keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Bombeiros catarinenses participam de curso na Colômbia

O curso contou com a participação de Bombeiros do Brasil, México, Panamá, Colômbia, Equador e Argentina.

Entre os dias 03 e 10 de setembro, o Curso Internacional de Combate a Incêndios em Ambientes Confinados foi realizado em Cali, na Colômbia, organizado pelo Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali.

O curso contou com a participação de Bombeiros do México, Panamá, Colômbia, Equador e Argentina. Do Brasil, representando o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), estiveram presentes o 2º Tenente BM, Henrique José Schuelter Nunes e o 2º Tenente BM, Walter Pereira de Mendonça Neto.

A Organização de Bombeiros Americanos (OBA) é a maior organização mundial de cooperação entre Corpos de Bombeiros com representantes de 17 diferentes países do continente americano. Por meio do incentivo à profissionalização, a OBA busca a redução do risco de desastres em nosso continente, proporcionando padronizações internacionais de trabalho e inovações tecnológicas na área de Bombeiro.

Durante toda a semana de curso, foram realizadas instruções práticas e teóricas acerca do comportamento do fogo e seus efeitos para os profissionais que ficam por muito tempo submetidos a altas temperaturas, provocadas pelo calor das chamas. Tudo para que os participantes possam aprimorar as técnicas de combate a incêndio de maneira eficaz e zelar pela segurança das equipes. Alguns assuntos abordados foram: fisiologia da respiração humana, efeitos fisiológicos de altas temperaturas, comportamento do fogo em ambientes confinados, sistema de comando de incidentes em operações de incêndio, técnicas e táticas de extinção de incêndios em ambientes confinados, finalizando com avaliações teóricas e práticas, tudo com foco na utilização mínima de água para o combate.

Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a rotina operacional do Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali, através da realização de um estágio de 36 horas nos 11 quarteis da cidade, participando ativamente da preparação da atividade e do atendimento de ocorrências. Este intercâmbio de conhecimentos, rotinas, táticas e técnicas de combate a incêndios é fundamental para o aprimoramento da atividade.

Geral

No Sul de SC, governadora garante que buscará mais recursos para atender demandas de Jaguaruna e Laguna

Governadora informou que o projeto proposto pela Amurel será analisado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura

Geral

Missa de Abertura da Pesca da Tainha 2021

Comunidade se junta em oração para pedir a abundância nas redes e lanços

Geral

Caso da fazendeira que estava desaparecida e foi encontrada dentro de cobra píton volta à tona

Moradores mataram a cobra e ao abri-la, se depararam com o corpo da fazendeira

Geral

Cantor Bruno, da dupla com Marrone, posta foto com foragido da Justiça em Dubai e causa polêmica

Com mandados de prisão, Danilo Santana é acusado de, pelo menos, três crimes

Geral

Nasa extrai oxigênio respirável de ar rarefeito de Marte

Embora a produção inicial tenha sido modesta, o feito assinalou a primeira extração experimental de um recurso natural do meio ambiente de outro planeta para uso direto de humanos.

Mais notícias

Segurança

Cães da Polícia Civil auxiliam nas fiscalizações contra tráfico de drogas em rodoviária de Joinville

Passageiros, as malas e os ônibus intermunicipais e interestaduais foram vistoriados pelos agentes com o auxílio dos cães Glock e Imbel

Economia

BC aprova obrigatoriedade de bancos ofertarem Pix por agendamento

Instituições também ganharam mais prazo para Pix Cobrança