keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

MEC estende prazo de convocação do Fies após falhas técnicas

Estudantes vêm relatando demora excessiva na fila de espera e outros problemas técnicos

Apos falhas no sistema MEC prorroga prazo para convocacoes do Fies 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Diante de numerosas reclamações sobre problemas técnicos e atrasos na fila de espera, o Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar o prazo para as convocações da lista de espera do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para o dia 17 de maio. Inicialmente programado para encerrar na próxima terça-feira (30), o prazo foi estendido para garantir que todos os estudantes afetados pelas falhas no sistema tenham a chance de ser convocados. Esta medida foi anunciada após relatos de erros durante o processo seletivo, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (26).

No decorrer deste primeiro semestre, o Fies planeja oferecer 67.301 vagas, tendo já realizado cinco chamadas para candidatos em lista de espera desde o dia 28 de março. A prorrogação do prazo visa minimizar o impacto das dificuldades técnicas encontradas por muitos candidatos e assegurar uma distribuição mais eficiente das vagas. As vagas não ocupadas neste semestre serão disponibilizadas novamente no segundo processo seletivo do ano, com o programa prevendo a oferta total de 112.168 vagas para 2024.

O Fies é um programa destinado a estudantes que desejam cursar graduações em instituições privadas de ensino superior, oferecendo financiamento que só precisa ser quitado após a conclusão do curso. Para se qualificar, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançado no mínimo 450 pontos na média das provas e 400 pontos na redação, além de possuir uma renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa. A taxa de juros do financiamento é zero para todos os estudantes, e não é necessário fiador para famílias com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Rio do Sul registra a primeira enchente do ano após fortes chuvas no Vale do Itajaí

Acumulado deve chegar a 200 milímetros na cidade, superando o esperado pela Defesa Civil

Geral

SC envia motor e ajuda a retomar abastecimento de água em Porto Alegre

Equipamento deve dobrar a vazão de água na estação que atende 21 bairros da capital gaúcha

Geral

Base Aérea de Canoas vai receber voos comerciais após enchentes no RS

A Agência Nacional de Aviação Civil liberou os voos comerciais na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul

Geral

VÍDEO: Moradora de Lajeado, no RS, que perdeu casa na enchente ganha casa nova

Loiva Theresinha Scherer ainda caiu em golpe e perdeu R$ 30 mil

Geral, Trânsito

Chuva causa alagamentos em Florianópolis

Capital está em alerta amarelo da Defesa Divil neste sábado (18)

Mais notícias

Segurança

Helicóptero cai com Presidente do Irã e comitiva

Cerca de 40 equipes de resgate, apoiadas por drones e montanhistas experientes, estão intensificando as buscas no local