keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Presidente da Câmara e Secretário de Navegantes são afastados após denuncias de corrupção

Em decisão liminar requerida pelo MPSC, o Judiciário afastou das funções o Presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, Valmir César Francisco, o Secretário Municipal de Saneamento Básico (SESAN), Joab Bezerra Duarte Filho, e o servidor público Humberto Galvez Júnior

O Presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, Valmir César Francisco, o Secretário Municipal de Saneamento Básico (SESAN), Joab Bezerra Duarte Filho, e o servidor público Humberto Galvez Júnior foram afastados das funções públicas, estão proibidos de frequentar a sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, da SESAN e terão que usar tornozeleira eletrônica, por, no mínimo, 90 dias, em decorrência da operação “Falta d’Água”.

A decisão liminar, de sexta-feira (21/6), atende pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) feito em ação criminal ajuizada pelo Promotor de Justiça Marcio Gai Veiga, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Navegantes. O Presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, o Secretário Municipal de Saneamento Básico (SESAN) e o servidor público Humberto foram presos temporariamente durante a operação. Agora soltos, terão que cumprir as medidas cautelares.

Na ação criminal, já recebida pelo Judiciário, o Promotor de Justiça denunciou ao todo sete pessoas por corrupção passiva e ativa, por organização criminosa e por lavagem de dinheiro. O esquema envolvia o recebimento de propina dentro da Secretaria Municipal de Saneamento Básico (SESAN) de Navegantes. Estima-se que se tenha pago por empresários a agentes públicos em torno de R$ 90 mil em propina.

Os denunciados são:

– o Administrador Antônio Venâncio da Silva Júnior (Brasília);

– o Auxiliar de Serviços Gerais da Prefeitura de Navegantes Humberto Galvez Júnior (Itajaí/SC);

– o Secretário da SESAN, Joab Bezerra Duarte Filho (Navegantes/SC);

– a Empreária Kelly Cristina dos Santos Post (São José dos Pinais/PR);

– a filha do Vereador Valmir, Larissa Janaina de Souza Francisco (Curitibanos/SC);

– o Empresário Marcelo Regis dos Santos (Curitiba/PR); e

– o Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores Valmir Cesar Francisco (Navegantes/SC).

De acordo com a ação criminal, o grupo era liderado pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Navegantes, Valmir César Francisco, que já foi Secretário da SESAN, e pelo servidor público Humberto Galvez Júnir, Auxiliar de Serviços Gerais, mas que, por indicação de Valmir, estava ocupando um cargo de Assessor Técnico I da SESAN. De modo estruturalmente ordenado e caracterizado pela divisão de tarefas, a organização agia de duas formas.

Em um dos modus operandi, Valmir e Humberto não remetiam os documentos em que comprovavam o recebimento de mercadorias ao setores administrativos, para atrasar de propósito o pagamento. Diante do desespero dos fornecedores, a dupla contatava tais credores e solicitavam vantagens financeiras indevidas. Os fornecedores, por sua vez, diante da solicitação ofereciam ou prometiam dolosamente vantagens para conseguirem os pagamentos.

Na outra maneira de agir, Valmir e Humberto aguardavam o fim do processo licitatório e a contração dos fornecedores para, logo em seguida, contatarem as empresas e acordar com elas a entrega de mercadorias em quantidade menores do que as constantes nas Notas Fiscais emitidas e em toda a documentação administrativa pertinente. Com isso, os fornecedores recebiam o valor total do empenho, tendo entregado, porém, mercadorias em quantidade inferior ao que havia sido documentado, e consequentemente pagavam propina para Valmir e Humberto.

O atual Secretário Municipal de Saneamento Básico (SESAN), Joab Bezerra Duarte Filho, segundo a Promotoria de Justiça, durante a época em que foi secretário de saneamento, tinha plena ciência da atividade “paralela” de Valmir e Humberto, que, diante da afinidade política que tinha com os dois, permitia e incentivava tal prática. Sua função era manter o ambiente propício para a manutenção do sistema de corrupção ali instalado.

A filha do Vereador, Larissa Janaina de Souza Francisco (Curitibanos/SC), teria consentido e incentivado o crime de lavagem de dinheiro do pai, ao autorizar que este colocasse em seu nome bem imóvel adquirido com o dinheiro fruto de corrupção. Os empresários Antônio Venâncio da Silva Júnior (Brasília), Kelly Cristina dos Santos Post (São José dos Pinais/PR) e Marcelo Regis dos Santos (Curitiba/PR), segundo apurado na investigação, compactuaram com o esquema pagando propina.

A partir de agora, os denunciados serão citados para o oferecimento de defesa. A ação penal tramita na Vara Criminal da Comarca de Navegantes.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Homem que morreu em ataque de pitbulls foi puxado da escada enquanto trabalhava na casa

Vítima realizava um serviço no poste de luz da casa quando foi atacado pelos cachorros em Florianópolis

Segurança

Incêndio destrói residência de madeira em SC

Bombeiros conseguiram resgatar cachorro que estava preso na residência