keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Turismo de observação de aves é tema de encontro em Bombinhas

Observar aves pode ser uma alterativa para estimular turismo, educação e conservação ambiental

Na próxima terça-feira, 23, o grupo de trabalho de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Costa Verde & Mar promove em Bombinhas um encontro para debater o tema “Turismo de Observação de Aves: geração de emprego e renda e seus benefícios sociais e ambientais”. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil é o 2º país no mundo com maior diversidade de espécies, ficando atrás apenas da Colômbia. Diante destes números, cada vez mais lentes de binóculos e câmaras fotográficas se voltam para os biomas brasileiros.

A observação de aves tem se revelado um excelente instrumento, capaz de levar famílias inteiras a um contato maior com a natureza. Paulo Cadallora, do Instituto Alouatta, diz que, além de ser um bom negócio para o destino turístico, faz bem à saúde e proporciona uma conscientização sobre a preservação da natureza.

Essa atividade já existe há mais de 100 anos em países da Europa e nos EUA. No Brasil, a atividade é nova, mas tem crescido expressivamente nos últimos anos. De acordo com Paulo, hoje no país há aproximadamente 40 mil observadores, mas esse número deve chegar a 100 mil, no final de 2020. “Comparado com o cenário mundial, ainda estamos tímidos, já que calcula-se que existam 100 milhões de observadores de aves no mundo, gerando receitas de 90 bilhões de dólares por ano”, conta.

Na Costa Verde & Mar, a discussão do tema ganhou força em 2018, no Observa Costa Verde & Mar, realizado em Itapema. Essas ações fazem parte do plano de trabalho do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – CITMAR. O objetivo é capacitar a região para oferecer atrativos para turistas o ano todo. No encontro de Bombinhas, vão ser apresentados alguns resultados dessas ações. “Olhar passarinho”, como conta Paulo, pode ser um caminho para gerar emprego e renda, promovendo educação e conservação junto à comunidade.

Serviço
O quê: Encontro do GT de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Costa Verde & Mar, com o tema “Turismo de Observação de Aves”
Quando: 23 de julho, terça-feira, das 13h30 às 15h30
Onde: Auditório da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Av. Leopoldo Zarling, 2072 – Bombas)
Entrada gratuita

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Banco Mundial aprova financiamento de R$ 450 milhões para construção de BRT e túnel subáquatico em SC

Segundo o comunicado do Banco Mundial, o Promobis beneficiará diretamente 11 cidades e aproximadamente 592 mil pessoas

Cidades

SC será contemplada com 1.164 moradias no Minha Casa, Minha Vida na modalidade Rural

Modalidade garante moradia para agricultores familiares, povos indígenas, comunidades remanescentes de quilombos rurais e povos tradicionais

Cidades

Revisão do Plano Diretor de Itapema é discutido na Câmara de Vereadores

Desfecho dessa audiência pública é aguardado com expectativa. Entre as mudanças, está a implementação da Outorga Onerosa nos bairros Morretes e Jardim Praia Mar

Cidades

Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itapema inicia ciclo de palestras

Primeiro encontro teve como tema: "Autismo: conhecer para entender, entender para incluir"

Cidades

Santa Catarina é o estado mais desejado por brasileiros para morar, aponta pesquisa

Este dado coloca o estado no topo do ranking dos destinos mais desejados para moradia no país

Mais notícias

Utilidade Pública

Projeto Formiguinha começa operação neste domingo em Florianópolis

Nova iniciativa de transporte com micro-ônibus circular e tarifa social tem como objetivo facilitar o acesso em áreas do maciço central da cidade

Geral

Caminhão bate em carro e vai parar em cima de mureta; confira as fotos

O acidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (26), em Joinville