keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Concreto protendido emerge como inovação para empreendimentos de luxo em SC

Esta tecnologia, conhecida por sua maior resistência à tração, promete transformar o modo como edifícios são projetados e construídos

imagem mostra obra do Perequê
Foto: Divulgação

Em uma revolução no setor da construção civil em Santa Catarina, o concreto protendido emerge como a mais recente inovação para empreendimentos de luxo. Esta tecnologia, conhecida por sua maior resistência à tração, promete transformar o modo como edifícios são projetados e construídos, oferecendo uma alternativa viável para reduzir significativamente a necessidade de vigas, por até 70%, e expandir os espaços internos, segundo Kátia Nascimento, diretora comercial da Conrado Empreendimentos.

A adoção do concreto protendido não só otimiza a estrutura dos edifícios, permitindo uma redução expressiva no número de vigas e, consequentemente, nos pilares aparentes, mas também melhora aspectos como isolamento acústico e a flexibilidade dos layouts internos. Isso resulta em ambientes mais amplos, flexíveis e arejados, características altamente valorizadas no mercado imobiliário de alto padrão.

Um exemplo palpável dessa inovação é o Pallazo Reale, em Balneário Perequê, Porto Belo, um dos lançamentos da Conrado Empreendimentos que utilizará laje protendida, destacando-se pelos seus espaçosos apartamentos e ambientes adaptáveis.

O concreto protendido, que surgiu na Europa e nos Estados Unidos, chegou ao Brasil em 1949, marcando presença em obras icônicas como a ponte do Galeão, no Rio de Janeiro, o MASP e a Ponte Rio Niterói. Apesar de sua longa história, só agora começa a ser amplamente explorado na construção civil, prometendo ser uma das principais tendências para 2024.

Essa tecnologia não apenas acelera o processo de construção, reduzindo o tempo de escoramento de 28 para apenas cinco dias em comparação com o concreto convencional, mas também contribui para a sustentabilidade. O uso do concreto protendido diminui a demanda por madeira e, por conseguinte, a produção de resíduos, alinhando-se com os crescentes esforços do setor em adotar práticas mais sustentáveis.

A busca por inovação é evidente na ação de outras construtoras do estado, como a FG, de Balneário Camboriú, que anunciou que a utilização de novas tecnologias construtivas permitiu acelerar em 18 meses a entrega do Skyline Tower, um imponente prédio de 130 metros de altura e 37 pavimentos.

Essa tendência reflete o dinamismo e a competitividade do mercado imobiliário de Santa Catarina, especialmente no Litoral Norte, onde a demanda por construções mais eficientes, econômicas e sustentáveis motiva a constante procura por avanços tecnológicos. A adoção do concreto protendido na construção civil é um claro indicativo de que o estado está na vanguarda da inovação, prometendo transformar a paisagem urbana com edifícios mais modernos, confortáveis e sustentáveis.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Empresa apresenta grua de 32 metros e elevador que sobe 30% mais rápido na obra

Uma das novidades é o elevador de cremalheira, que tem um sistema inteligente de velocidade. Ele sobe até 30% mais rápido até o topo da obra

Mercado Imobiliário

Casas de ‘isopor’ são alternativas de obras rápidas com custo baixo em SC

Esse modelo construtivo, além de ser econômico, oferece conforto acústico e térmico

Mercado Imobiliário

Obras de infraestrutura e novos empreendimentos impulsionam mercado imobiliário de Porto Belo

Entre 2021 e 2023, o valor médio do metro quadrado da cidade valorizou mais de 70%

Mercado Imobiliário

Empreendimento em Porto Belo alcança VGV de R$ 350 milhões em 90 dias

Nos três primeiros meses de lançamento, o Lagom Perequê vendeu 81% das unidades disponíveis. Sucesso levou a antecipação da abertura de vendas de uma torre

Mais notícias

Geral

Governo do RS anuncia plano de reconstrução após enchentes

Governo ainda anunciou criação de nova secretaria de reconstrução e projeto de Cidades Temporárias

Segurança

Mais de 100 pessoas são presas em meio às enchentes no RS

Crimes cometidos são furtos, saques, posse ilegal de armas e crimes sexuais nos últimos dias