keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Emoção e alegria na Inauguração do “Engenho do Miminho” em Bombinhas

FMC reabre engenho centenário e proporciona momento histórico à comunidade

Diante de um domingo de sol, repleto de calor humano, a Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas reabriu o Engenho do Miminho, um Espaço Cultural, no bairro José Amândio. E a protagonista dessa história, a comunidade, se fez presente, apropriando-se, dessa forma, de um espaço que é dela. Mas, também, as autoridades bombinenses prestigiaram esse dia especial. A prefeita Paulinha e o vice-prefeito Paulinho, acompanhados dos vereadores Márcia Pinheiro, Xando Mafra, Tonho Olímpio, Edion Odorizze e Carlos Eduardo de Campos, ressaltaram a importância do engenho para a comunidade e a leveza que o local proporciona. “Tem coisas e momentos que nos trazem conforto e proteção absolutas e hoje é um desses momentos, que nos remetem as nossas raízes, é essa sensação que este local nos propicia, e isso é um acalanto”, destaca a Paulinha.

A presidente da FMC, Nívea Maria da Silva Bücker, enfatiza que mais do que um centro cultural ou de memória, o Engenho do Miminho é um ponto de encontro da comunidade: “Aqui é um local de vivência, de eventos, de cultura viva, pulsante. É por isso que hoje é um dia muito especial para a Fundação, para Bombinhas, para a nossa história”.

Mas, os maiores sorrisos, de fato, eram do povo bombinense, que dançou uma domingueira ao som do Grupo Visual, até as 23h00. Brincou, relembrou, manuseou os utensílios e móveis, tiveram algumas lágrimas furtivas, e, mais do que qualquer outra coisa, celebrou. Uma das sobrinhas dos irmãos Vieira, Irani, conhecida por todos como Ni, hoje aos 67 anos, não escondeu a emoção. “Ficou tudo lindo, prefeito, só sinto a falta das minhas tias e tios aqui, realmente só faltam eles”, além de Ni, também a sobrinha Ide Vieira esteve na inauguração.

A maior parte das madeiras que abrigam atualmente o engenho foram mantidas, algumas precisaram ser trocadas, pois, o tempo correu, e o mesmo processo aconteceu com telhas de calha, no entanto, a maioria ainda são originais. As peças do engenho foram restauradas, todavia, faltam algumas engrenagens para que a Fundação possa promover farinhadas. A fornalha foi reconstruída tal e qual, e foram mantidas as estruturas de cobre que ali havia, da mesma forma o fogão a lenha foi reerguido, ambos permitem o feito do delicioso beijú. Ainda, o forno de coruja (rosca de massa) foi restaurado e pronto para o feitio das iguarias da mesa típica bombinense. Quem vivenciou o engenho com seus donos, não escondeu a comoção em reviver tudo outra vez.

O engenho pertencia aos irmãos Vieira: Francisco (Chico) Venceslau, Miminho, Carmelino Venceslau, Águida (Guinha) Margarida, Abílha (Bila) Margarida e Maria Margarida (Bilica, Quica ou Quiquica).

O Engenho

O engenho foi adquirido em 1968 por Chico Vieira, que o trouxe a Bombinhas de carro de boi do Perequê, em Porto Belo, e já contava pelo menos 150 anos de existência em seu tronco familiar de origem, e o colocou nas terras de seu irmão Miminho. A casa de morada e nascimento dos irmãos na beira da Praia de Bombinhas foi derrubada e sua madeira serviu para construir a casa que abrigou o engenho por 46 anos.

Em 1970 Chico faleceu, e Miminho ficou responsável pela manutenção do engenho e nele viveu com a mãe e as irmãs Bila, Guinha e Bilica. Quanto aos outros três irmãos: Pilém era casado, tinha sua própria morada e foi o único a constituir família. Zinoca e Zé Mogica viviam em suas próprias casas.

O tempo passou e Miminho viu partir Zé Mogica em 1983, Pilém em 1985, sua mãe (dona Margaridinha) em 1989, a Bila em 1994, a Guinha em 1995, e, por fim, chegou a sua vez em 10 de novembro 2001.

Bilica faleceu em 2011 e a última dos irmãos Vieira a falecer foi Zinoca em 2014.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)