keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Bombeiros catarinenses participam de curso na Colômbia

O curso contou com a participação de Bombeiros do Brasil, México, Panamá, Colômbia, Equador e Argentina.

Entre os dias 03 e 10 de setembro, o Curso Internacional de Combate a Incêndios em Ambientes Confinados foi realizado em Cali, na Colômbia, organizado pelo Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali.

O curso contou com a participação de Bombeiros do México, Panamá, Colômbia, Equador e Argentina. Do Brasil, representando o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), estiveram presentes o 2º Tenente BM, Henrique José Schuelter Nunes e o 2º Tenente BM, Walter Pereira de Mendonça Neto.

A Organização de Bombeiros Americanos (OBA) é a maior organização mundial de cooperação entre Corpos de Bombeiros com representantes de 17 diferentes países do continente americano. Por meio do incentivo à profissionalização, a OBA busca a redução do risco de desastres em nosso continente, proporcionando padronizações internacionais de trabalho e inovações tecnológicas na área de Bombeiro.

Durante toda a semana de curso, foram realizadas instruções práticas e teóricas acerca do comportamento do fogo e seus efeitos para os profissionais que ficam por muito tempo submetidos a altas temperaturas, provocadas pelo calor das chamas. Tudo para que os participantes possam aprimorar as técnicas de combate a incêndio de maneira eficaz e zelar pela segurança das equipes. Alguns assuntos abordados foram: fisiologia da respiração humana, efeitos fisiológicos de altas temperaturas, comportamento do fogo em ambientes confinados, sistema de comando de incidentes em operações de incêndio, técnicas e táticas de extinção de incêndios em ambientes confinados, finalizando com avaliações teóricas e práticas, tudo com foco na utilização mínima de água para o combate.

Os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer a rotina operacional do Corpo de Bombeiros de Santiago de Cali, através da realização de um estágio de 36 horas nos 11 quarteis da cidade, participando ativamente da preparação da atividade e do atendimento de ocorrências. Este intercâmbio de conhecimentos, rotinas, táticas e técnicas de combate a incêndios é fundamental para o aprimoramento da atividade.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Arteris inicia obras noturnas para reconstrução de pavimento na BR-101

Motoristas devem redobrar atenção, pois trânsito no local irá operar em meia pista no período das 19h às 07h

Geral

Mamãe Falei e Marcelo Brigadeiro se enfrentam em Florianópolis

A luta deve ocorrer no final do evento, que ainda contará com painéis sobre política

Geral

Superfície de Marte é totalmente fotografada por sonda chinesa

Tianwen-1 passou um ano na superfície do planeta e completou tarefas

Geral

Balneário Camboriú faz 58 anos em julho com programação especial

Na programação, há atividades gratuitas e pagas. Além dos eventos organizados pela Prefeitura, estão previstos os de responsabilidade da iniciativa privada

Mais notícias

Geral

Arteris inicia obras noturnas para reconstrução de pavimento na BR-101

Motoristas devem redobrar atenção, pois trânsito no local irá operar em meia pista no período das 19h às 07h

Segurança

Polícia Civil prende homem que estava foragido por tráfico de drogas em Tubarão

O homem foi preso ainda em flagrante pelos delitos de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo