keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Trilhas com vista para o mar em Santa Catarina: Onde encontrar?

As trilhas em Santa Catarina além de oferecer aproximação com a natureza, podem somar no visual de tirar o fôlego.

praia do forte tem o Visor Notícias

Fazer uma trilha pode proporcionar muitos tipos de experiência, como silenciar a fala e prestar atenção nos sons da mata pode acalmar a mente.  Contemplar as paisagens é uma forma de sentir conexão com a imensa natureza da qual fazemos parte. Há várias trilhas em SC que vão proporcionar a você tudo isso.

Como ainda estamos na temporada de verão, que tal percorrer uma das trilhas em SC na companhia do mar? As trilhas em SC que apresentaremos a seguir têm essa característica: você vai de uma praia à outra costeando ou subindo morros de onde a vista compensa os esforços.

1. Trilha do Morro da Esperança (São Francisco do Sul)

praia do forte tem o Visor Notícias
Fonte: Divulgação

É muito possível que a trilha do Morro da Esperança, também conhecido como Morro da Enseada, seja a mais realizada em São Francisco do Sul. Além de ser de fácil acesso e um nível de dificuldade que vai de leve a moderado, a paisagem compensa muito.

Essa é uma das trilhas em SC que o maior presente fica guardado para a metade do percurso – ou para o final, no caso de quem queira ir apenas até o topo do morro.

O trajeto começa no final da Praia da Enseada, uma das principais do município. A trilha se inicia em uma escadaria de 226 degraus. Embora seja bem estreita, ela conta com corrimão em quase todo o percurso e também pequenos recuos de descanso.

Enquanto estiver subindo, vale dar algumas paradas e olhar para trás. Quanto mais alto estiver, mais bonita fica a vista da Enseada, aparecendo pelo meio das árvores que cercam a trilha.

Assim que termina a escadaria, o caminho segue por um terreno íngreme de chão de terra, com bastante irregularidades. Para quem já está acostumado, é um trecho bem tranquilo, mas requer mais atenção de quem não tem costume. Poucos metros adiante estará a paisagem recompensadora.

Após a subida, você chegará no topo do morro, em um amplo terreno gramado. Do lado esquerdo, cercado por vegetação há um lago. Seguindo em frente, irá se deparar com a vista do costão de rochas e o imenso oceano. É muito lindo!

Lá em cima costuma ventar muito e é preciso ter atenção para não chegar muito próximo à beira do morro. Algumas pessoas descem até grandes pedras para tirar fotos, mas não é seguro!

Deste ponto você tem duas opções: voltar pela escadaria onde subiu ou seguir à direita em meio à mata mais fechada até a Praia da Saudade, também conhecida como Prainha.

O percurso tem cerca de 600 metros e é bem demarcado, com algumas placas indicativas pelo caminho. A principal atenção é com grandes raízes no chão, o que faz com que seja mais irregular. Em cerca de 40 minutos, o mar agitado da Prainha aparecerá no horizonte, fazendo você chegar em um dos principais “points” de São Francisco do Sul.

• Onde começa: no final da Praia da Enseada, na escadaria da Petrobrás.
  • Onde termina: na Praia da Saudade (também conhecida como Prainha).
  • Como chegar: a pé ou de carro é preciso percorrer a Avenida Atlântica até o final da Praia da Enseada. Você passará por um estacionamento de motorhomes e a escadaria onde se inicia a trilha estará a apenas 200 metros à frente. No caso de estar de carro ou moto, o veículo pode ficar estacionado em vagas públicas próximas.
  • Extensão total: aproximadamente um quilômetro (apenas ida).
  • Tempo médio: cerca de 40 minutos (apenas ida).
  • Nível de dificuldade: entre leve e moderada.
  • Recomendações: usar calçado fechado e com boa aderência. Não fazer a trilha à noite ou em período chuvoso.

2. Trilha do Morro das Aranhas (Florianópolis)

Morro das Aranhas Florianopolis Lenise Adriane Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Esta é uma das trilhas em SC em que a vista para o mar acompanha o trilheiro por quase todo o percurso. A trilha do Morro das Aranhas conduz o visitante da Praia do Santinho, na região Norte e uma das mais afastadas do Centro de Florianópolis, à Praia de Moçambique, a mais extensa e menos movimentada da Ilha da Magia.

O percurso começa no canto sul (à direita) da Praia do Santinho. No final da faixa de areia se tem acesso à uma pequena ponte de madeira e à calçada que contorna o morro, passando em frente ao Resort Costão do Santinho.

Logo um pouco mais à frente, você irá se deparar com enormes pedras onde há inscrições rupestres, datadas de milhares de anos. Vale a parada para observar. Mais adiante você chegará na Praça do Conhecimento, com placas explicativas sobre as inscrições e sobre nossos antepassados, os povos do sambaqui.

Conforme for avançando no percurso, não deixe de parar para observar toda a extensão da praia ficando para trás. Em um determinado ponto você encontrará uma placa indicando a direção à Praia de Moçambique e para subir o Morro das Aranhas. Como o nosso destino é a praia, basta seguir reto contornando o morro.

