keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Mais de um mês após ataque hacker, Ministério da Saúde não tem informações sobre criminosos

Leia na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

marcelo queiroga volta as aulas Visor Notícias
Reprodução/Twitter/Ministério da Saúde

Limbo

Mais de um mês depois do ataque hacker que paralisou as plataformas e-SUS Notifica, SI-PNI e ConecteSUS, do Ministério da Saúde, as investigações permanecem no limbo. Embora a pasta posicione que o sistema já foi reestabelecido, ainda há instabilidades para o acesso aos dados sobre casos de Covid. Indagado pela Coluna sobre as investigações do ataque, o ministério diz que tomou as providências necessárias para abertura de processo junto às autoridades competentes e “que as credenciais de operador são bloqueadas sempre que uma irregularidade é identificada”.

GSI

Acionado pelo Ministério da Saúde logo após a detecção do ataque, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) se limita a posicionar que o órgão apenas normatiza a Segurança da Informação no âmbito da Administração Pública Federal: “Nesse caso, as investigações estão sob responsabilidade da Polícia Federal”.

STF

Procurada pela Coluna, a PF diz não comentar investigações em andamento. Está sobre a mesa do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, pedido da oposição de investigação do ministro Marcelo Queiroga por conta do apagão de dados.

Lenha

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), recorreu ao tom de pré-candidato ao não colocar lenha na fogueira de provocações do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), sobre os preços de combustíveis.

Ignorado

Aliado e entusiasta da reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), Lira cobrou do Senado a votação de projeto – aprovado pela Câmara – que muda o cálculo da tributação. Pacheco, apoiado e orientado pelos colegas, ignorou o presidente da Câmara e posicionou que o Senado fará sua parte votando, em fevereiro, dois projetos que já tramitam na Casa. 

Fiéis

Com discrição, a primeira-dama Michelle Bolsonaro tem intensificado os contatos com líderes evangélicos de todo o País. Alguns já até se encontraram com eventuais adversários, mas garantem que mantêm o voto fiel em Bolsonaro.

Vazamento

A partir da declaração do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, de que o presidente Jair Bolsonaro sabia, em 2018, que Flávio Bolsonaro era alvo de investigações, o deputado Ivan Valente (Psol-SP) acionou o Ministério da Justiça cobrando instauração de inquérito para apurar vazamento na Polícia Federal.

Vice mulher

Deputadas e senadoras alinhadas ao Planalto iniciaram um movimento para que a vaga de vice na eventual chapa à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) seja ocupada por uma mulher. Defendem o nome da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina – assídua no Palácio do Planalto e em eventos com Bolsonaro.

Portfólio

Levantamento da Associação Brasileira de Automação-GS1 aponta que a indústria retraiu o portfólio de produtos em 10,5% em 2021. A Taxa de Retração Industrial das médias e pequenas empresas (MPE) foi maior, de 20,7%.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Silvio
Silvio Matheus
Silvio Matheus é jornalista. Estudou jornalismo na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e trabalhou como Assessor de Imprensa da Prefeitura de Itapema, Assessor da Câmara de Vereadores de Itapema e editor do jornal diário O Atlântico. Desde 2019 trabalha como jornalista, editor e filmmaker no site de notícias Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Deputado Emerson Stein (MDB) faz primeiro pronunciamento após ser alvo da Operação Mensageiro

Na ação foram apreendidos documentos, um celular pessoal e um de trabalho e um notebook

Política

André de Oliveira será o primeiro Itapemense a assumir cadeira na ALESC em maio

Oliveira, que é suplente do deputado estadual Matheus Cadorin, assumirá o cargo durante o afastamento temporário de Cadorin, que se ausentará por um período de 30 dias

Política

Porto Belo está entre cidades alvos da nova fase da operação Mensageiro

Ordens de prisão e de busca e apreensão foram executadas em cidades localizadas no Norte do Estado e na região da Foz do Rio Itajaí

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Política

Promobis será votado na Câmara de Itapema nesta terça (23)

Caso aprovado, Itapema fará parte do projeto de transporte integrado dos municípios da Amfri

Mais notícias

Segurança

Morte de trabalhador após festa da empresa em Itapema é investigada

Quando os bombeiros chegaram ao local, Daniel já estava morto, encontrado de bruços sobre uma mesa de trabalho

Tempo

Nível do Rio Uruguai ultrapassa 11 metros em cidade de SC

Várias estruturas já foram afetadas, incluindo pontes e estradas inundadas