keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Viradouro Visor Notícias
Foto: Divulgação

A Unidos da Viradouro venceu, nesta quarta-feira (14), o grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro. Esse é o terceiro título da agremiação de Niterói, que também foi campeã em 2020 e 1997. A escola também foi a vice-campeã de 2023.

A agremiação foi a última escola a desfilar na Sapucaí na noite de desfiles do RJ. Vale citar que nesta quarta-feira (04), a direção das escolas Grande Rio, Imperatriz Leopoldinense, Mocidade e Beija-Flor enviaram à Liesa um documento pedindo punição à Viradouro por uma possível irregularidade na sua Comissão de frente, durante o desfile. No início da apuração, foi informado pelo presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, que a Liga aceitou os recursos, analisará os pedidos, e divulgará o resultado até esta quinta (15).

As escolas alegam que a rival tinha mais integrantes que o permitido na ala e o regulamento prevê perda de até 0,5 na pontuação da agremiação.

Apuração

A apuração para eleger a escola de samba campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro aconteceu nesta quarta-feira (14). Ao todo, doze escolas de samba cruzaram a Marquês de Sapucaí no domingo (11) e na segunda-feira (12) e serão avaliadas em nove quesitos, por quatro jurados.

A nota mais baixa atribuída para cada escola em cada quesito será descartada. Ao fim da apuração, as seis primeiras colocadas se credenciarão a voltar para o Desfile das Campeãs, no sábado (17), e a última colocada será rebaixada e desfilará na Série Ouro em 2025.

Na ordem, os quesitos que foram avaliados foram: Alegorias e Adereços, Bateria, Evolução, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Enredo, Harmonia, Samba-Enredo e Fantasias. Vale mencionar que o último quesito é essencial para o desempate.

Nas regras obrigatórias, comissão de cronometragem, dispersão e direção artística, nenhuma escola foi penalizada, sendo assim, todas começaram na apuração em pé de igualdade.

O primeiro quesito Alegorias e Adereços já começou com jurados mais criteriosos e algumas notas 9,6 e 9,7 foram distribuídas. No final, apenas três escolas terminaram com a pontuação máxima, são elas: Grande Rio, Unidos de Vila Isabel e Unidos do Viradouro.

Bateria foi a segunda categoria a ser avaliada e as notas começaram a crescer. 10 agremiações finalizaram o quesito com a nota máxima, ou seja, 30 pontos. Apenas Unidos do Porto da Pedra e Portela ficaram com décimos a menos.

A terceira avaliada foi a Evolução, que representa a fluência da apresentação. Grande Rio, Unidos da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Unidos de Vila Isabel e Unidos do Viradouro terminaram com nota máxima.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira foram avaliados na sequência. A dupla de oito escolas ficaram com a máxima nesse quesito. Unidos da Tijuca, Portela, Unidos de Vila Isabel e Porto da Pedra ficaram com décimos a menos.

Em Comissão de Frente, apenas Grande Rio, Estação Primeira de Mangueira, Unidos do Tuiuti e Unidos do Viradouro gabaritaram no quesito.

O sexto quesito avaliado foi Enredo e novamente, alguns décimos foram descontados. Apenas Portela, Unidos de Vila Isabel e Unidos do Viradouro terminaram com 30 pontos. O quesito foi um divisor de águas e deu um empurrão ao Viradouro, que acabou assumindo o primeiro lugar.

Harmonia foi avaliada na sequência. Apenas Acadêmicos do Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense,  Estação Primeira de Mangueira e Unidos do Viradouro terminaram com nota máxima.

O penúltimo quesito avaliado foi Samba-Enredo. Acadêmicos do Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, Portela, Estação Primeira de Mangueira e Unidos do Viradouro garantiram os 30 pontos.

O último quesito foi Fantasias. Nesta terça-feira (13), aconteceu a apuração do Grupo Especial de São Paulo, que anunciou a Mocidade Alegre como bicampeã.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

Brasil

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Pagamento do piso no setor privado fica condicionado a negociação

Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa a partir de 1º de julho

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)