keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Jane Austen conheça uma das maiores escritoras de romance da história.

Jane Austen escreveu seis livros com protagonistas femininas marcantes e à frente de seu tempo.

razao e sensibilidade 800x459 1 Visor Notícias

Jane Austen escreveu seis livros com protagonistas femininas marcantes e à frente de seu tempo.

Inteligente, irônica, apaixonada, forte, complexa e à frente de seu tempo. Características que podem ser atribuídas a qualquer protagonista criada por Jane Austen, uma das maiores autoras de romance de todos os tempos. Aliás, talvez essa seja a definição da própria autora.

Apesar de ter publicado apenas seis livros, Jane Austen ficou imortalizada na literatura, principalmente por conta de suas heroínas inspiradoras. Então que tal conhecer as obras da autora?

A britânica nasceu em 1775, em uma família de oito filhos. Jane foi educada em um internato e desde pequena já bisbilhotava a ampla biblioteca do pai, desenvolvendo cedo a paixão pela literatura.

Aos 20 anos, começou a escrever os primeiros rascunhos dos livros que a consagrariam como escritora de romances. As versões iniciais de “Orgulho e Preconceito” e “Razão e Sensibilidade”, no entanto, foram recusadas por editores.

Na mesma época, Jane recebeu um pedido de casamento e aceitou, mas contrariando os padrões da época, em que as mulheres deveriam se preocupar em formar família, terminou o relacionamento no dia seguinte e nunca chegou a casar.

Jane insistiu no mercado editorial e conseguiu publicar o primeiro livro em 1811. “Razão e Sensibilidade” foi lançado de forma anônima, apenas como “By a Lady” (por uma senhora, em português), já que a sociedade ainda não aceitava bem obras escritas por mulheres.

As críticas favoráveis animaram Jane, que dois anos depois lançou “Orgulho e Preconceito”, livro que se tornou seu maior clássico. Ao mesmo tempo, voltou a trabalhar em rascunhos esquecidos, como “Mansfield Park”.

Aos poucos, a identidade de Jane foi se revelando, graças à indiscrição da família e à popularidade de seus títulos. A autora ainda publicou “Emma”, em 1815, porém quando começou a escrever o quinto livro, foi acometida por uma doença.

Médicos suspeitam que tenha sido a doença de Addison, que afeta as glândulas renais. Jane morreu em 1817, aos 41 anos, e duas obras foram publicadas postumamente. Ela ainda deixou um sétimo romance inacabado.

Sobre as obras da autora

Quando Jane começou a escrever, estavam na moda os livros de aventura, como “As viagens de Gulliver”, de Jonathan Swift, publicado originalmente em 1726. Mas a autora novamente quebrou padrões e decidiu explorar outros temas.

Vida rural, independência feminina, intrigas familiares e relações de gênero e classe são assuntos presentes em praticamente todos os livros de Jane. Adotando um tom irônico e por vezes sarcástico, a autora falava sobre o amor, mas sem idealizá-lo.

Para além de encontrar a cara metade (e muitas vezes se frustrarem nessa busca), as protagonistas de Jane Austen querem a independência e o autoconhecimento.

Quem são as heroínas de Jane Austen

A protagonista mais adorada de Jane Austen até hoje é Elizabeth Bennet, também conhecida como Lizzie, de “Orgulho e Preconceito”. Inteligente e ousada, ela questiona o tipo de educação oferecido às mulheres na época.

Na opinião de Lizzie, elas não deveriam apenas exercitar habilidades artísticas e domésticas, mas sim aprender a pensar com independência. A protagonista se recusa a casar por dinheiro ou prestígio social e só aceita o pedido quando entende que está realmente apaixonada.

“Orgulho e Preconceito” acompanha a família Bennet, que apesar de nobre, está sem dinheiro. Para assegurar o futuro das filhas, a mãe tenta encontrar pretendentes em boa condição financeira.

Novos vizinhos acabam despertando o interesse amoroso das meninas. A primogênita Jane se apaixona pelo abastado senhor Bingley, enquanto o outro solteiro, senhor Darcy, desperta o desprezo da mais nova Elizabeth.

razao e sensibilidade 800x459 1 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Já em “Razão e Sensibilidade” Jane apresenta duas personagens completamente opostas: as irmãs Dashwood. Enquanto Elinor é recatada, calma e inteligente, Marianne é apaixonada, por vezes inconsequente e sonha com um grande amor.

As irmãs são obrigadas a se mudar para uma casa simples e distante após a morte do pai. Ao longo da história, conhecem novos vizinhos, se apaixonam, sofrem desilusões e suas personalidades vão se misturando, enquanto tentam equilibrar razão e sensibilidade.

E combinando as qualidades de Elizabeth, Elinor e Marianne, Jane escreveu a personagem Anne Elliot, de “Persuasão”, seu último livro publicado. Essa é uma das protagonistas mais maduras da autora.

Quando era adolescente, Anne recusou um casamento por amor, porque não ajudaria sua família financeira e socialmente. Ela acaba sofrendo as consequências dessa decisão, mas nunca baixou a cabeça.

A jovem se manteve gentil, inteligente e colocou os interesses da família em primeiro lugar, por entender que a sociedade esperada isso dela, equilibrando dever e paixão.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Estrelas da música nacional irão se apresentar em dia especial do Rock in Rio 2024

Luan Santana, Ana Castela e Alcione são algumas das atrações confirmadas pelo jornalista José Norberto Flesch

Cultura e Lazer

Abertura da temporada da tainha em Florianópolis celebra a cultura açoriana

Eventos ocorrem dias 30 de abril, 1º e 4 de maio e a safra vai de 1º a 31 de julho

Cultura e Lazer

Futuro de construção de 1907 em Florianópolis será discutido nesta sexta

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores que fabricavam navios e estaleiros; depois o local foi abandonado e palco de homicídio

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Rick & Renner agitam público na Praça da Paz durante festa do 62° aniversário de Itapema

A dupla concluiu a semana de festividades com grandes sucessos dos 38 anos de carreira

Mais notícias

Segurança

VÍDEO: Dois homens são presos por suspeita de sequestro e roubo em SC

Os delitos foram cometidos em janeiro deste ano no município de Pinhalzinho

Esportes

Atletas participam de escalada em prédio histórico de Florianópolis

Competição faz parte da programação da 10ª Maratona Cultural na Capital