keyboard_backspace

Página Inicial

Cidades

Turismo de observação de aves é tema de encontro em Bombinhas

Observar aves pode ser uma alterativa para estimular turismo, educação e conservação ambiental

Na próxima terça-feira, 23, o grupo de trabalho de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Costa Verde & Mar promove em Bombinhas um encontro para debater o tema “Turismo de Observação de Aves: geração de emprego e renda e seus benefícios sociais e ambientais”. O evento é aberto ao público e a participação é gratuita.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o Brasil é o 2º país no mundo com maior diversidade de espécies, ficando atrás apenas da Colômbia. Diante destes números, cada vez mais lentes de binóculos e câmaras fotográficas se voltam para os biomas brasileiros.

A observação de aves tem se revelado um excelente instrumento, capaz de levar famílias inteiras a um contato maior com a natureza. Paulo Cadallora, do Instituto Alouatta, diz que, além de ser um bom negócio para o destino turístico, faz bem à saúde e proporciona uma conscientização sobre a preservação da natureza.

Essa atividade já existe há mais de 100 anos em países da Europa e nos EUA. No Brasil, a atividade é nova, mas tem crescido expressivamente nos últimos anos. De acordo com Paulo, hoje no país há aproximadamente 40 mil observadores, mas esse número deve chegar a 100 mil, no final de 2020. “Comparado com o cenário mundial, ainda estamos tímidos, já que calcula-se que existam 100 milhões de observadores de aves no mundo, gerando receitas de 90 bilhões de dólares por ano”, conta.

Na Costa Verde & Mar, a discussão do tema ganhou força em 2018, no Observa Costa Verde & Mar, realizado em Itapema. Essas ações fazem parte do plano de trabalho do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – CITMAR. O objetivo é capacitar a região para oferecer atrativos para turistas o ano todo. No encontro de Bombinhas, vão ser apresentados alguns resultados dessas ações. “Olhar passarinho”, como conta Paulo, pode ser um caminho para gerar emprego e renda, promovendo educação e conservação junto à comunidade.

Serviço
O quê: Encontro do GT de Ecoturismo e Turismo de Aventura da Costa Verde & Mar, com o tema “Turismo de Observação de Aves”
Quando: 23 de julho, terça-feira, das 13h30 às 15h30
Onde: Auditório da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Av. Leopoldo Zarling, 2072 – Bombas)
Entrada gratuita

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Cidades

Itapema irá ganhar nova praça com mais de 7 mil metros quadrados

A Prefeita Nilza Simas acompanhou as obras na tarde desta segunda-feira (23/05)

Cidades

Rompimento de rede compromete abastecimento de água em Porto Belo

A empresa informa que o conserto da rede começa na manhã desta terça, às 09h, e deve seguir até às 12h

Cidades

Moradores de Piçarras podem solicitar instalação de lixeira especial do projeto “Recicla Aí”

Lixeira residencial de três frações está disponível para instalação nos bairros Nossa Senhora da Paz, Itacolomi e Santo Antônio

Cidades

Governo repassa R$ 7,7 bilhões do pré-sal para estados e municípios

Valor será pago de hoje até a próxima terça-feira

Mais notícias

Cidades

Itapema irá ganhar nova praça com mais de 7 mil metros quadrados

A Prefeita Nilza Simas acompanhou as obras na tarde desta segunda-feira (23/05)

Empregos

Itajaí começa a semana com mais de mil vagas de empregos

A população pode se candidatar presencialmente em quatro endereços ou on-line via WhatsApp e site