keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Bombeiros catarinenses participam de curso na Colômbia

O curso contou com a participação de Bombeiros do Brasil, México, Panamá, Colômbia, Equador e Argentina.

Entre os dias 03 e 10 de setembro, o Curso Internacional de Combate a Incêndios em Ambientes Confinados foi realizado em Cali, na Colômbia, organizado pelo Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali.

O curso contou com a participação de Bombeiros do México, Panamá, Colômbia, Equador e Argentina. Do Brasil, representando o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), estiveram presentes o 2º Tenente BM, Henrique José Schuelter Nunes e o 2º Tenente BM, Walter Pereira de Mendonça Neto.

A Organização de Bombeiros Americanos (OBA) é a maior organização mundial de cooperação entre Corpos de Bombeiros com representantes de 17 diferentes países do continente americano. Por meio do incentivo à profissionalização, a OBA busca a redução do risco de desastres em nosso continente, proporcionando padronizações internacionais de trabalho e inovações tecnológicas na área de Bombeiro.

Durante toda a semana de curso, foram realizadas instruções práticas e teóricas acerca do comportamento do fogo e seus efeitos para os profissionais que ficam por muito tempo submetidos a altas temperaturas, provocadas pelo calor das chamas. Tudo para que os participantes possam aprimorar as técnicas de combate a incêndio de maneira eficaz e zelar pela segurança das equipes. Alguns assuntos abordados foram: fisiologia da respiração humana, efeitos fisiológicos de altas temperaturas, comportamento do fogo em ambientes confinados, sistema de comando de incidentes em operações de incêndio, técnicas e táticas de extinção de incêndios em ambientes confinados, finalizando com avaliações teóricas e práticas, tudo com foco na utilização mínima de água para o combate.

Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a rotina operacional do Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali, através da realização de um estágio de 36 horas nos 11 quarteis da cidade, participando ativamente da preparação da atividade e do atendimento de ocorrências. Este intercâmbio de conhecimentos, rotinas, táticas e técnicas de combate a incêndios é fundamental para o aprimoramento da atividade.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País

Geral

Mãe de menina autista ameaça trabalhadora em cinema por não vender pipoca via pix

Estabelecimento fica em Tubarão, no Litoral de Santa Catarina

Geral

Caldo de tilápia de 2.500 litros será servido em festa no Sul de SC

Sopa será feita em panela de quase 12 toneladas e servida com ajuda de retroescavadeira

Geral

Caminhonete é flagrada transportando um cabrito amarrado sob um porco

De acordo com a legislação, animais desse porte devem ser transportados em Veículos de Transporte de Animais Vivos (VTAV)

Mais notícias