A trilha vai ficando bastante acidentada, com muitos trechos de subidas e descidas em meio às pedras. É importante ficar atento aos desníveis do caminho, aos trechos escorregadios com lama e manter as mãos livres caso precise se segurar em algo.

Lembre-se que você estará costeando um morro, nas alturas, e à beira do mar. Como a maior parte do percurso é em área exposta ao sol, não se esqueça de usar um boné, passar protetor solar e levar água.

Apenas um pequeno trecho é feito por dentro da mata mais fechada. É interessante fazer essa trilha vagarosamente, por uma questão de segurança, mas também para poder contemplar todas as paisagens que passarão pelos seus olhos. Você verá o mar aberto, a Ilha das Aranhas, barcos de pesca, gaivotas e panoramicamente as praias do Santinho e de Moçambique.

Você pode estar se perguntando se o morro faz jus ao seu nome e se é comum encontrar aranhas por lá. É possível que encontre uma outra e algumas teias. Por isso, vale sempre a dica de fazer trilhas com sapatos fechados e olhar para o lugar em que vai colocar as mãos.

Os gravatás, um tipo de bromélia com espinhos, ornamentam vários trechos do caminho. Só é necessário ter atenção para não se espetar. Neste caso, uma calça comprida ajuda bastante. Após cerca de 1 hora, a Praia de Moçambique começa a se aproximar e indicar o fim do trajeto.

Há também uma outra trilha que conduz do Santinho a Moçambique sem passar pelo costão. Neste caso, o trajeto é por trás do morro e se inicia em um cantinho dentro do estacionamento do Resort Costão do Santinho.

Pode entrar sem medo, pois o acesso é liberado a todos e gratuito. Este caminho em mata fechada é bem mais plano e ainda o conduz para outros dois pontos turísticos antes de chegar à Praia de Moçambique.

Na primeira bifurcação da trilha, o sentido à esquerda dá acesso à Lagoa das Lavadeiras, rodeada por uma grande área de areia e pela vegetação. Já na segunda bifurcação, opte pela direita para acessar as lindas dunas de Moçambique. Depois volte à trilha e siga pela esquerda para chegar até a praia.

• Onde começa: no Costão do Santinho.
  • Onde termina: na Praia do Moçambique.
  • Como chegar: o acesso à trilha inicia no canto sul da praia, próximo ao resort Costão do Santinho. No final da faixa de areia há uma saída para as calçadas que conduzem à subida do morro. Quem for de carro pode deixá-lo estacionado na rua ou em algum estacionamento perto.
  • Extensão total: aproximadamente 2,5 quilômetros (apenas ida).
  • Tempo médio: cerca de 1 hora (apenas ida).
  • Nível de dificuldade: médio. Há vários pontos de desníveis, subidas e descidas no trajeto, além de lama e pedras.
  • Recomendações: vestir roupas leves, calça comprida (para evitar espinhos e se proteger de possíveis animais peçonhentos) e calçado fechado com solado bem aderente. Passar protetor solar e usar boné. Levar água e comidas leves, como barra de cereal, frutas ou sanduíches.

3. Trilha da Caranha (Garopaba)

16251717 1213056488779007 1940551110518739910 o 1 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Boa para trilheiros iniciantes, esta é mais uma das trilhas em SC que é feita contornando um costão, na companhia quase que o tempo inteiro do mar. Se for temporada das Baleias Francas no Estado, entre julho e novembro, poderá ter alguma delas em sua companhia. Você por terra, no alto do morro, ela pelo mar.

A trilha da Caranha liga a Praia da Barra à Praia do Ouvidor, em Garopaba. São cerca de quatro quilômetros de caminhada, considerando ida e volta, em um percurso em sua maioria plano. Alguns trechos mais desafiadores incluem desníveis no terreno e pedras.

O caminho começa no canto Sul (direito) da Praia da Barra, onde há placas de sinalização do início da trilha. Logo de cara, você chegará em um espaço amplo cheio de árvores, que lembra um bosque.

Por entre a vegetação, pode-se espiar o mar, a areia e as rochas que o costeiam. Siga pela esquerda para pegar uma pequena subida. Em alguns pontos, a trilha se torna um pouco mais estreita, cercada pela vegetação, e ainda assim é bem aberta.

Quase na metade do caminho é possível avistar a Praia da Barra, a Praia da Ferrugem, o Morro do Índio e o Morro da Praia do Silveira. Conforme o percurso avança, a paisagem de árvores vai sendo substituída por campos abertos com gramado.

Eles são ideais para dar uma pausa na caminhada, sentar e apreciar a vista. Se a fome já tiver batido, dá para fazer um verdadeiro piquenique tendo a vegetação e o mar como cenário.

Já no final da trilha, do alto do morro gramado, aparece na visão a Praia do Ouvidor de um lado e de outro suas dunas de areia. Restam poucos minutos para que você atravesse uma pequena porteira e chegue ao canto Norte do Ouvidor.

