keyboard_backspace

Página Inicial

Brasil

Obra para remover sal da água do mar pode danificar cabos submarinos e deixar Brasil sem internet

Operadoras temem que usina danifique cabos de telefonias que partem da Europa e África para Fortaleza

fortaleza Visor Notícias
Foto: Divulgação/EllaLink

Praia do Futuro, famosa por sua beleza e frequentemente visitada tanto por locais quanto turistas, tornou-se palco de um impasse que muitos não imaginavam: sob suas águas turquesas, um conflito silencioso coloca em xeque a conexão de internet de todo o Brasil e o fornecimento de água potável para os habitantes do Ceará.

Este embate surge da proposta do governo estadual em construir uma usina destinada à conversão de água salgada em potável. Por outro lado, operadoras de telefonia estão em alerta, preocupadas que tal empreendimento possa danificar os cabos submarinos que conectam o Brasil à Europa, essenciais para nossa conectividade digital.

Para quem desconhece, Fortaleza é o ponto estratégico no qual esses cabos de fibra ótica, oriundos da Europa, aterrizam no Brasil. Devido à sua proximidade geográfica com o continente europeu, a apenas seis mil quilômetros de distância, a capital cearense serve como principal porta de entrada para essas conexões, que posteriormente se estendem para Rio de Janeiro e São Paulo.

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estes cabos representam nada menos que 99% do tráfego de dados do país. Uma declaração do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, nesta última quarta-feira (27), ressaltou a importância da região: “O Ceará, em especial a cidade de Fortaleza, é o que garante a interconexão do Brasil com o resto do mundo.”

O alerta fica ainda mais evidente quando se considera o impacto de um eventual rompimento desses cabos: o Brasil poderia enfrentar uma interrupção total ou uma significativa lentidão em sua conexão à internet. Diante do risco, a Anatel optou por recomendar contra a instalação da usina de dessalinização.

Como consequência, o projeto, que tinha previsão de início de operações para 2025, sofreu um atraso. Agora, espera-se que a entrega seja postergada em pelo menos seis meses, ampliando o debate sobre as prioridades e necessidades do país e da população cearense.

A iniciativa da construção da usina de dessalinização é liderada pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Conforme o projeto, a usina deve ampliar em 12% a oferta de água na Grande Fortaleza. O edital para a realização do projeto foi vencido pelo Consórcio Águas de Fortaleza, e o investimento previsto é da ordem de R$ 3,2 bilhões.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Brasil

O que é a contaminação microbiológica que suspendeu lotes do detergente Ypê no Brasil

Embora a empresa tenha emitido uma nota garantindo que o problema não representava ameaça à saúde ou segurança dos consumidores, a medida de recolhimento foi adotada

Brasil

Médicos veterinários pedem regulamentação para transporte de animais

Após o caso do cachorro Joca, CFMV fez um alerta às autoridades

Brasil

Programa Petrobras Jovem Aprendiz vai abrir mais de mil vagas

Inscrições poderão ser feitas de 5 a 12 de abril

Brasil

Viradouro é campeã do Carnaval do Rio de 2024

Escola levou para a Marquês da Sapucaí o enredo “Arroboboi, Dangbé”; é o terceiro título da agremiação

Brasil

Rio do Sul enfrenta nova enchente e monta abrigos para população

O nível do rio alcançar 7,59 metros no final da manhã

Mais notícias

Segurança

Operação interestadual recupera computador furtado em aeroporto de SC

Criminosos foram presos em flagrante ao desembarcarem em São Paulo

Geral

SC envia motor e ajuda a retomar abastecimento de água em Porto Alegre

Equipamento deve dobrar a vazão de água na estação que atende 21 bairros da capital gaúcha