keyboard_backspace

Página Inicial

Empregos

SC mantém liderança em economia formal com 72,6% de carteiras assinadas

Estado tem menor índice de desemprego do país desde 2018

Empregos com carteira assinada batem recorde diz IBGE Visor Notícias
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Reprodução

Santa Catarina consolida sua posição como o estado brasileiro com a economia mais formalizada, com 72,6% da população ocupada detendo carteira de trabalho assinada, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do IBGE, divulgada nesta sexta-feira (17). Este índice, que se mantém líder desde 2018, reflete o robusto aquecimento da economia formal catarinense.

Elson Otto, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), destacou a criação de 66 mil novos empregos formais no estado entre janeiro e março deste ano. Além disso, Santa Catarina apresenta a menor taxa de desalento no país, com apenas 0,5% da força de trabalho nessa situação, enquanto a média nacional é de 3,2%.

A análise por faixa etária revela uma marcante redução da informalidade entre os trabalhadores com mais de 40 anos, com queda de 5,2%, e entre aqueles com mais de 60 anos, com uma redução ainda mais acentuada de 7,5%. Estes números, bem acima da média nacional de 1,8%, demonstram a crescente inclusão de trabalhadores experientes no mercado formal de trabalho em Santa Catarina.

Apesar do aumento leve da taxa de desemprego no último trimestre, de 3,2% para 3,8%, esse valor ainda está significativamente abaixo da média nacional de 7,9%. Este leve aumento não sugere uma desaceleração do mercado de trabalho, mas sim ajustes sazonais ou outras dinâmicas temporárias. Com tais números, Santa Catarina segue como um modelo de sucesso na formalização e estabilidade do emprego no Brasil.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SCC10

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Empregos

Balcão de Empregos de Itajaí oferece mais de 30 vagas para costureira

Seguro de vida, assistência médica e odontológica, alimentação e transporte são alguns dos benefícios do cargo

Empregos

Prazo para inscrição do concurso público com salários de até R$ 5 mil termina nesta sexta

A prova do Concurso da Prefeitura de São José será no dia 30 de junho

Empregos

Tribunal de Justiça abre vaga de desembargador exclusiva para mulheres

Iniciativa segue resolução do CNJ para equilíbrio entre os gêneros

Empregos

Santa Catarina oferece mais de 7 mil vagas de emprego

318 vagas são destinadas para pessoas com deficiência

Mais notícias

Segurança

Homem é preso por ameaçar juízes e promotores em SC

Ação foi coordenada pela Divisão de Investigação Criminal de Balneário Camboriú

Educação

Reunião pública discute a volta das Escolas Cívico-Militares em Itapema

Projeto de lei do Executivo tramita no Legislativo e deve ser votado nas próximas sessões