Do outro lado da praia (no canto Sul), há mais uma trilha que conduz até a Praia Vermelha e a Praia do Rosa, ambas no município vizinho de Imbituba. Todas essas trilhas fazem parte da Rota da Baleia Franca em Santa Catarina.

• Onde começa: no canto Sul da Praia da Barra.
  • Onde termina: na Praia do Ouvidor.
  • Extensão total: quatro quilômetros (ida e volta).
  • Tempo médio: 3 horas (ida e volta).
  • Nível de dificuldade: leve.
  • Recomendações: usar roupas confortáveis e calçados fechados com sola antiderrapante. Passar protetor solar e repelente. Levar água e lanches leves.

4. Trilha da Praia do Luz – Rosa Sul (Imbituba)

trilha da praia do luz rosa sul Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Assim como a trilha da Caranha, esta é outra das trilhas em SC que fazem parte da Rota da Baleia Franca, no município de Imbituba. Além da linda paisagem que acompanha o percurso do canto Sul da Praia do Rosa (também conhecido como Rosa Sul) até a Praia do Luz, você também poderá avistar baleias francas com seus filhotes ao longo do costão, entre os meses de julho e novembro.

No canto Sul da praia, onde está um costão de rochas, há uma escada que dá acesso à estradinha de chão (Avenida Porto Novo) que corre paralela à areia. Já pode considerar este o ponto inicial da trilha.

Siga reto até o fim desta via, a cerca de 500 metros. Nesse pequeno trajeto, você passará pela pequenina e pouco movimentada Praia do Porto. Logo adiante, por cerca de 100 metros, encontrará uma porteira do lado direito. Passe por ela para começar a subir o morro.

O terreno é um grande campo gramado onde algumas vacas costumam pastar. O caminho é muito bem demarcado e não há como se perder. Esse é o único trecho íngreme da trilha. Quando você terminar de subir, já irá despontar no horizonte a Praia do Luz, seguida pela Barra de Ibiraquera e à esquerda no meio do mar a Ilha do Batuta.

Seguindo o caminho há mais uma pequena porteira a ser atravessada. Em seguida, passará por um trecho dentro da mata. A partir deste ponto, faltará pouco para alcançar a Praia do Luz. Uma pequena descida em terreno arenoso indica que a faixa de areia está próxima.

• Onde começa: no canto sul da Praia do Rosa.
  • Onde termina: na Praia do Luz.
  • Como chegar: se estiver de carro, siga de carro pela Avenida Porto Novo. Próximo aos restaurantes há vagas de estacionamento, assim como no final da via perto da porteira de acesso ao morro. No entanto, isso depende da época do ano. Atente-se para as placas de permissão para estacionar.
  • Extensão total: aproximadamente 2,5 quilômetros (ida e volta).
  • Tempo médio: Cerca de 1 hora (ida e volta).
  • Nível de dificuldade: leve.
  • Recomendações: vestir roupas leves e de preferência tênis. Passar protetor solar e usar boné, já que a maior parte da trilha é em exposição ao sol. Leve água e um lanche leve, caso dê fome, e saco de lixo para recolher os resíduos.

Dicas para deixar a sua trilha ainda mais segura e divertida

• Procure sempre fazer trilhas com condutores especializados ou ao menos acompanhado por pessoas que conheçam a região;
  • Prefira o horário da manhã, para não correr o risco de ser perder enquanto anoitece;
  • Evite fazer trilhas em períodos de chuva, pois o terreno pode ficar muito escorregadio e perigoso;
  • Use roupa e calçado apropriado, com aderência;
  • Evite carregar muito peso e mantenha as mãos livres.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Eco Resort Colinas de Urubici terá lançamento nesta quinta

O projeto da CF Negócios Imobiliários, envolveu um investimento de R$ 31,8 milhões

Primeiro Túnel de Vento do Sul do Brasil será construído em BC

Ao ser suspensa pelo fluxo de ar, a pessoa terá a sensação indescritível de estar voando

Turismo

Dados da temporada sugerem mudança de comportamento do turista em Florianópolis

Mesmo com lotação acima da média em hotéis e apartamentos de aluguel, restaurantes e bares registraram movimento baixo; um dos motivos seria a escolha por imóveis onde possam cozinhar durante a estadia

Iniciada a execução do mirante do Parque Ecológico e Náutico de Itajaí

Projeto de 23 mil metros quadrados deve ser concluído no segundo semestre

Conheça as belezas da Ilha do Pirata e da Praia do Plaza

A Ilha começa pela trilha que leva à Praia do Plaza, conhecida entre os surfistas e apelidada carinhosamente de praia do caminhoneiro

Mais notícias

Segurança

RS enfrenta maior desastre climático de sua história

O governador solicitou o apoio das Forças Armadas para coordenar a resposta ao desastre

Homem em situação de rua é vítima de tentativa de homicídio em Florianópolis

Ocorrência foi registrada na manhã de quarta-feira; suspeitos ainda não foram localizados