keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Com termômetros marcando 50°C na Índia, pão e macarrão podem ficar mais caros em SC

Índia é o segundo maior produtor de trigo do mundo e bloqueou as exportações do produto

pa Visor Notícias
Foto: Pixabay/Divulgação

Com termômetros registrando 50°C na Índia, que vive uma das suas piores ondas de calor dos últimos anos, o país, que é o segundo maior produtor de trigo do mundo, decidiu bloquear as exportações do produto para controlar os preços no mercado interno.

Apesar do Brasil não ser importador do trigo da Índia, o valor do produto no mercado internacional deve aumentar, depois que o país bloqueou as exportações no último sábado (14), já que a produção interna foi afetada com a seca. O efeito desse aumento atinge também Santa Catarina. 

A alta no preço do trigo já havia sido registrada em todo o mundo por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia, explica o economista da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Pablo Bittencourt.

Nos últimos meses, o preço do trigo subiu muito no mercado internacional, por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, que são dois dos maiores produtores mundiais. E aí a produção brasileira foi direcionada às exportações. A gente exportou mais trigo no primeiro trimestre de 2022, do que em todo o ano de 2021 — explica.

— Imagina o impacto disso no segundo maior produtor mundial, que é a Índia. Vai cair a oferta mundial de trigo, deve haver escassez, e isso vai aumentar mais o preço. Com isso, produtos à base de trigo, como as massas e pães serão diretamente afetados. Além disso, segundo o economista, a carne bovina também pode ter impacto, já que o produto é usado para alimentação do gado.

Mercado de trigo em SC e no Brasil

O Brasil produz cerca de 6 milhões de toneladas por ano, mas consome mais de 12 milhões de toneladas ao ano. Santa Catarina, neste ano, deve produzir cerca de 350 mil toneladas, destaca o vice-presidente da Faesc, Enori Barbieri. Ou seja, o país depende muito das importações. O produto é importado principalmente da Argentina, já que o custo de transporte é menor, e, em menor quantidade de países como Paraguai, Uruguai e Estados Unidos.

Com isso, os preços aplicados no mercado internacional impactam diretamente aqui, o que pode fazer a inflação disparar ainda mais nos próximos meses. Para o economista Pablo Bittencourt, o preço do trigo deve continuar alto, por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia. O caso da Índia é mais um agravante.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: NSC

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Programa de Recuperação Fiscal de Santa Catarina entra em sua terceira e última fase

Renegociações são válidas para dívidas de ICMS anteriores a 31 de dezembro de 2022

Economia

Menos de 30% dos trabalhadores domésticos de SC têm carteira assinada

Dados são da PNAD Contínua do IBGE, do terceiro trimestre de 2023

Economia

Fábrica de SC é reconhecida como a primeira do Brasil que reaproveita 99,9% de seus resíduos

A empresa do Vale do Itajaí recebeu o selo do Instituto Lixo Zero Brasil, braço da Aliança Internacional Lixo Zero

Economia

Gastos de catarinenses no Dia das Mães aumentam 13% em 2024

O ticket médio deste ano apresenta um aumento de 8% em relação ao ano anterior

Economia

Estudo aponta SC com o menor índice de pobreza entre os estados brasileiros

Dados revelam que 11,6% dos catarinenses vivem com menos de R$ 664

Mais notícias

Mercado Imobiliário

Construtora aposta em lançamento com vista para paraíso intocado de Itapema

O West Park Urban Habitat oferece uma experiência única entre o mar e a natureza

Tempo

Entenda o que é o fenômeno ‘Rio Atmosférico’ que atinge RS e pode chegar em Santa Catarina

Preocupação agora se estende também a Santa Catarina, conforme explica meteorologista