keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Entrevista: Mercado Imobiliário se mantém em alta, mesmo com aumento nos juros

Movimento motivou ainda mais construtoras e incorporadoras, que se mantém otimistas com o mercado

Capturar2 Visor Notícias

Uma modalidade tradicional de financiamento, o conhecido financiamento bancário, ajudou o setor imobiliário e da construção civil do litoral de Santa Catarina a viver um de seus melhores momentos, no final do ano passado e começo deste ano. As empresas não estavam muito preparadas para a demanda, mas deram conta do recado. As vendas chegaram a zerar o estoque de imóveis prontos, elegíveis para financiamento, em cidades como Itapema, por exemplo. Um movimento que motivou ainda mais construtoras e incorporadoras, que se mantém otimistas com o mercado, mesmo agora, quando a taxa Selic subiu e a modalidade não é mais tão competitiva.

O programa Mercado Imobiliário SC conversou com o diretor comercial da N1 Empreendimentos, Rafael Gomes, que explicou que o setor em Itapema, por exemplo, não estava acostumado com o interesse do comprador de alto padrão pelo financiamento bancário. Ele lembrou que a alternativa se firmou como uma opção de financiamento, ao lado do tradicional financiamento próprio das construtoras, bastante comum no mercado e que também se manteve em alta no mesmo período. “O comprador desse tipo de imóvel ele avalia muito bem as vantagens e faz a opção de acordo com o mercado. Com a taxa Selic mais baixa e a oferta de imóveis prontos, muitos optaram por essa modalidade”, explicou.

Veja a entrevista completa

A movimentação do mercado, desde o ano passado, de acordo com Gomes, esteve calcada em dois pontos chave. A partir da pandemia houve o despertar para uma moradia segura e com maior qualidade de vida, longe dos grandes centros. Nesse caso a praia se apresentou como melhor opção e cidades como Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí se valorizaram. Também durante a pandemia houve procura por investimentos mais sólidos e seguros e mais uma vez os imóveis se apresentaram desta forma, a partir de 2020, como já havia ocorrido em outras crises no Brasil.

A busca por um investimento sólido e com alta valorização continua em 2021 e ao lado do interesse pelo litoral e pelas melhorias realizadas na região, deve manter as vendas elevadas nos próximos meses, conforme o diretor, mesmo que o estoque de imóveis prontos ainda esteja se recompondo. E independente do movimento de aumento da taxa Selic, que busca segurar consumo e inflação. Gomes também não vê interferência do processo eleitoral na procura pelos imóveis. Independente das disputas políticas, a expectativa, segundo ele, é de que os imóveis da região continuem se valorizando.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Marcos
Marcos Horostecki
Marcos Horostecki é jornalista e gestor público formado pelo Iesb - Instituto de Educação de Brasília-DF. Foi repórter no jornal A Notícia de Joinville-SC, editor-chefe do jornal ND em Florianópolis e chefe de comunicação no Ministério do Trabalho e no Ministério da Pesca em Brasília. Atuou ainda como Ouvidor Geral do Ministério do Trabalho em Brasília e Diretor de Imprensa na Prefeitura de Itajaí.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Edifício Voz, da Vokkan e Torresani, é finalista do Prêmio Saint-Gobain AsBEA

Com projeto assinado pelo escritório Doria+Arquitetos, Voz é o primeiro empreendimento de apartamentos estúdios no Vivapark Porto Belo

Mercado Imobiliário

Empreendimento de Porto Belo tem vendas barradas por falta de registro de incorporação

Caso não seja regularizado, a construtora enfrenterá uma multa diária de R$ 10 mil por descumprimento

Mercado Imobiliário

Primeira impressora 3D do Brasil que constrói casas em até 15 dias é apresentada em BC

Impressora é capaz de levantar uma casa de 70 metros quadrados em duas semanas

Mercado Imobiliário

Primeira casa é entregue no Vivapark Porto Belo

Bairro parque acelera desenvolvimento e já conta com 70 residências unifamiliares em etapa avançada de construção, além de colégio e edifícios residenciais em obras

Mercado Imobiliário

Alargamento da praia em Itapema já promove valorização podendo tornar a cidade líder nacional

Desde janeiro de 2023, Itapema registra o segundo metro quadrado mais valorizado do país, atrás apenas de Balneário Camboriú

Mais notícias

Segurança

Empresário de SC morre em acidente com moto na Argentina

Ele estava em uma moto BMW e morreu nesta sexta-feira (26)

Saúde

Vacinação contra gripe influenza é ampliada para crianças até 12 anos

A partir de segunda-feira (29), novo grupo já pode se imunizar nas unidades de saúde de Itajaí