dos Reis, Geraldo Sergio Cemin, Oseias Eleno Nascimento e Wagner Adilson Rogal.

Etapas

A primeira tarefa da comissão será a realização de um diagnóstico de práticas e gastos do Legislativo, como explica Kelli: “Antes de propor ações, precisamos compreender como está sendo realizada a gestão de resíduos, quais são os gastos com energia elétrica, água, materiais de expediente etc. Faremos um mapeamento dos gastos da Câmara, avaliaremos as ações já adotadas, e faremos pesquisas e questionários para podermos inserir os servidores nesse trabalho”.

Após o diagnóstico, será elaborado um plano de ação, com objetivos, metas e programas que a Câmara adotará dentro da A3P, e ocorrerá a vinda de técnicos do Ministério do Meio Ambiente, coordenador do programa, para prestar orientações.

Em seguida, haverá a fase de ampla sensibilização e mobilização de servidores e direção do Legislativo, para que o plano de ação seja executado e tenha uma continuidade. Paralelamente a isso, haverá a definição de indicadores para monitorar todas as etapas.

“A A3P só consegue ser consolidada e ter sucesso, a meu ver, com o envolvimento dos servidores, com um plano bem definido, viável, através do qual reconheçamos quais são os gastos que a Câmara tem, quais são os recursos disponíveis, quais as ações que podemos empreender, para, de forma efetiva, conseguirmos fazer algo aplicável”, destaca Kelli.

Prazo e eixos temáticos

A A3P, conforme proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, tem um prazo total de implantação de cinco anos, em função de ser um programa complexo e de se tratar de uma mudança de cultura institucional. As ações, no entanto, já começam a funcionar ao longo desse prazo, e algumas até já podem existir no órgão, necessitando apenas de ajustes.

A Agenda Ambiental se estrutura em seis eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos; gestão adequada dos resíduos gerados; qualidade de vida no ambiente de trabalho; sensibilização e capacitação dos servidores; compras públicas sustentáveis; e construções sustentáveis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Esportes

Criciúma goleia no Rio e derruba técnico do Vasco

Ramón Díaz teve demissão anunciada menos de 15 minutos após o término da partida

Geral

Filhotes de gato presos em churrasqueira são resgatados no Alto Vale

Segundo o Batalhão de Bombeiros Militar, os gatos tinham apenas três dias de vida