keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

fortaleza Visor Notícias
Foto: Divulgação/EllaLink

Praia do Futuro, famosa por sua beleza e frequentemente visitada tanto por locais quanto turistas, tornou-se palco de um impasse que muitos não imaginavam: sob suas águas turquesas, um conflito silencioso coloca em xeque a conexão de internet de todo o Brasil e o fornecimento de água potável para os habitantes do Ceará.

Este embate surge da proposta do governo estadual em construir uma usina destinada à conversão de água salgada em potável. Por outro lado, operadoras de telefonia estão em alerta, preocupadas que tal empreendimento possa danificar os cabos submarinos que conectam o Brasil à Europa, essenciais para nossa conectividade digital.

Para quem desconhece, Fortaleza é o ponto estratégico no qual esses cabos de fibra ótica, oriundos da Europa, aterrizam no Brasil. Devido à sua proximidade geográfica com o continente europeu, a apenas seis mil quilômetros de distância, a capital cearense serve como principal porta de entrada para essas conexões, que posteriormente se estendem para Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estes cabos representam nada menos que 99% do tráfego de dados do país. Uma declaração do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta última quarta-feira (27), ressaltou a importância da região: “O Ceará, em especial a cidade de Fortaleza, é o que garante a interconexão do Brasil com o resto do mundo.”

O alerta fica ainda mais evidente quando se considera o impacto de um eventual rompimento desses cabos: o Brasil poderia enfrentar uma interrupção total ou uma significativa lentidão em sua conexão à internet. Diante do risco, a Anatel optou por recomendar contra a instalação da usina de dessalinização.

Como consequência, o projeto, que tinha previsão de início de operações para 2025, sofreu um atraso. Agora, espera-se que a entrega seja postergada em pelo menos seis meses, ampliando o debate sobre as prioridades e necessidades do país e da população cearense.

A iniciativa da construção da usina de dessalinização é liderada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Conforme o projeto, a usina deve ampliar em 12% a oferta de água na Grande Fortaleza. O edital para a realização do projeto foi vencido pelo Consórcio Águas de Fortaleza, e o investimento previsto é da ordem de R$ 3,2 bilhões.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Brasil

STF conclui julgamento a favor do piso da enfermagem no setor público

Pagamento do piso no setor privado fica condicionado a negociação

Brasil

Scooter elétrica precisará de licenciamento e placa a partir de 1º de julho

Essa é a determinação de uma resolução aprovada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que será publicada nos próximos dias

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos por receptação e furto em Itapema

Foram furtados três televisores e um martelo rompedor

Segurança

VÍDEO: Homem chicoteia cachorro em Camboriú

A ocorrência foi atendida pela Polícia Civil e pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR)