keyboard_backspace

Página Inicial

Cultura e Lazer

Futuro de construção de 1907 em Florianópolis será discutido nesta sexta

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores que fabricavam navios e estaleiros; depois o local foi abandonado e palco de homicídio

casarao abandonado embaio da ponte hercilio luz leo munhoz 7585 1300x867 1 Visor Notícias
Foto: Reprodução

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) convocou uma reunião para discutir o futuro do estaleiro Arataca, uma construção histórica localizada na cabeceira insular da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O encontro contará com a presença de representantes do município, da Defesa Civil e da empresa Hoepcke, antiga proprietária do estaleiro, construído originalmente em 1907 por Carl Hoepcke. A estrutura, que hoje se encontra parcialmente demolida e em ruínas, tem sido um ponto de interesse e preocupação para quem transita diariamente pela área.

Construção está abandonada

A construção antiga, que se encontra em estado de abandono e sem proprietário definido, está no centro de uma disputa entre o Estado e a família Hoepcke. O Estado alega que a propriedade pertence à família, pois o processo de desapropriação nunca foi concluído, enquanto a família Hoepcke afirma que o imóvel é do Estado. “Está num limbo jurídico; ninguém possui a titularidade. Inevitavelmente, alguém terá que assumir a responsabilidade, dado que o local representa um problema de ordem pública, envolvendo segurança e questões sanitárias. É provável que a prefeitura precise intervir”, declarou Paladino. Na verdade, no início desta semana, a prefeitura já iniciou a limpeza do local.

O promotor está pressionando para que o município adote medidas, especialmente porque o Estado nega ser o dono, e busca um consenso em reunião. Em 2014, a prefeitura já havia demolido parte da estrutura, mas ainda resta uma porção significativa.

A área é insalubre, com odores de urina, acúmulo de água, presença de mosquitos e lixo acumulado. “Isso também impacta na proteção da estrutura da ponte e nas questões urbanísticas e visuais”, enfatizou o promotor.

A edificação abrigava trabalhadores especializados em consertos e fabricação de navios e estaleiros

navio em obras no estaleiro 800x439 1 Visor Notícias

Até 1964, a edificação abrigou trabalhadores especializados em consertos e fabricação de navios e estaleiros. Hoje abandonado, o imóvel atrai dependentes químicos, acumula lixo e serve de criadouro para o mosquito da dengue.

O imóvel também foi palco de homicídios há poucos anos, e virou alvo da força-tarefa Imóvel Seguro, coordenada pelo MPSC. A fim de dar um ponto final nessa história, o MP vai recomendar a demolição do que restou do imóvel, numa reunião que ocorre nesta sexta-feira (26), às 15h.

“Acompanhamos a situação há cerca de três anos, numa tarefa do MP com outros órgãos. Não conseguimos resolver à época por causa de uma ação judicial de indenização movida pela Hoepcke contra o Estado”, explica o promotor de Justiça Daniel Paladino.

Em síntese, o Estado teria desapropriado o terreno, porém, não indenizou a empresa. “Agora essa situação veio à tona novamente, pelos problemas de ordem sanitária e instabilidade da própria edificação”, ressalta Paladino.

O promotor convidou a participação do município, a Defesa Civil, a Secretaria de Estado da Administração e o Iphan-SC (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina).

Ainda conforme Paladino, o imóvel não é tombado pelo Iphan e o objetivo é trazer ordem para o local. “Vamos sugerir, na sexta, a demolição da parte que restou e a limpeza do local”, frisa o promotor.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cultura e Lazer

Estrelas da música nacional irão se apresentar em dia especial do Rock in Rio 2024

Luan Santana, Ana Castela e Alcione são algumas das atrações confirmadas pelo jornalista José Norberto Flesch

Cultura e Lazer

Abertura da temporada da tainha em Florianópolis celebra a cultura açoriana

Eventos ocorrem dias 30 de abril, 1º e 4 de maio e a safra vai de 1º a 31 de julho

Cultura e Lazer

Festival do Mar em Bombinhas recebeu mais de 90 mil pessoas em cinco dias de evento

Uma grande estrutura foi montada no bairro de Canto Grande para receber o público

Cultura e Lazer

Rick & Renner agitam público na Praça da Paz durante festa do 62° aniversário de Itapema

A dupla concluiu a semana de festividades com grandes sucessos dos 38 anos de carreira

Cultura e Lazer, Eventos

FG Big Wheel homenageia o cartunista Ziraldo em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade

Roda Gigante projeta a imagem do famoso ‘Menino Maluquinho’ neste fim de semana

Mais notícias

Geral

Operação Asas Solidárias já arrecadou cerca de 30 toneladas de doações

Neste domingo (05) pelo menos 20 voos levarão mantimentos ao Rio Grande do Sul

Trânsito

PRF relata 61 interdições em rodovias federais

Ministro dos Transportes afirmou que 600 profissionais atuam no trabalho de recuperação das rodovias que foram danificadas