keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Após quase 20 anos, Brasil tem primeiro caso de cólera confirmado

A vítima é um idoso de 60 anos; último caso de cólera contraída localmente foi em 2005

Ministerio da Saude confirma 1o caso local de colera no Brasil depois de 18 anos Visor Notícias
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde (MS) confirmou neste domingo (21) o primeiro caso de cólera contraído localmente no Brasil em quase duas décadas. O paciente, um homem de 60 anos residente em Salvador, Bahia, foi diagnosticado com a doença sem ter histórico de viagens a regiões endêmicas, o que configura um caso autóctone.

Este caso isolado marca o primeiro diagnóstico local da doença desde os últimos registros entre 2004 e 2005, quando foram confirmados 26 casos autóctones no país. Desde então, o Brasil só havia notificado casos importados da doença. O paciente foi considerado não contagioso desde o dia 10 de abril, após a janela de transmissão de 20 dias, e não foram encontrados mais casos entre aqueles que estiveram em contato com ele.

O que é cólera?

A cólera, causada pela bactéria Vibrio cholerae, pode ser adquirida por ingestão de água ou alimentos contaminados e, menos frequentemente, por contato direto com uma pessoa infectada. A doença é caracterizada principalmente por diarreia líquida intensa, que pode levar a uma rápida desidratação e, se não tratada adequadamente, a complicações graves e até morte.

Quais são os sintomas?

  • Diarreia líquida — de início súbito com rápida e intensa desidratação;
  • Vômitos — em casos menos frequentes;
  • Paciente não apresenta febre.

A situação é monitorada de perto pelo Ministério da Saúde, que, juntamente com autoridades locais, está investigando o ambiente e as condições sob as quais o homem contraiu a doença. Isso inclui análises de água e alimentos e monitoramento de possíveis vetores de transmissão em Salvador.

Globalmente, a cólera continua a ser uma preocupação de saúde pública, com surtos reportados em 31 países no primeiro trimestre de 2024, a maioria na África, mas também no Haiti e na República Dominicana. A vigilância e os esforços de prevenção são essenciais para controlar a propagação da doença e proteger populações vulneráveis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Itajaí expande vacinação contra gripe para toda a população

A vacinação ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município

Saúde

Menina de 4 anos morre de meningite bacteriana em cidade do Litoral Norte de SC

A criança, que estava internada desde o último sábado (27), teve morte cerebral decretada pelos médicos nesta quarta-feira (1º)

Saúde

Secretaria da Saúde libera vacina contra a gripe à população de SC maior de 6 meses de idade

O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves da doença

Saúde

Blumenau começa vacinação contra a dengue na segunda-feira

Neste ano, 17 pessoas morreram por conta da doença em Blumenau

Mais notícias

Inusitado

Inquilina indignada com imobiliária rabisca paredes de apartamento

Ato de protesto de inquilina viraliza após cobrança abusiva

Segurança

Empresário de Itapema abre estabelecimento para coleta de doações às vítimas das enchentes

Foram disponibilizadas as instalações da Marina Jet Life para facilitar a arrecadação e organização de itens essenciais