keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Águas de Bombinhas comemora investimentos e o melhor abastecimento no fim de ano

A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano

X

A virada de ano em Bombinhas ficou para a história. Em relação ao abastecimento, a temporada de verão de 2020/2021 tem se confirmado como a melhor dos últimos anos.

A oferta de água tratada nas torneiras é fruto de um trabalho em parceria entre a concessionária Águas de Bombinhas, o município e a comunidade. A empresa investiu em melhorias, reforços de rede, simulações e limpezas ao longo do ano e, além disso, promoveu encontros virtuais a fim de estreitar os laços e ouvir a comunidade.

A combinação de todos estes fatores não poderia ser diferente: aumento do volume de água tratada. Em momentos de pico, a produção chegou a alcançar os 240l/s. Conforme relatou o prefeito Paulo Henrique Dalago Müler, o Paulinho, este foi o melhor abastecimento da história de Bombinhas.

De acordo a advogada Reginalva Mureb, presidente da concessionária, a empresa não tem medido esforços para atender a população da melhor maneira possível. Nesta entrevista, a executiva conta como a empresa trabalha para garantir a oferta no município e se empenha para realizar melhorias contínuas no serviço de abastecimento.

1) Em se tratando de abastecimento, existem relatos de que esta foi uma das melhores temporadas já registradas. Qual a visão da Águas de Bombinhas sobre o tratamento e fornecimento de água nestes últimos dias?

Estamos colhendo os frutos do trabalho intenso durante todo o ano. O resultado está sendo um abastecimento consistente, com boas pressões que levam água às pontas de redes e sem interrupções. E garantia de água de qualidade para a população residente e flutuante. Neste verão, até agora, já recebemos em Bombinhas 5% a mais de turistas, comparado ao mesmo período do verão passado, segundo uma contabilização prévia do município.

Estamos em uma cidade que possui aproximadamente 20 mil habitantes, conforme levantamento do IBGE, e na temporada vê sua população multiplicada em até 15 vezes, principalmente na virada de ano. Então temos casa cheia e um ótimo abastecimento. Para a população em condição de vulnerabilidade social, em parceria com o município, fizemos doações de caixas d’água. E temos também a tarifa social. Pretendemos que todos recebam água adequadamente. A população e os empreendedores de Bombinhas precisavam dessa ótima condição de abastecimento após um 2020 tão desafiador. 

2) Quais medidas foram tomadas pela Águas de Bombinhas para obter estes resultados? Além disso: Temos ciência de que neste verão não houve nenhum chamado para os caminhões-pipa. Numa comparação com as últimas temporadas, esta é uma conquista importante. O que a Águas de Bombinhas projeta realizar para que os próximos verões tenham este mesmo sucesso?

Trabalhamos o ano inteiro para proporcionar aos visitantes de Bombinhas, aos empreendedores e população residente um atendimento sem percalços. Fizemos melhorias em todo o sistema, inclusive nas bombas, ajustes em pontas de redes, limpeza de reservatórios, revisão de painéis elétricos e simulações. Muitas simulações para perceber as respostas do sistema em condições de estresse máximo. 

É importante ressaltar que trabalhamos muito próximos às instituições e lideranças que reverberam diretamente na comunidade através do Programa Afluentes. No ano que passou fizemos uma adaptação e trabalhamos com reuniões mensais em plataformas digitais.  Assim dialogando, ouvimos, ajustarmos os nossos serviços, passamos informações importantes à população, inclusive sobre o uso consciente da água. Iremos em 2021 estreitar ainda mais esse relacionamento. Saneamento nos eixos, água e esgoto se faz junto com a comunidade.

Para os próximos verões o sistema estará ainda mais maduro. Trabalho para a melhoria contínua será a nossa meta. Buscaremos as melhores performances sempre.

3) Apesar da temporada de verão, os moradores e comerciantes se preocupam com a cidade o ano inteiro. Como a Águas de Bombinhas pretende acompanhar o crescimento da cidade?

Toda concessão deve considerar e ter como foco também o Plano Municipal de Saneamento, construído pelo executivo e aprovado pela Câmara de Vereadores. Este documento está atualmente em fase de reformulação e atualização em Bombinhas.

É nesse documento que o município faz as suas projeções e registra as suas previsões de crescimento. E a legislação de concessões estabelece que o contrato de concessão seja periodicamente adaptado para acolher o Plano Municipal. Isto é feito pela Agência Reguladora dos serviços. Assim, o contrato sempre estará atual para cumprir com o desenvolvimento projetado para o município pelos entes competentes.

4) Com a questão da água resolvida, as atenções se voltam agora para o esgoto da cidade. Como está a situação do saneamento de Bombinhas?

A situação do esgotamento sanitário em Bombinhas é de atendimento de 18% da população com coleta e tratamento. O contrato foi ajustado para priorizar a água e na sequência realizar a expansão do sistema de esgotamento sanitário. O prefeito Paulinho sinalizou que pretende tratar do tema o quanto antes. O pedido de licenças já tramita no órgão ambiental. 

Fonte: Visor Notícias

Cidades

Vídeo: Carros boiam durante enchente em Balneário Camboriú

Além dos alagamentos registrados em ruas da cidade, algumas residências foram afetadas pelas chuvas conforme registro da Defesa Civil de Balneário Camboriú

Cidades

Vídeos: Balneário Camboriú fica de baixo d’água depois das fortes chuvas

A Avenida Brasil, na altura da rua Alvin Bauer, Avenida das Flores, rua 1001 e o túnel da rua 3.700 chegaram a ficar interditados devido ao alagamento que tornou impossível a trafegabilidade de veículos

Cidades

Implantação do sistema de esgoto resultará na despoluição gradativa do Rio Camboriú

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, se o serviço de saneamento básico no país fosse universalizado, o país teria um ganho de R$ 7 bilhões por ano com o turismo

Cidades

Defesa Civil amplia alerta de deslizamentos em Santa Catarina

Cidades catarinenses já sentem os efeitos da chuva persistente, com registros de alagamentos e deslizamentos

Cidades

Chuva causa deslizamento e alagamentos em Florianópolis

Os motoristas sentem o reflexo das chuvas em vários pontos da cidade e o congestionamento também afeta a BR-101

Mais notícias

Segurança

Médico é espancado após alertar sobre riscos da Covid-19

Médico infectologista foi espancado na sexta-feira (26)

Segurança

Tragédia: Pai encontrou filho morto em silo de 10 metros de profundidade

Ele teria ido até o local furtar fios de cobre quando caiu na cerealista de fábrica abandonada