keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Santa Catarina é o estado com maior segurança alimentar no Brasil

Estado se destaca também pela menor desigualdade de renda no País

RTR 3684 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Santa Catarina se destacou como o estado com a maior segurança alimentar do Brasil, de acordo com a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua sobre Segurança Alimentar, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2023, 88,9% dos domicílios catarinenses desfrutaram de acesso contínuo e adequado à alimentação, tanto em qualidade quanto em quantidade, colocando o estado no topo do ranking nacional e bem acima da média nacional de 72,4%. Esta liderança é atribuída à combinação de políticas públicas eficazes e uma economia robusta que favorece o bem-estar dos seus cidadãos.

Além da segurança alimentar, Santa Catarina também registrou o menor nível de desigualdade de renda no país, com um índice de Gini de 0,418, significativamente abaixo da média nacional. A pesquisa destaca ainda que o rendimento médio dos trabalhadores catarinenses alcançou R$ 3.316 em 2023, evidenciando um aumento de 9,5% ajustado pela inflação. Este crescimento no rendimento é fundamental para sustentar o acesso a alimentos de qualidade e atender outras necessidades essenciais sem comprometer a qualidade de vida.

O estado também se beneficia de um setor agropecuário produtivo e sustentável que contribui para a disponibilidade de alimentos. Produtos como arroz, feijão, carnes, ovos, leite e uma variedade de frutas e legumes são abundantes, graças a uma matriz produtiva diversificada e a uma forte presença de agricultura familiar, que ajuda a manter os custos de produção baixos e os alimentos acessíveis. Esta proximidade da oferta alimentar facilita o acesso da população a alimentos nutritivos e a preços acessíveis, reforçando o alto nível de segurança alimentar observado no estado.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Eduardo
Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Governo do RS anuncia plano de reconstrução após enchentes

Governo ainda anunciou criação de nova secretaria de reconstrução e projeto de Cidades Temporárias

Geral

Aeroportos de SC registram aumento na movimentação após enchentes no RS

Os números, divulgados pela SPAF, mostram um crescimento de até 43,4% nas primeiras semanas de maio

Geral

SC adota municípios do RS para auxiliar na recuperação após as chuvas

Veja quais cidades do RS foram adotadas por cidades catarinenses

Geral

Balneário Camboriú irá ‘adotar’ Cruzeiro do Sul, afetada pelas enchentes

A Prefeitura de BC organizou uma campanha solidária que enviou 811 toneladas de donativos ao RS

Geral

Moradores trocam carros por barcos em cidade de SC

Com 8,6 mil habitantes, São João do Sul faz divisa com o Rio Grande do Sul

Mais notícias

Trânsito

Acidente deixa quatro feridos em São João Batista

Colisão envolveu um Fiat Palio e um GM Kadett

Segurança

Trânsito em ponte provisória de São João Batista é suspenso

Intensas chuvas levaram a elevação rápida das águas